Concurso Petrobras: RJ terá quase 50% dos convocados no Sudeste
Na primeira rodada de convocações deste ano, o concurso Petrobras terá 303 contratações somente para o Rio de Janeiro. Veja!
Autor:Bruna Somma
Publicado em:10/02/2025 às 10:40
Atualizado em:10/02/2025 às 10:50
A primeira convocação deste ano do concurso Petrobras para nível médio/técnico já está em andamento. No total, serão admitidos 854 profissionais, sendo 643 apenas para a região Sudeste.
Especificamente para essa região, o Rio de Janeiro é destaque, com 303 contratações previstas. Isso significa que 47,1% das admissões do Sudeste serão só para o RJ.
As 340 vagas restantes serão preenchidas por aprovados de outras localidades do Sudeste, como Betim MG, Cubatão SP, Mauá SP, Paulínia SP, Santos SP, São José dos Campos SP, Vitória ES e demais cidades da região em que a Petrobras atue ou venha a ter atuação.
Os números foram confirmados à reportagem do Qconcursos Folha Dirigida pela Gerência de Imprensa da Petrobras. As contratações são referentes ao concurso Petrobras 2023.2, cujas provas foram realizadas no ano passado.
Petrobras realiza convocação de aprovados no último concurso para nível técnico
(Foto: Divulgação)
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, informou que o ingresso de empregados é fundamental para novos projetos de investimentos.
O planejamento da estatal é que os candidatos admitidos este ano sejam direcionados, em sua maioria, para as áreas de Processos Industriais e de Exploração e Produção.
O cadastro de reserva do concurso fica válido até o dia 17 de dezembro de 2025, com possibilidade de prorrogação por mais 18 meses.
Segundo a Petrobras, as admissões atendem às necessidades da empresa em um momento de retomada e expansão de investimentos em várias regiões do país.
"O Plano de Negócios Petrobras 2025-2029, com mais de 111 bilhões de dólares de investimentos previstos, tem potencial estimado de gerar mais de 315 mil empregos diretos e indiretos em 5 anos, através de projetos rentáveis de exploração e produção, diversificação do parque industrial, transição energética justa e sustentabilidade."
No ato da inscrição do processo, era necessário fazer a escolha por uma região (Sudeste, Sul e Ipojuca, em Pernambuco). A partir dessa opção, era possível o profissional ser lotado em qualquer uma das unidades da Petrobras nesses locais.
De acordo com Danilo Garbazza, que atualmente ocupa o cargo de gerente de Atração e Gestão de Talentos, a lotação exata só será definida após o curso de formação.
“Na etapa final do curso de formação, a gente faz o processo de alocação, em que é analisada a demanda da Petrobras naquele momento, como precisamos alocar e distribuir as pessoas para atender as necessidades. Também analisamos, é claro, os interesses dos empregados. E a gente faz essa combinação entre as necessidades da companhia e os interesses dos empregados. Buscamos fazer um match da melhor maneira possível”.
Concurso tem mais de 5 mil vagas no cadastro de reserva
Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica);
Química de Petróleo; e
Segurança do Trabalho; Suprimento de Bens e Serviços (Administração).
Para se candidatar era preciso ter curso técnico nas áreas especificadas no edital.
O concurso teve provas aplicadas no dia 24 de março, com questões sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos. Dos 161.460 inscritos, mais de 56 mil não compareceram às provas.
A remuneração mínima inicial é de R$5.878,82 mais benefícios, como plano de saúde, suporte educacional para dependentes e participação nos lucros e resultados (PLR).
Confira a entrevista na íntegra com o gerente da Petrobras a seguir:
Próximo concurso Petrobras já tem banca contratada
A Petrobras tem contrato ativo com a Fundação Cesgranrio até julho de 2028, sendo a responsável pela organização dos editais nesse período.
Qconcursos Folha Dirigida teve acesso ao contrato, que sinaliza que a banca ficará encarregada dos "serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados aos processos seletivos".
Em resposta à reportagem, a Petrobras comentou sobre a contratação da banca:
"A Petrobras acompanha e avalia de modo permanente a composição de seus quadros e a necessidade de ingressos por meio de Processos Seletivos Públicos (PSP) como parte da sua política de recursos humanos e gestão de efetivo. (...) O contrato com a Fundação Cesgranrio para execução de serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados a processos seletivos, é uma boa prática que oferece viabilidade operacional para que a Petrobras tenha a capacidade em qualquer tempo de realização de um PSP, que, eventualmente, venha a ser aprovado pela diretoria da Companhia durante a vigência do contrato", disse a empresa.
Por mais que não confirme o novo concurso oficialmente, fontes apontam que o próximo edital já está sendo planejado e deve sair neste ano de 2025. Os cargos, requisitos e áreas ainda não foram revelados.