Polícia Federal confirma estudos para definir quantidade de vagas

Sem edital válido, a Polícia Federal confirmou estudos internos para avaliar o efetivo e definir a quantidade de vagas do próximo concurso PF.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:11/04/2024 às 15:57
Atualizado em:11/04/2024 às 16:16

A Polícia Federal confirmou que realiza estudos internos com o objetivo de definir o quantitativo de vagas a ser ofertado no próximo concurso PF.


Assim que a oferta for definida, uma proposta será encaminhada pela corporação com o pedido de autorização. O objetivo é preencher cargos da área Policial, já que o prazo de validade do último já expirou.


Em resposta ocessada pela Folha Dirigida por Qconcursos, a PF informa que:

"Não há uma previsão exata sobre o número de vagas que serão disponibilizadas no próximo concurso da Polícia Federal. No momento, estão sendo conduzidos estudos internos com o objetivo de avaliar o quadro de pessoal da instituição, determinar as necessidades de efetivo e, consequentemente, definir o quantitativo de vagas a serem ofertadas".

A informação foi passada pelo diretor de Gestão de Pessoas, delegado Guilherme Monseff de Biagi.


Na última semana, a Polícia Federal realizou um evendo em comemoração aos seus 80 anos, com diversas solenidades em prol da data. Vários estados tiveram celebrações.


Folha Dirigida por Qconcursos conversou com o presidente da Federação dos Policiais Federais (Fenapef), Marcus Firme, que confirmou não ter havido menções ao concurso durante os últimos eventos.


Quer começar os seus estudos para o concurso da Polícia Federal? Então assista agora uma aula GRATUITA do Qconcursos e seja aprovado!

Concurso PF: diretor-geral projeta 2 mil vagas

Embora a PF ainda realize estudos internamente para avaliar o seu efetivo, o diretor-geral da corporação, Andrei Passos, informou que é objetivo da Gestão começar a fazer novos concursos públicos para contratar e treinar mais policiais.


A projeção é de poder contar com mais 2 mil novos policiais.


Segundo Andrei, a diretoria administrativa que trata da questão do controle de armas será fortalecida em sua gestão, assim como as superintendencias regionais nos estados.


A intenção é dar conta de fiscalizar o arsenal de armas no país. Para isso, de acordo com o diretor-geral, a PF vai precisar de mais pessoal.


Em seguida, o diretor-geral da Polícia Federal revelou que já há tratativas junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para aumentar o efetivo. A fala foi dada em entrevista à Globo News, em janeiro, quando falou a respeito da nova Diretoria Administrativa.

"O trabalho não nos preocupa. Agora, é claro, que nós precisamos de meios, de recursos, para poder prestar um serviço à sociedade à altura do que é necessário. Portanto, sim, já há tratativas com o Ministério da Justiça, e com a própria ministra Esther do MGI, para que a gente tenha uma estrutura fortalecida", disse

Segundo o diretor da PF, o objetivo, sobretudo, é aumentar o efetivo no Órgão Central, em Brasília DF, mas também nas 27 unidades do país.


Leia também:

+ Novo concurso PF Administrativo está em discussão com o MJSP

+ Concurso PF Administrativo: pedido enviado foi para 734 vagas


Recentemente, Andrei Passos também falou sobre a necessidade de novos concursos públicos.

"Um pleito nosso é que a Polícia tenha concursos anuais, concursos periódicos, com menor quantidade de vagas, mas concursos periódicos de maneira que a gente consiga sempre - não só repor aqueles quadros que vão se aposentando -, mas também, incrementar o nosso efetivo que, hoje, é de apenas 15 mil servidores", disse Andrei à época.

Até o momento, o MGI não sinalizou acerca de autorização para um novo concurso PF.


A ministra Esther Dweck, porém, confirmou que novos avais de concursos federais serão anunciados ainda este ano.


>>> Quer estudar para o concurso PF? Inicie já a Mentoria, com Fernando Mesquita e seu time!


Sem concurso, PF realiza estudos internos para definir quatitativo de vagas do próximo edital

(Foto: Governo Federal)


Último concurso PF já encerrou a validade

Realizado em 2021, o último concurso da Polícia Federal encerrou seu prazo de validade em 15 de setembro de 2023, após ser prorrogado por mais seis meses.


Dessa forma, a corporação não pode mais realizar a chamada de mais aprovados. Para contratar servidores, somente com a realização de um novo concurso público.


O último concurso ofertou 1.500 vagas em quatro cargos da área Policial, sendo eles: agente, escrivão, papiloscopista e delegado. O perito, por sua vez, não foi contemplado.


Mesmo convocando além das vagas imediatas, a corporação ainda conta com mais de 1,7 mil cargos vagos, sendo:

  • agente - 1.093 cargos vagos;
  • escrivão - 356 cargos vagos;
  • delegado - 252 cargos vagos;
  • perito - 52 cargos vagos; e
  • papiloscopista - 11 cargos vagos.

As informações foram confirmadas pela própria Polícia Federal e também extraídas pelo portal do Governo Federal, com última atualização em janeiro deste ano (2024).


Para preencher esses postos, no entanto, a PF precisa de aval para realizar um novo concurso público.


Fenapef fala sobre novo concurso PF

Em entrevista à Folha Dirigida por Qconcursos, o presidente da Fenapef, Marcus Firme, falou a respeito do novo concurso PF e se disse otimista em meio às tratativas.


Segundo ele, a expectativa é de que a PF possa ter um novo concurso ainda este ano.


Marcus confirma a necessidade de efetivo na PF e revela que a demanda já vem sendo discutida dentro da estrutura da PF e com as próprias entidades da classe.

"A necessidade existe em face de todas as atribuições que acabaram vindo para a Polícia Federal. Então há um esforço grande por parte da Administração da Polícia Federal para que haja o concurso ainda esse ano. Eu acredito que provavelmente possa ocorrer ainda esse ano, os esforços estão sendo feitos para isso, para que haja esse concurso o mais rápido possível, para esse ano", comentou o presidente da Fenapef.

A PF também já solicitou concurso para a área Administrativa. Porém, o pedido segue em tramitação no MGI em busca de autorização.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoDepartamento de Polícia Federal

Salário

Até R$ 12.522,50

Cargos

2
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso PRF - Aula de Direito Penal: Questões Cebraspe

Equipe Qconcursos