Concurso PC RN: provas previstas para o início de 2021, diz delegada
A delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, afirmou que as provas do concurso PC RN estão previstas para o início de 2021.
Autor:
Publicado em:18/09/2020 às 12:51
Atualizado em:18/09/2020 às 12:51
As provas objetivas do concurso PC RN, primeira etapa da seleção, estão previstas para o início de 2021. A afirmação foi feita pela delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Ana Cláudia Saraiva, na última quinta-feira, 17, em entrevista à Rádio Cidade.
Segundo ela, apesar da previsão, não é possível anunciar as datas com precisão porque, após a assinatura do contrato entre a Polícia Civil e a Fundação Getulio Vargas (FGV), a banca terá um prazo para aprontar as provas e para receber as inscrições.
O edital será publicado até o dia 31 de outubro, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.
Somente após a publicação, é que as datas das provas serão informadas aos candidatos. A delegada, no entanto, ressaltou que, após a assinatura do contrato, a organização do concurso passa a ser de responsabilidade da banca.
Ainda durante a entrevista, a delegada revelou que o concurso PC RN contará com as seguintes etapas:
provas objetivas;
teste físico;
psicotécnico;
curso de formação.
Segundo Ana Cláudia Saraiva, a realização do concurso só está sendo possível porque foram realizados ajustes no processo, com o aval do Tribunal de Contas do Estado.
"A governadora Fátima Bezerra determinou celeridade", afirmou.
"Isso era um sonho da Polícia Civil e da população do Rio Grande do Norte. Pois, o concurso agora é uma realidade. O concurso vai sair", disse Fátima Bezerra.
Concurso PC RN terá 301 vagas e cadastro
Conforme o aval publicado em março, o concurso PC RN terá 301 vagas, sendo: 47 para delegado, 230 para agente e 24 para escrivão.
Todos os cargos têm o nível superior como requisito. No entanto, no caso do delegado, é preciso ter a graduação concluída em Direito.
Na entrevista do último dia 17, Ana Cláudia Saraiva antecipou que, além das 301 vagas, mais aprovados serão convocados para a realização do curso de formação.
O número de candidatos na reserva, no entanto, não foi definido. Segundo a delegada, há um limite para este chamamento e um planejamento orçamentário a ser realizado.
"A expectativa é que, após o edital, em um prazo de 240 dias, nós possamos receber o pessoal já recrutado para o curso de formação", disse a delegada.
A cada dia a realização do concurso da Polícia Civil RN se torna mais urgente para o estado. Sem um novo edital, que segue previsto, a corporação pode perder mais de 10% do seu efetivo atual ainda este ano.
Segundo dados da Associação de Delegados de Polícia (Adepol RN) e da Associação dos Escrivães da PC RN (Assesp), 150 policiais podem pedir a aposentadoria em 2020.
"Hoje, a gente trabalha com 26% do efetivo criado por lei", disse a presidente da Associação, Taís Aires.
Segundo a presidente da Adepol RN, por Lei são necessários mais de 5 mil profissionais. No entanto, hoje, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte conta com apenas 1.300 policiais entre delegados, agentes e escrivães.
Desta forma, o concurso PC RN é cada vez mais necessário para o estado.
Resumo do concurso
Órgão: Polícia Civil do Rio Grande do Norte
Cargos: agente de polícia, delegado e escrivão
Vagas: 301
Requisitos: nível superior
Remuneração: R$4.731,91 (agentes e escrivães) e R$16.670,59 (delegado)