Concurso PCDF para agente: cronograma passa por nova retificação
Em mais uma mudança no cronograma, o concurso PCDF tem novas datas referentes às etapas para pessoas com deficiência. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:25/09/2020 às 11:06
Atualizado em:25/09/2020 às 11:06
O concurso PCDF para o cargo de agente passou por mais uma mudança no cronograma. As novas datas saíram nesta sexta-feira, 25, por meio do Diário Oficial do Distrito Federal. [tag_teads]
A retificação é sobre alguns prazos para interposição de recursos e divulgação de resultados definitos para os concorrentes com deficiência.
Confira abaixo o que mudou:
Atividade
Data atual
Data anterior
Relação provisória dos candidatos com inscrição deferida para concorrer como pessoas com deficiência (PcD) e disponibilização de link para a consulta individual à situação provisória de atendimento especial
29/09/2020
18/09/2020
Período de recursos contra o indeferimento do atendimento especial e contra a relação provisória dos candidatos com a inscrição deferida para concorrer como pessoas com deficiência
Das 10h do dia 30/09 até as 18h do dia 01/10/2020
21/09 a 22/09/2020
Divulgação da listagem final de candidatos deferidos para concorrer como PcD e link para a consulta individual à situação final de atendimento especial
16/10/2020
30/09/2020
Esta não é a primeira vez que o cronograma da Polícia Civil do Distrito Federal é modificado.
Além de ter os dois dias de provas suspensos, a última alteração ocorreu após uma determinação do Tribunal de Contas (TCDF), que recomendou a inclusão da data de homologação do concurso.
Desta forma, a previsão é de que o resultado final do curso de formação profissional (CFP) - terceira turma saia no dia 4 de novembro de 2022. Já a homologação está agendada para o dia 7 do mesmo mês.
Concurso PCDF tem cronograma retificado
(Foto: Divulgação)
Nova data das provas será definida em dez dias
No Distrito Federal, a Justiça determinou que a Polícia Civil e o Cebraspe, a banca organizador do concurso, estabeleçam uma nova data para as provas dos concursos PCDF de agente e escrivão.
O prazo é de dez dias, contados a partir do dia 24 de setembro, quando foi publicada a decisão. Além do prazo para divulgar as novas datas, as avaliações terão que ser aplicadas em, no máximo, 90 dias.
Sendo assim, mesmo com as novas datas, antes agendadas para os dia 17 (escrivão) e 18 de outubro (agente), as provas ainda serão aplicadas este ano.
Quando a nova data das provas foi anunciada, alguns candidatos ficaram contentes pelo fato de gastar menos com os custos de transporte e hospedagem, principalmente quem vem de fora.
Porém, teve quem ficasse triste, pensando que seria em um final de semana mais distante e poderia estudar mais.
Agora, os candidatos deverão aguardas uma nova data para as avaliações. Mesmo assim, a estrutura das provas continuará a mesma.
Confira abaixo o que vai cair em cada prova, que contará com 120 questões no modelo Certo ou Errado, tradicional da banca:
Escrivão de polícia
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Matemática e raciocínio lógico
Agente de polícia
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Legislação
Matemática e Raciocínio Lógico
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Estatística
Contabilidade
Editais para a PCDF somam 2,1 mil vagas efetivas
Os concursos de agente e escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal somam 2.100 vagas para candidatos graduados.
A maior oferta é para o agente, com 1.800, sendo 600 imediatas e as demais para cadastro. Já o cargo de escrivão tem 300 vagas, sendo todas para provimento rápido.
Ambas as carreiras exigem 18 anos ou mais (não há idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.
Todas as informações serão comprovadas antes de tomar posse no cargo, com exceção da CNH, apresentada no ato da matrícula no curso de formação.
Além disso, tanto escrivão quanto agente proporcionam uma remuneração inicial que começa na terceira classe, com o escrivão de polícia ganhando R$8.698,78.
Com as progressões, o policial passa pela segunda e primeira classe, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.