Concurso PCDF: saiba como chegar preparado para as provas

A pouco menos de três meses para as provas do concurso PCDF, especialista dá dicas de preparação adequada para a primeira etapa da seleção.

Autor:
Publicado em:17/12/2019 às 07:44
Atualizado em:17/12/2019 às 07:44


 Ainda dá tempo de começar a estudar para o concurso PCDF?


Para Marcio, os interessados no concurso PCDF para o cargo de escrivão ainda podem iniciar os estudos e terem chances de serem aprovados ou até mesmo classificado na seleção.

No entanto, apesar de "o edital está curto", quem já possui uma base de outros concursos para a área da Segurança como, por exemplo, o concurso da PRF estão à frente na preparação.
 

Pontualmente a galera que estudou para o último concurso da PRF, já estudou a parte dos Conhecimentos Específicos desse edital escrivão PCDF. Já estão com meio caminho andado. De maneira geral, o edital está curto, o conteúdo está extremamente enxuto comparado com outros concursos de mesmo nível. Logicamente, quem já estava estudando tem mais chances.

 

Especialista orienta sobre preparação para o concurso PCDF
(Foto: Divulgação)



 A pouco mais de três meses da prova, como iniciar os estudos?


Marcio Gerente diz que os candidatos devem iniciar os estudos imediatamente e reforça que ainda há tempo de se preparar paras as provas objetiva e discursiva do concurso PCDF para escrivão.

Até o dia da avaliação são quase três meses. Para o professor, com esforço e dedicação dá para fechar o edital. Marcio lembra que ainda há por vir o edital do concurso para o cargo de agente da Polícia Civil do Distrito Federal.

Outro ponto observado pelo professor é o grande número de vagas ofertadas pela Corporação e a alta dos concursos para a área de Segurança Pública no país.
 

"Ao iniciar os estudos agora no edital escrivão PCDF poderá ainda "emendar" os estudos com o edital agente que vai publicar. Se você olhar de maneira geral, são 2.100 vagas (300 de escrivão e 1.800 de agente). Nunca teremos outro concurso assim, pode anotar. Oportunidade única."


► Como conciliar os estudos para o concurso PCDF com o trabalho?


Como uma pessoa que trabalha durante o dia e só tem a parte da noite para estudar pode se organizar? Será que a resolução de questões seria a melhor saída para uma boa preparação?

Marcio acredita que a resolução de questões e simulados é a melhor maneira de estudar, ainda mais para quem divide o tempo entre o trabalho e a preparação para concursos.

Para o professor, o melhor a fazer é dividir o tempo escasso de estudos, colocando a maior parte do seu planejamento para resolver questões e realizar um simulado por semana.

Neste caso, realizar um bom trabalho de análise dos erros e atacá-los no estudo teórico sempre é uma boa alternativa para massificar o conhecimento.
 

"Por mais que o candidato se sinta desconfortável não fechando todo o edital, este tipo de estratégia vai elevar sua nota final e colocá-lo na disputa das vagas."


 Quais matérias ou etapas os interessados devem focar?


Para o professor, ao contrário do que muitos candidatos podem achar, o foco deve ser no conteúdo de Conhecimentos Básicos do edital PCDF escrivão. Outra estratégia é estudar as matérias que serão cobradas, mas que não são corriqueiras.

De acordo com o Gerente, Língua Inglesa, Conhecimentos sobre o DF e Legislação Específica do DF/PCDF não são conteúdos normais que os candidatos já estudam por anos. A maioria só pega essa teoria após a publicação do edital. Serão poucas questões, mas que farão grande diferença no final.
 

"A realização de simulados de qualidade, que sejam mais próximos da realidade de sua prova, continua sendo a melhor estratégia de todas. Nada, absolutamente nada substitui a capacidade de obter a melhor performance na prova, a total capacidade do candidato aplicar realmente o que estudou, ao realizar bons simulados durante a reta final." 


É preciso estar preparado para o TAF?


Marcio também fala sobre a importância do treino físico e diz que os candidatos precisam conciliar a preparação dos estudos com a atividade física. Assim, além de manter-se preparado para a fase do teste físico estará melhorando a capacidade cognitiva do cérebro, raciocínio e memória.

"Por mais que a gente bata nessa tecla, muitos candidatos não colocam os exercícios no seu planejamento. A maioria acha que irá reduzir o tempo dedicado aos estudos, quando é exatamente o contrário, treinar para o TAF agora, junto com a adrenalina da reta final, faz você economizar tempo, pois seu planejamento vai fluir com maior rapidez pela sensação de bem-estar."


Qual conteúdo requer maior atenção?


Quanto aos conteúdos que serão cobrados nas avaliações, Marcio destaca o exame discusivo. Para o professor o desempenho na parte da prova discursiva será o diferencial na classificação final.
 

"O que vai ser estratégico nesse edital é a nota da prova discursiva. Pode anotar, o resultado da prova discursiva vai tirar e colocar candidato na classificação. Normalmente, de forma geral, isso já acontece nos concursos, mas nesse edital especificamente isso vai ser intensificado. São 30 pontos que farão a diferença. Então fica a dica, treine a prova discursiva!"