Concurso PC RN: 57% dos candidatos não esperavam FGV como banca
Em pesquisa feita por Folha Dirigida, mais da metade dos candidatos do concurso PC RN 2020 afirmou que se surpreendeu com a banca FGV.
Autor:
Publicado em:22/09/2020 às 11:00
Atualizado em:22/09/2020 às 11:00
A Fundação Getulio Vargas (FGV) será a banca organizadora do novo concurso PC RN. O anúncio foi feito, no último dia 11, pela delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Ana Cláudia Saraiva.
No entanto, nem todos os candidatos estavam preparados para uma seleção organizada pela FGV.
Em pesquisa realizada no Instagram da Folha Dirigida, 57% dos candidatos responderam que se surpreenderam com a escolha da FGV, enquanto os demais (43%) não se mostraram surpresos.
Boa parte desses futuros servidores aguardava a oficialização do Cebraspe. O nome da banca já tinha sido cogitado nos bastidores da organização do concurso e, até o último dia 9, o Cebraspe estava entre a organizadora mais cotada.
Porém, conforme a corporação, "após uma criteriosa pesquisa mercadológica", foi escolhida a Fundação Getúlio Vargas para ficar a frente do concurso.
"Trata-se de uma empresa idônea, com mais de 73 anos de experiência e respeitabilidade, que terá a grande responsabilidade de realizar o concurso. Ainda há um caminho pela frente até o edital, mas os passos estão sendo dados de forma célere, respeitando os prazos do Termo de Ajustamento de Conduta", disse a PC RN.
Até 9 de outubro, a delegada-geral Ana Cláudia Saraiva deve celebrar o contrato com a FGV. Já o edital será publicado até o dia 31 de outubro, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.
Concurso PC RN terá provas no início de 2021
As provas objetivas do concurso PC RN estão previstas para o início de 2021. A afirmação foi feita pela delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, no último dia 17, em entrevista à Rádio Cidade.
Segundo Ana Cláudia, apesar da previsão, não é possível anunciar as datas com precisão porque, após a assinatura do contrato entre a PC RN e a FGV, a banca terá um prazo para aprontar as provas e para receber as inscrições.
Somente após a publicação do edital é que as datas serão reveladas aos candidatos. Ainda durante a entrevista, a delegada revelou que o concurso PC RN contará com as seguintes etapas:
provas objetivas;
teste físico;
psicotécnico;
curso de formação.
Edital da PC RN terá 301 vagas mais cadastro
Conforme o aval publicado em março, o concurso PC RN terá 301 vagas, sendo: 47 para delegado, 230 para agente e 24 para escrivão.
Todos os cargos têm o nível superior como requisito. No entanto, no caso do delegado, é preciso ter a graduação concluída em Direito.
Na entrevista do último dia 17, Ana Cláudia antecipou ainda que, além das 301 vagas, mais aprovados serão convocados para a realização do curso de formação.
O número de candidatos na reserva, no entanto, não foi definido. Segundo a delegada, há um limite para este chamamento e um planejamento orçamentário a ser realizado.
"A expectativa é que, após o edital, em um prazo de 240 dias, nós possamos receber o pessoal já recrutado para o curso de formação", disse a delegada.
A cada dia a realização do concurso da Polícia Civil se torna mais urgente para o Rio Grande do Norte. Isso porque a corporação pode perder mais de 10% do seu efetivo atual ainda este ano.
Segundo dados da Associação de Delegados de Polícia (Adepol RN) e da Associação dos Escrivães da PC RN (Assesp), 150 policiais podem pedir a aposentadoria em 2020.
O número seria pequeno, se não fosse o déficit da PC RN. De acordo com a Adepol RN, o quadro de servidores diminui a cada ano. Com isso, a corporação já atua com cerca de 26% do efetivo.
"Hoje, a gente trabalha com 26% do efetivo criado por lei", disse a presidente da Associação, Taís Aires.
Segundo a presidente da Adepol RN, por Lei são necessários mais de 5 mil profissionais. No entanto, hoje, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte conta com apenas 1.300 policiais entre delegados, agentes e escrivães.
Desta forma, o concurso PC RN é cada vez mais necessário para o estado.
Resumo do concurso
Órgão: Polícia Civil do Rio Grande do Norte
Cargos: agente de polícia, delegado e escrivão
Vagas: 301
Requisitos: nível superior
Remuneração: R$4.731,91 (agentes e escrivães) e R$16.670,59 (delegado)