Com nova política, concurso Petrobras terá 40% de vagas para cota

Após aprovação da nova Política de Diversidade, Equidade e Inclusão da Petrobras, concurso terá 40% das vagas para cotas. Entenda!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:26/09/2023 às 17:33
Atualizado em:26/09/2023 às 17:40

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, no último dia 21, uma nova Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, que impactará o próximo concurso Petrobras.


O documento reúne um conjunto de princípios e diretrizes que devem apoiar e direcionar o processo decisório e guiar comportamentos. 


Uma das ações, com base na política, será a reserva de vagas para cotas no próximo concurso Petrobras. O edital, que está previsto para ser divulgado até o final deste ano, trará 458 vagas de níveis médio/técnico.


Desse total, 40% das vagas serão reservadas para cotas, com a seguinte distribuição:

  • 20% das vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcDs); e
  • 20% para as pessoas negras. 
“O momento é considerado histórico para o Sistema Petrobras, que dá mais um passo para se tornar referência nesses temas. A aprovação dessa política ratifica a nossa busca incessante por um ambiente diverso, inclusivo e seguro para todas as pessoas”, disse o presidente da Petobras, Jean Paul Prates.

Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!

Após aprovar nova Política de Diversidade, concurso da Petrobras terá 40% das vagas para cotas

(Foto: Divulgação)


Segundo a Petrobras, nos últimos 12 meses, a empresa estatal recebeu mais de 100 novas pessoas com deficiência em seus quadros. 


"Além de atrair mais talentos diversos, buscamos ter ambientes cada vez mais inclusivos. Para isso, foi implementado, nos últimos dois anos, um Plano de Melhoria da Acessibilidade, com mais de 60 ações concluídas. Entre elas estão capacitações em acessibilidade, diagnósticos para acessibilidade em projeto predial, orientações para acessibilidade em eventos e reuniões com acessibilidade, funcionalidade nas ferramentas digitais para pessoas com deficiência, campanhas de conscientização sobre comportamentos inclusivos", destacou a Petrobras, em nota.


A Diretoria Executiva também aprovou, em abril deste ano, um projeto piloto de teletrabalho integral para pessoas com deficiência.

Concurso Petrobras oferece diversos benefícios

Até o momento, a Petrobras informou apenas que o novo concurso terá 458 vagas para cargos de níveis médio/técnico. Ou seja, para se candidatar será preciso ter o nível médio completo e os cursos técnicos especificados no edital


O edital, inclusive, está previsto para ser publicado até o final do ano. A empresa ainda não informou quais serão os salários oferecidos na nova seleção. 


No edital divulgado em fevereiro deste ano, os ganhos chegaram a R$5.563,90. Além desses valores, a Petrobras oferece uma série de benefícios aos empregados, como:

  • previdência complementar (opcional);
  • plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia);
  • benefícios educacionais para dependentes, entre outros. 

Ainda há chance de prorrogação da licença maternidade por mais 60 dias além do que estabelece a legislação (120 dias), totalizando até 180 dias.


A Petrobras também disponibiliza salas de apoio à amamentação em diversas unidades e proporciona a redução da jornada de trabalho para lactantes em até duas horas por dia durante o primeiro ano de vida da criança.


A contratação ocorre pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Petrobras convoca mais aprovados dos últimos concursos

Em comunicado publicado no dia 8 de agosto, a Petrobras informou o início da convocação de mais 289 aprovados, que estavam no cadastro de reserva do concurso realizado em 2021. Os convocados eram das áreas de: 

  • Administração;
  • Análise de Sistemas - Engenharia de Software;
  • Análise de Sistemas - Infraestrutura;
  • Análise de Sistemas - Processos de Negócio;
  • Ciência de Dados;
  • Economia;
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia de Processamento; e
  • Engenharia de Produção.

Os novos profissionais da Petrobras serão admitidos em data ainda a ser definida. Eles se somarão aos cerca de 1.800 empregados oriundos desse concurso de nível superior e que já ingressaram na companhia. 


A estimativa é convocar todo o cadastro de reserva até o fim da data de validade deste concurso Petrobras, que terminará em maio de 2024.


A Petrobras já convocou todo o cadastro de reserva do concurso para nível/técnico júnior, aberto em fevereiro de 2023 e com provas aplicadas em abril.


Ao todo, foram 1.119 candidatos chamados para comprovação de requisitos e avaliação médica.


No último concurso da estatal, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 100 questões, sendo: 40 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Matemática) e 60 Específicos.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!