O novo concurso PC SC já conta com 300 vagas autorizadas para a carreira de oficial investigador de polícia. Apesar do quantitativo indicado, a corporação poderá contar com o ingresso de 900 aprovados.
A informação sobre o número de convocações foi passada pelo delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, em entrevista à Chapecó Notícias, na última quarta-feira, 3.
De acordo com o delegado, as nomeações dos primeiros 300 aprovados já estão previstas no orçamento e ocorrerão em 2026, mesmo em período eleitoral.
"Há previsão orçamentária e recomposição do efetivo aposentado. Então, não estou aumentando o gasto com folha de pagamento. Na verdade, estamos fazendo a substituição de quem se aposentou por quem está entrando", afirmou.
Já as outras 600 nomeações estão previstas para serem feitas pela Polícia Civil de Santa Catarina no decorrer dos anos de 2027 e 2028.
A convocação dos demais aprovados dependerá de inclusão nos orçamentos, caso o governo atual siga após as eleições de 2026.
"Em 2027, mais 300, e em 2028, mais 300. Nós conseguimos fazer gestão e melhorar os resultados com tecnologias e diversas ferramentas, mas precisamos de gente para trabalhar", destacou o delegado-geral.
Comece sua preparação para o novo concurso PC SC com videoaulas, apostilas digitais, questões e mais. Acesse aqui!
Delegado prevê edital do concurso PC SC em novembro
Na entrevista à Rádio Chapecó, o delegado Ulisses Gabriel informou ainda a previsão de publicação do edital do concurso da PC SC.
Segundo ele, o edital deverá ser publicado em novembro, com 300 vagas.
"Já nomeamos a comissão do concurso e estamos realizando o processo para a contratação da banca organizadora. Queremos, daqui a dois meses (novembro), lançar o edital e realizar o concurso da forma mais rápida possível", informou.
Cabe destacar que a autorização das vagas foram para os cargos de agente de polícia (200 vagas) e escrivão (100 vagas).
Mas, com a aprovação da Lei Geral das Polícias Civis, que prevê a unificação de cargos, a expectativa é de que os aprovados já ingressem sob a nova nomenclatura de oficial investigador de polícia.
► Resolva as questões da última prova de agente da PC SC aqui!
O diretor da corporação já destacou que, embora o novo concurso da Polícia Civil de Santa Catarina ofereça vagas para os cargos de agente e escrivão, o edital deve trazer um dispositivo prevendo as nomeações no cargo de oficial investigador de polícia.
Para ingressar na carreira, o candidato deverá possuir o nível superior completo. O salário do aprovado será de R$6 mil.
No Qconcursos, aprovação não é sorte, é método. Clique aqui e prepare-se!

Após concurso, PC SC poderá receber até 900 novos policiais até 2028
(Foto: Divulgação)
Diretor da PC SC fala sobre critérios e "banca de classe A"
O delegado-geral da PC SC, Ulisses Gabriel, já comentou sobre a escolha da banca organizadora.
Segundo ele, o processo será conduzido com critérios rigorosos de qualidade, reforçando a importância da transparência e da credibilidade em todas as etapas da seleção.
"Eu sou um pouco chato para essa questão de compliance, de transparência, de empresas qualificadas. Eu entendo que o nível da instituição já começa pelo nível da banca contratada", afirmou Ulisses.
O delegado-geral explicou ainda que o objetivo da corporação é contratar uma banca de nível nacional, reconhecida pela seriedade e experiência na organização de concursos públicos.
"Nosso objetivo é a contratação de banca de nível classe A. Não temos objetivo de fazer aventuras. A gente não brinca com algo que é muito sério, porque quando se fala em um concurso público, é a vida da pessoa que está diretamente envolvida naquilo, são anos de estudo."
Ulisses reforçou que a seriedade no processo impacta diretamente a credibilidade da própria instituição.
► Resolva as questões da última prova de escrivão da PC SC aqui!
