Concurso PC SP: nomeação de aprovados é solicitada na Alesp

Sindicato reivindica nomeações de aprovados no último concurso PC SP, aberto em 2023. Confira os detalhes!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:25/04/2025 às 12:57
Atualizado em:25/04/2025 às 13:04

A nomeação dos aprovados no concurso PC SP 2023 foi reivindicada pelo presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Bruno Lazzari.


Ele levou a pauta à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na quarta-feira, 23, durante o Encontro de Entidades de Classe das Polícias para debater a Campanha Salarial de 2025.

"Hoje, nós temos aprovados de todas as carreiras, peritos criminais, delegados de polícia, médicos legistas, já aptos a serem nomeados. E, por questões burocráticas, porque eu sei que a Academia de Polícia hoje comporta esses profissionais, eles não foram chamados", criticou o presidente sindical.

O presidente do SINPCRESP sugeriu que o adiamento das nomeações poderia ter motivações políticas, considerando a proximidade do período eleitoral.


Na semana passada, o Sindicato encaminhou ofícios ao secretário Guilherme Derrite e à Diretora da Academia de Polícia, Márcia Heloísa Mendonça Ruiz, solicitando informações sobre a nomeação dos aprovados no concurso realizado em 2023.

Sindicato cobra nomeações do concurso PC SP 2023

(Foto: Mônica Andrade/Governo de São Paulo)


Durante o encontro na Assembleia Legislativa foram evidenciadas, além da defasagem de policiais e da necessidade de nomeação dos aprovados, as questões salariais e da saúde mental dos profissionais de Segurança Pública.


A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), Jaqueline Valadares, criticou o nível salarial dos delegados paulistas na comparação com outros entes da federação.

"São Paulo ocupa a 24ª posição no ranking salarial dos delegados de polícia no Brasil. É um absurdo um estado que lidera em arrecadação e tem superávit não conseguir sequer repor a inflação para seus agentes de segurança", declarou.

A Vitalícia do Qconcursos voltou! Mude agora o seu futuro e nunca mais invista em outro preparatório.

Governo prevê formação do concurso PC SP para o segundo semestre

O Governo de São Paulo afirmou, no dia 14 de abril, que a formação na Academia de Polícia para os 3.500 aprovados no último concurso PC SP está prevista para o segundo semestre deste ano.


O concurso da Polícia Civil de São Paulo, aberto em 2023, ofereceu 1.250 vagas para investigadores, 1.333 para escrivães e 552 delegados. Para a Polícia Técnico-Científica, foram 249 vagas para peritos criminais e 116 para médicos-legistas.


No início do ano, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou ao Qconcursos Folha Dirigida que os aprovados seriam convocados ainda neste primeiro semestre.


Desta forma, é possível que as chamadas ocorram até junho e o curso de formação no semestre seguinte.


Os editais da Polícia Civil de São Paulo foram divulgados em setembro de 2023, com 3.500 vagas. Os salários iniciais chegam a R$15 mil.


Conforme dados da Fundação Vunesp, banca organizadora, os cargos mais procurados foram os de investigador e escrivão de Polícia Civil.


Para esses dois cargos, a seleção registrou 58.350 inscrições. O posto de investigador foi o mais buscado, com 39.293 inscritos. As provas objetivas e discursivas foram aplicadas no final de 2023.


→ Baixe grátis o Calendário do Concurseiro de Abril e tenha em mãos um guia completo para estruturar sua preparação e não perder nenhuma data importante.

PC SP não planeja novos concursos públicos, por enquanto

Questionada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que, até o momento, não há perspectiva para novos concursos da Polícia Civil em 2025.


Somente após a convocação dos aprovados no concurso PC SP 2023 é que a corporação poderá buscar aval para os próximos editais.


Em outubro de 2023, o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian, disse que um novo concurso PC SP poderia ser autorizado para carreiras de nível médio. O aval, entretanto, não chegou a ser divulgado.


Em 2024, o Governo de São Paulo nomeou mais de 4 mil aprovados nos concursos da Polícia Civil. Somando com as 3.500 vagas das seleções em andamento, serão cerca de 7 mil novos policiais.


Segundo o governador Tarcísio de Freitas, esse quantitativo irá recompor o efetivo da PC SP em 30%, sendo o maior ingresso de servidores na história da corporação.

"Tem um concurso em andamento para 3.500 profissionais, ou seja, se a gente pensar naquilo que está fazendo na Polícia Civil, no concurso passado foram 4.017 mais os 3.500 em andamento, a gente está falando de um recomplementamento de 30% do efetivo da Polícia Civil. É o maior ingresso na história da Polícia Civil", disse o governador.

Clique para entrar agora