Concurso PC RN "vai sair", garante governadora após escolha da FGV
Em sua rede social, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, garantiu que o concurso PC RN 2020 vai sair até outubro deste ano.
Autor:
Publicado em:15/09/2020 às 17:20
Atualizado em:15/09/2020 às 17:20
O concurso PC RN foi novamente confirmado pelo Estado do Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira, 15, em publicação nas suas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra garantiu a publicação do edital até outubro.
"Isso era um sonho da Polícia Civil e da população do Rio Grande do Norte. Pois, o concurso agora é uma realidade. O concurso vai sair", disse a governadora.
No mesmo vídeo, a delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Ana Cláudia Saraiva, confirma a escolha da Fundação Getulio Vargas (FGV), como banca organizadora.
A delegada afirma ainda que o edital será publicado até o dia 31 de outubro, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.
No último dia 11, a FGV foi anunciada como organizadora do próximo concurso PC RN. De acordo com o TAC, até 9 de outubro, a delegada-geral deverá celebrar o contrato com a banca.
Resumo do concurso
Órgão: Polícia Civil do Rio Grande do Norte
Cargos: agente de polícia, delegado e escrivão
Vagas: 301
Requisitos: nível superior
Remuneração: R$4.731,91 (agentes e escrivães) e R$16.670,59 (delegado)
Banca: Fundação Getulio Vargas (FGV)
Edital: previsto para outubro de 2020
[tag_teads]
Concurso PC RN terá 301 vagas
Conforme o aval publicado em março, o concurso PC RN terá 301 vagas, sendo: 47 para delegado, 230 para agente e 24 para escrivão.
A cada dia a realização do concurso da Polícia Civil RN se torna mais urgente para o estado. Sem um novo edital, que segue previsto, a corporação pode perder mais de 10% do seu efetivo atual ainda este ano.
Segundo dados da Associação de Delegados de Polícia (Adepol RN) e da Associação dos Escrivães da PC RN (Assesp), 150 policiais podem pedir a aposentadoria em 2020.
"Hoje, a gente trabalha com 26% do efetivo criado por lei", disse a presidente da Associação, Taís Aires.
Segundo a presidente da Adepol RN, por Lei são necessários mais de 5 mil profissionais. No entanto, hoje, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte conta com apenas 1.300 policiais entre delegados, agentes e escrivães.
Desta forma, o concurso PC RN é cada vez mais necessário para o estado.