Concurso Petrobras é prorrogado e categoria cobra convocações

Prazo de validade do último concurso Petrobras de nível técnico é prorrogado até junho de 2027. Mais convocações podem ocorrer!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:10/12/2025 às 11:21
Atualizado em:10/12/2025 às 11:31


Durante esse período, a Petrobras poderá convocar mais aprovados no cadastro de reserva do concurso para nível técnico, aberto em 2023.


A Federação Única dos Petroleiros (FUB) comemorou a prorrogação e afirmou que a medida é fruto da mobilização da categoria e dos aprovados, que passaram o ano articulando encontros e dialogando com a Petrobras.


A categoria cobra, agora, a chamada de mais aprovados no concurso.

"Ao longo dos últimos meses, diretores da FUP e integrantes do movimento participaram de agendas em Brasília, entregaram documentos a parlamentares e ministros, dialogaram com representantes do Governo Federal e aprofundaram o debate sobre a recomposição do quadro de trabalhadores e trabalhadoras da Petrobras, uma demanda também defendida pela federação desde o início das negociações do Acordo Coletivo", disse a FUB, em nota.

Petrobras prorroga prazo de validade do último concurso

(Foto: Divulgação)


O concurso Petrobras para profissional de nível técnico júnior ainda tem cerca de 3,1 mil pessoas aguardando a convocação em cadastro de reserva.


As chamadas são referentes ao concurso Petrobras 2023.2, cujas provas foram realizadas no ano passado.


Com edital publicado no final de 2023, o concurso ofertou 916 vagas para contratação imediata e 5.496 para formação de cadastro de reserva.


Para se inscrever era necessário ter o curso técnico nas áreas especificadas no edital.


A remuneração mínima inicial era de R$5.878,82 mais benefícios, como plano de saúde, suporte educacional para dependentes e participação nos lucros e resultados (PLR).


Conheça o caminho da aprovação com o Plano Elite. Clique e garanta acesso GRATUITO!

Petrobras realiza novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV)

Em novembro, a Petrobras informou que o Conselho de Administração aprovou um novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV).


Serão elegíveis os empregados da Petrobras Controladora que estejam em atividade na companhia e que tenham se aposentado pelo INSS antes da promulgação da Emenda Constitucional nº 103/2019.


A expectativa da Petrobras é que 1.100 empregados sejam atingidos pelo PDV e que os desligamentos ocorram ao longo de 2026.


O PDV oferece aos aposentados uma oportunidade de transição de carreira ao mesmo tempo que contribui para a renovação contínua e gradual dos quadros da companhia.


A medida pode favorecer a convocação de aprovado nos concursos válidos e abertura de novos concursos Petrobras nos próximos anos, com o objetivo de repor o quadro de pessoal da estatal.


Acesse agora o calendário de dezembro, com os principais eventos, e organize a sua preparação para concursos!

Abertura de um novo concurso Petrobras está em pauta

Com a estimativa de 1.100 desligamentos, o PDV pode abrir espaço para um novo concurso Petrobras.


Vale pontuar que a estatal não depende de aval do Governo Federal para realizar seleções externas — os editais são lançados conforme necessidade interna e aprovação do Conselho de Administração.


A Petrobras também tem contrato vigente com a Fundação Cesgranrio, até julho de 2028, para a realização de concursos públicos durante esse período.


O acordo prevê que todos os concursos da estatal sejam organizados pela Cesgranrio até julho de 2028, o que facilita a publicação de novos editais sem necessidade de outra licitação.


Até o momento, a empresa não trabalha com um prazo para o próximo concurso. Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, a Petrobras disse que avalia regularmente a composição do seu quadro e a necessidade de novos ingressos.

"A Petrobras acompanha e avalia de modo permanente a composição de seus quadros e a necessidade de ingressos por meio de Processos Seletivos Públicos (PSP) como parte da sua política de recursos humanos e gestão de efetivo. Nesse momento, não existe previsão de realização de novo PSP", disse a empresa.

Sobre a contratação da Cesgranrio, a Petrobras avaliou como uma "boa prática" para que a empresa possa viabilizar um novo edital em qualquer tempo.

"O contrato com a Fundação Cesgranrio para execução de serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados a processos seletivos, é uma boa prática que oferece viabilidade operacional para que a Petrobras tenha a capacidade em qualquer tempo de realização de um PSP, que, eventualmente, venha a ser aprovado pela diretoria da Companhia durante a vigência do contrato", afirma.

>> Faça a prova do último concurso Petrobras, organizado pela Cesgranrio, e teste seus conhecimentos!

Clique para entrar agora

Carregando...