No início do ano, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou ao Qconcursos Folha Dirigida que os aprovados seriam convocados ainda no primeiro semestre.
Desta forma, é possível que as chamadas ocorram até junho e o curso de formação ocorra no semestre seguinte.
O concurso, atualmente, está em etapas diferentes, a depender do cargo.

Cursos de formação da PC SP estão previstos para o segundo semestre
(Foto: Mônica Andrade/Governo de São Paulo)
Os editais da Polícia Civil de São Paulo foram publicados em setembro de 2023, com 3.500 vagas. Os salários iniciais chegam a R$15 mil.
Segundo dados da Fundação Vunesp, banca organizadora, os cargos mais procurados foram os de investigador e escrivão de Polícia Civil.
Para esses dois cargos, a seleção registrou 58.350 inscrições. O posto de investigador foi o mais buscado, com 39.293 inscritos. As provas objetivas e discursivas foram aplicadas no final de 2023.
A Vitalícia do Qconcursos voltou! Mude agora o seu futuro e nunca mais invista em outro preparatório.
PC SP não prevê novos concursos, por enquanto
Questionada pela reportagem do Qconcursos Folha Dirigida, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que, até o momento, não há previsão de novos concursos para a Polícia Civil em 2025.
Apenas depois da convocação dos aprovados no concurso PC SP 2023 é que a corporação poderá buscar aval para os próximos editais.
Em outubro de 2023, o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian, afirmou que um novo concurso PC SP poderia ser autorizado para carreiras de nível médio. O aval, contudo, não chegou a ser divulgado.
No ano passado, o Governo de São Paulo nomeou mais de 4 mil aprovados nos concursos da Polícia Civil. Somando com as 3.500 vagas das seleções em andamento, serão cerca de 7 mil novos policiais.
Conforme o governador Tarcísio de Freitas, esse quantitativo irá recompor o efetivo da PC SP em 30%. Esse, segundo ele, será o maior ingresso de servidores na história da corporação.
"Tem um concurso em andamento para 3.500 profissionais, ou seja, se a gente pensar naquilo que está fazendo na Polícia Civil, no concurso passado foram 4.017 mais os 3.500 em andamento, a gente está falando de um recomplementamento de 30% do efetivo da Polícia Civil. É o maior ingresso na história da Polícia Civil", disse o governador.
Déficit ultrapassa os 15 mil cargos vagos na Polícia Civil
Sem a perspectiva de novos concursos e com a demora para ingresso dos aprovados, a Polícia Civil de São Paulo atingiu a marca de 15.057 cargos vagos.
O quantitativo é referente a janeiro de 2025 e consta no Defasômetro, levantamento feito pelo Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo (Sindpesp). O déficit de profissionais é de 36%.
Uma das maiores carências é para investigador de polícia. Faltam 3.482 profissionais no cargo. Para escrivão de polícia, também há 2.388 postos em aberto.
Confira a seguir a lista de carreiras da Polícia Civil de São Paulo e o respectivo número de cargos vagos:
- Delegado de Polícia: 774;
- Escrivão de Polícia: 2.388;
- Investigador de Polícia: 3.482;
- Agente de Telecomunicações Policial: 1.083;
- Papiloscopista Policial: 225;
- Auxiliar de Papiloscopista Policial: 541;
- Agente Policial: 1.299;
- Carcereiro: 3.724;
- Médico Legista: 398;
- Perito Policial: 377;
- Desenhista Técnico Pericial: 80;
- Fotógrafo Técnico Pericial: 299;
- Auxiliar de Necrópsia: 166; e
- Atendente de Necrotério Policial: 221.
Segundo informado pelo sindicato, o déficit só tende a crescer nos próximos meses.
"Enquanto o efetivo diminui, os policiais em atividade enfrentam uma sobrecarga crescente, lidando com uma demanda que não para de aumentar. A recomposição do quadro e a valorização da classe são essenciais para garantir melhores condições de trabalho e prevenir a evasão", disse o sindicato.
→ Baixe grátis o Calendário do Concurseiro de Abril e tenha em mãos um guia completo para estruturar sua preparação e não perder nenhuma data importante.
