Concurso PF 2021 terá mais vagas? Bolsonaro responde aprovados!
O concurso PF 2021 terá mais vagas? O presidente da República, Jair Bolsonaro, falou sobre o assunto ao ser questionado pelos aprovados.
Autor:
Publicado em:07/06/2021 às 13:09
Atualizado em:07/06/2021 às 13:09
Os candidatos da Polícia Federal estão ansiosos para saber se serão agraciados com mais provas discursivas corrigidas no concurso PF e, logo, mais aprovados. O presidente da República, Jair Bolsonaro, respondeu a comissão.
Para Bolsonaro, serão apenas 2 mil vagas no concurso da Polícia Federal, assim como já anunciado por ele às vésperas do edital. Ele não garante mais do que isso.
Em resposta a um dos representantes da comissão de aprovados do concurso PF 2021, o presidente da República argumentou:
“Está em curso concurso para 2 mil vagas. Olha só, tem 2 mil vagas, não vai ser mais do que isso, a gente vai cumprir o edital.
Ao ser questionado sobre o edital passado, ele ponderou:
"2018 é outro edital. Esse edital, esse último nosso, foi do ano passado, se não me engano 2 mil vagas para a PF e 2 mil para a PRF", explicou Bolsonaro.
O documento pede o aumento no número de provas discursivas corrigidas. Ele ainda faz comparação ao edital passado, que teve quatro vezes mais do quantitativo de vagas, enquanto em 2021 são apenas três vezes mais.
A Folha Dirigida obteve a informação de que os gabinetes dos filhos do presidente, Eduardo e Flávio Bolsonaro, já estão cientes da pauta. No entanto, os aprovados ainda não obtiveram resposta.
Vale lembrar, também, que o representante da comissão de aprovados questionou o presidente sobre mais provas corrigidas (que elevaria o cadastro de reserva) e não sobre oferecer mais vagas. Bolsonaro, no entanto, se limitou a focar na resposta do limite para 2 mil, por ora.
É importante mencionar, ainda, que em 2018 a PF ofertou 500 vagas e zerou o cadastro de reserva. Isso foi possível durante o prazo de validade, quando o presidente autorizou novos provimentos por meio de decretos posteriores ao edital.
Por que 2 mil vagas no concurso PF, e não 1.500?
Para quem não sabe, quando o presidente da República se refere a 2 mil vagas ele já está contando com os excedentes. Essa informação foi confirmada no pré-edital, inclusive pelo diretor-geral. Ne época, Rolando Alexandre.
Ele confirmou a informação durante o discurso da cerimônia de encerramento do Curso de Formação Profissional de peritos e delegados.
A chamada de 2 mil vagas será a soma das 1.500 autorizadas com 500 remanescentes, sendo:
primeira turma em 2021
segunda turma com os remanescentes em 2022
"Neste momento a formação dos novos policiais federais não estaria acontecendo sem o seu apoio (Bolsonaro) incondicional em recomposição dos quadros da Polícia Federal - não apenas com essa turma que se forma hoje, mas também com a realização de um novo concurso público de 2 mil vagas: 1.500 já para 2021 e os excedentes para 2022", disse o diretor-geral Rolando Alexandre.
Vale lembrar que o atual diretor-geral da Polícia Federal é Paulo Maiurino, que assumiu o posto de Rolando Alexandre em abril deste ano.
No edital do concurso PF, são oferecidas 1.500, sendo:
agente de polícia - 893 vagas
delegado de polícia - 123 vagas
escrivão de polícia - 400 vagas; e
papiloscopista policial federal - 84 vagas.
Entenda o pedido dos aprovados do concurso PF 2021
Mas o que pede a comissão de aprovados do concurso PF 2021? Os concorrentes querem mais provas discursivas corrigidas. Quer entender esse cálculo?
O edital do concurso PF traz o número de provas discursivas que serão corrigidas, o que deve impactar diretamente no número de aprovados do concurso.
De acordo com o documento, serão 4.507 provas discursivas corrigidas, se somados todos os quatro cargos, sendo:
Concurso da PF tem luta de aprovados por mais vagas
(Foto: Agência Brasil)
Como foram as provas do concurso PF 2021?
Todos os inscritos do concurso da Polícia Federal foram avaliados no dia 23 de maio. Nesse dia, foram aplicadas as provas objetiva e a discursiva.
A prova objetiva foi composta por 120 questões, contendo disciplinas de Conhecimentos Gerais e Específicos, que variam de acordo com cada cargo.
A prova foi no estilo Certo ou Errado, tradicional do Cebraspe. Para agente, escrivão e papiloscopista a avaliação estava dividida por três blocos da seguinte forma:
Prova objetiva do agente:
Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.
Bloco II, com 36 questões: Informática
Bloco III, com 24 questões: Contabilidade Geral
Prova objetiva do escrivão:
Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.
Bloco II, com 36 questões: Informática
Bloco III, com 24 questões: Contabilidade Geral e Arquivologia
Prova objetiva do papiloscopista:
Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.
Bloco II, com 36 questões: Informática.
Bloco III, com 24 questões: Biologia, Física e Química.
Será aprovado na objetiva do agente, escrivão e papiloscopista o candidato que obtiver pelo menos 48 pontos na prova, além de, no mínimo, seis pontos no bloco I, três no bloco II e dois no bloco III.
Para o delegado foram 120 questões objetivas de Direito Administrativo Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Internacional Público e Cooperação Internacional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia, Direito Previdenciário, Direito Financeiro e Tributário.
Será aprovado na objetiva do delegado o candidato que obtiver pelo menos 48 pontos na prova.
O exame discursivo também variava de acordo com a carreira. Todos os cargos, exceto o delegado, realizaram um texto dissertativo de no máximo 30 linhas. O delegado, por sua vez, teve pela frente três questões dissertativas e a elaboração de peça profissional.