Concursos PC RN: TAC é assinado e prevê edital até 31 de outubro
Foi assinado nesta terça-feira, 18, o TAC entre o Rio Grande do Norte e o Ministério Público, para dar celeridade ao concurso PC RN 2020.
Autor:
Publicado em:18/08/2020 às 10:02
Atualizado em:18/08/2020 às 10:02
O secretário de Segurança Pública (Sesed RN), Coronel Francisco Araújo, assinou na manhã desta terça-feira, 18, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público do Rio Grande do Norte. O documento dará celeridade à publicação do edital do concurso PC RN, que deverá sair até 31 de outubro.
Com a participação do secretário adjunto da Sesed, delegado Osmir Monte, e do presidente da comissão especial do concurso, delegado Fábio Montanha, a assinatura do termo dará continuidade ao processo, que visa promover preencher 301 vagas de agente, delegado e escrivão.
O TAC foi necessário, após a Secretaria de Estado da Administração (Sead) anunciar que irá descentralizar a realização dos concursos da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep RN).
Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Sead disse que, com a decisão, tanto a PC RN quanto o Itep RN ficarão responsáveis pela realização dos seus concursos, enquanto que a pasta participará do processo prestando todo o apoio técnico necessário.
"O objetivo é acelerar o andamento dos processos. Como efeito dessa decisão, todavia, os concursos iniciarão uma nova etapa licitatória", disse a pasta.
Com isso, o anúncio das bancas organizadora ganhou uma nova data. Segundo a Secretaria, "a previsão é que em setembro sejam definidas as bancas". Ainda segundo a Sead:
"A expectativa do Governo do Estado é que os concursos sejam iniciados ainda em 2020".
O Rio Grande do Norte, porém, não possui uma data para a publicação dos editais, uma vez que o processo depende da evolução do quadro epidemiológico e das medidas de contenção do novo Coronavírus.
No entanto, os nomes não foram revelados. Com a nova etapa licitatória, a banca organizadora deverá ser anunciada somente em setembro, segundo a Sead.
Até dezembro de 2019, estavam previstas 302 oportunidades. Porém, conforme o aval publicado em março, o concurso PC RN terá 301 vagas, sendo: sendo 47 para delegado, 230 para agente e 24 para escrivão.
Segundo dados da Associação de Delegados de Polícia (Adepol RN) e da Associação dos Escrivães da PC RN (Assesp), 150 policiais podem pedir a aposentadoria em 2020.
"Hoje, a gente trabalha com 26% do efetivo criado por lei", disse a presidente da Associação, Taís Aires, no último dia 4, em entrevista ao Bom Dia Cidade da Rádio 94 FM.
Segundo a presidente da Adepol RN, por Lei são necessários mais de 5 mil profissionais. No entanto, hoje, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte conta com apenas 1.300 policiais entre delegados, agentes e escrivães.
Desta forma, o concurso PC RN é cada vez mais necessário para o estado. Taís Aires lembrou ainda que o processo de escolha da banca organizadora está em andamento, mas o edital, que chegou a ser anunciado pelo governo para abril, segue atrasado.
Resumo do concurso
Órgão: Polícia Civil do Rio Grande do Norte
Cargo: agente de polícia, delegado e escrivão
Vagas: 301
Requisito: nível superior
Remuneração: R$4.731,91 (agentes e escrivães) e R$16.670,59 (delegado)