Uma das maiores carências é para investigador de polícia. Faltam 3.482 profissionais no cargo. Para escrivão de polícia, também há 2.388 postos em aberto.
A seguir, veja a lista de carreiras da Polícia Civil de São Paulo e o respectivo número de cargos vagos:
- Delegado de Polícia: 774;
- Escrivão de Polícia: 2.388;
- Investigador de Polícia: 3.482;
- Agente de Telecomunicações Policial: 1.083;
- Papiloscopista Policial: 225;
- Auxiliar de Papiloscopista Policial: 541;
- Agente Policial: 1.299;
- Carcereiro: 3.724;
- Médico Legista: 398;
- Perito Policial: 377;
- Desenhista Técnico Pericial: 80;
- Fotógrafo Técnico Pericial: 299;
- Auxiliar de Necrópsia: 166; e
- Atendente de Necrotério Policial: 221.

Polícia Civil SP chega a 15 mil cargos vagos
(Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP)
De acordo com o sindicato, o déficit só tende a crescer nos próximos meses.
"Enquanto o efetivo diminui, os policiais em atividade enfrentam uma sobrecarga crescente, lidando com uma demanda que não para de aumentar. A recomposição do quadro e a valorização da classe são essenciais para garantir melhores condições de trabalho e prevenir a evasão", disse o sindicato.
A Vitalícia do Qconcursos voltou! Mude agora o seu futuro e nunca mais invista em outro preparatório.
Último concurso PC SP terá convocações até junho
Os aprovados no último concurso PC SP, aberto em 2023, devem ser convocados ainda no primeiro semestre deste ano.
O prazo foi passado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em resposta à reportagem do Qconcursos Folha Dirigida.
O concurso, que contou com 3.500 vagas, está em fases diferentes, a depender do cargo.
Os editais da Polícia Civil de São Paulo foram divulgados em setembro de 2023, com 3.500 vagas. Os salários iniciais chegam a R$15 mil.
Confira a divisão das oportunidades por carreiras:
- 1.333 vagas para escrivão;
- 1.250 vagas para investigador;
- 249 vagas para perito criminal;
- 116 vagas para médico legista; e
- 552 vagas para delegado.
Conforme dados da Fundação Vunesp, banca organizadora, os cargos mais procurados foram os de investigador e escrivão de Polícia Civil.
Para esses dois cargos, a seleção registrou 58.350 inscrições. O posto de investigador foi o mais buscado, com 39.293 inscritos. As provas objetivas e discursivas foram aplicadas no final de 2023.
PC SP não tem previsão de novos concursos, por enquanto
Questionada pela reportagem do Qconcursos Folha Dirigida, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que, por enquanto, não há previsão de novos concursos para a Polícia Civil.
Apenas depois da convocação dos aprovados no concurso PC SP 2023 é que a corporação poderá buscar aval para os próximos editais.
Em outubro de 2023, o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian, informou que um novo concurso PC SP poderia ser autorizado para carreiras de nível médio. Porém, o aval não chegou a ser publicado.
No ano passado, o Governo de São Paulo nomeou mais de 4 mil aprovados nos concursos da Polícia Civil. Somando com as 3.500 vagas das seleções em andamento, serão cerca de 7 mil novos policiais.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, esse quantitativo irá recompor o efetivo da PC SP em 30%. Esse, segundo ele, será o maior ingresso de servidores na história da corporação.
"Tem um concurso em andamento para 3.500 profissionais, ou seja, se a gente pensar naquilo que está fazendo na Polícia Civil, no concurso passado foram 4.017 mais os 3.500 em andamento, a gente está falando de um recomplementamento de 30% do efetivo da Polícia Civil. É o maior ingresso na história da Polícia Civil", disse o governador na ocasião.
Se você quer conquistar a sua vaga no serviço público, precisa estar por dentro de todas as datas importantes – e a gente vai te ajudar com isso. Baixe agora o Calendário do Concurseiro de março!
