Vai ter um novo concurso PF em 2023? Novo ministro responde!

Novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino explica se há possibilidade de um novo concurso PF em 2023. Confira!

Autor:
Publicado em:20/12/2022 às 19:38
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

Nesta terça-feira, 20, o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou os nomes que o acompanharão à frente da pasta a partir de janeiro. Dos diversos assuntos mencionados em coletiva, ele falou se há possibilidade de concurso PF em 2023.

O assunto veio à tona quando Dino respondeu a jornalistas e foi questionado sobre como funcionará a ampliação das estruturas e se isso implicaria em novos concursos.

De acordo com o novo ministro, um novo concurso para a Polícia Federal não está nos planos para 2023, por questões fiscais, mas enfatizou que é sempre uma meta.

"Não há nesse momento, ao horizonte, claro, do ponto de vista fiscal, que permita-se a abertura de concurso, nesse instante. Evidentemente sempre é uma meta, sempre é um objetivo, mas não há esse planejamento para o ano de 2023", disse Dino.

Dino ainda explicou que a, no que se refere à Polícia Federal, a ampliação com essas novas estruturas implicam na alocação de recursos humanos já existentes.

Veja a fala do novo ministro sobre o concurso PF

Vale destacar que a criação de novas estruturas e a alocação de recursos será uma das prioridades do governo Lula já nas primeiras semanas. A medida faz parte de um cronograma criado pela equipe de transição.

Flávio Dino anuncia membros da pasta

O novo ministro Flávio Dino anunciou alguns nomes que também vão compor a sua nova equipe. Uma das principais trocas foi no comando da Polícia Rodoviária Federal, com a exoneração de Silvinei Vasques. O posto agora será ocupado por Edmar Camata.

Outro cargo que também tem novidades é no comando da Secretaria Nacional de Justiça, que terá como representante principal o advogado Augusto de Arruda Botelho (PSB), atuando à frente da secretaria.

Na Polícia Federal, também houve troca. O atual presidente, Jair Bolsonaro, exonerou o diretor da instituição, Márcio Nunes de Oliveira, e o nomeou para exercer a Embaixada do Brasil em Madri. Agora, a corporação tem novos nomes, indicados por Flávio Dino. 

Veja os novos nomes da PF

  • Andrei Augusto Passos Rodrigues – Direção-Geral
  • Gustavo Paulo Leite de Souza – Diretoria-Geral Adjunta
  • Ademir Dias Cardoso Junior – Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação
  • André Luis Lima Carmo – Diretoria de Administração e Logística
  • Guilherme Monseff de Biagi – Diretoria de Gestão de Pessoas
  • Helena de Rezende – Corregedoria-Geral
  • Humberto Freire de Barros – Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente
  • Luciana do Amaral Alonso Martins – Diretoria de Ensino
  • Luiz Eduardo Navajas Telles Pereira – Chefia de Gabinete
  • Otávio Margonari Russo – Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos
  • Ricardo Andrade Saadi – Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção
  • PCF Roberto Reis Monteiro Neto – Diretoria Técnico-Científica
  • Rodrigo de Melo Teixeira – Diretoria de Polícia Administrativa
  • Rodrigo Morais Fernandes – Diretoria de Inteligência
  • Valdecy Urquiza – Diretoria de Cooperação Internacional

Lula disse que é preciso fazer concurso PF

Embora não esteja nos planos para 2023, como disse o novo ministro, o governo Lula entende que é necessário realizar concursos públicos na Polícia Federal.

Para quem não lembra, em junho deste ano, durante a campanha eleitoral, Lula falou sobre a necessidade de concursos públicos na Polícia Federal. O presidente eleito considera que a corporação precisa de mais efetivo.

A fala do presidente eleito foi registrada em entrevista à Rádio Difusora do Amazonas.

Lula enfatiza a importância de fazer concurso na Polícia Federal visando a chegada de novos policiais. O presidente ainda enfatiza a ocupação na área das fronteiras:

“Porque, primeiro, precisamos saber qual será o papel do Exército. Porque embora o Exército não tenha papel de polícia, é preciso que a gente rediscuta, pra saber qual o papel do Exército ao cuidar das nossas fronteiras. Segundo, qual o papel da Polícia Federal. Ou seja, a Polícia Federal precisa fazer concurso, precisa ter mais policiais, porque precisamos de mais gente ocupando nossas fronteiras”, disse Lula. 

Lula ainda afirmou que seria realizada uma reunião com governadores do seu partido e das coligações para definir as políticas do seu governo com foco na fronteira do país.

Um novo concurso PF já pode acontecer?

Se você está querendo saber se é possível realizar um novo concurso PF, então saiba que a Polícia Federal já homologou o resultado final do seu atual concurso, que está em andamento. Mas o que isso significa?

Significa que, a partir de agora, começa a contar o prazo de validade da seleção. E, diferentemente de outros concursos, cujo o prazo costuma ser de dois anos, o da Polícia Federal será de seis meses.

Portanto, a seleção ficará valendo até março de 2023podendo ainda ser prorrogado este prazo por mais seis meses, indo até - no máximo - setembro de 2023.

Após este prazo, a corporação já poderá realizar um novo concurso PF, desde que haja autorização do governo.