Concurso PF Administrativo: pedido segue em tramitação no MGI

O pedido de concurso PF, para a área Administrativa, segue em tramitação no Ministério da Gestão e Inovação e pode ser autorizado. Saiba mais!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:27/03/2024 às 15:15
Atualizado em:27/03/2024 às 15:31

O pedido de autorização do concurso PF Administrativo segue em tramitação no Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e pode ser autorizado a qualquer momento. A corporação solicita 734 vagas de níveis médio e superior.


A informação foi confirmada pelo diretor de Gestão de Pessoas da corporação, delegado Guilherme Monseff de Biagi.


Em resposta acessada pela Folha Dirigida por Qconcursos, o representante da corporação garantiu que ainda "tramita perante o MGI a proposta de abertura de certame para o Plano Especial de Cargos da Polícia Federal."


Essa proposta de abertura de concurso é referente ao pedido encaminhado em maio do ano passado pela Polícia Federal.


Diferentemente de alguns órgãos, que realizaram pedidos no ano passado e não foram contemplados, garantindo que houve negativa do MGI, a PF não caracteriza a sua demanda como "negada" ou "devolvida".


De acordo com a corporação, o pedido ainda está em análise na pasta e pode ser autorizado.


Vale destacar que, anualmente, os órgãos têm até 31 de maio para enviar suas solicitações de concurso público para provimento no ano seguinte.


A PF ainda não confirmou se, em 2024, enviará uma nova demanda ou somente atualizará o pedido que já está em tramitação.


Quer começar os seus estudos para o concurso PF Administrativo? Então assista agora uma aula GRATUITA do Qconcursos e seja aprovado!

Concurso PF Administrativo foi tratado em reunião

Nesta quarta-feira, 27, o concurso PF da área Administrativa foi tratado em reunião com o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues.


O encontro foi realizado junto ao Sindicato dos Servidores Administrativos da Polícia Federal (SinpecPF). De acordo com a categoria, a reestruturação da carreira foi um dos principais assuntos tratados.


Sobre o concurso público, o diretor informou que "o pedido continua parado nos Ministérios competentes".


No mês passado, Folha Dirigida por Qconcursos realizou uma entrevista exclusiva sobre o concurso PF.


O presidente da Fenapef, Marcus Firme, revelou que a área Administrativa é vista como essencial e tem sido pauta entre a Administração da Polícia Federal e as federações.

"Acreditamos que o ideal é que tenha concurso para na carreira Administrativa. Nós precisamos de concurso para essas carreiras (...) com eles trabalhando na área da parte Administrativa da Polícia Federal, possibilita que policiais possam ir para essa parte fim da polícia".

Segundo Marcus, a falta de servidores tem impactado a atuação, também, na área Policial.


O presidente da Fenapef reforçou que ainda não há prazos para o novo concurso para a área Administrativa, haja vista que o processo ainda carece da autorização por parte do Ministério da Gestão e Inovação.


>>> Quer estudar para o concurso PF? Inicie já a Mentoria, com Fernando Mesquita e seu time!

Polícia Federal tenta autorização para um novo concurso PF Administrativo

(Foto: Divulgação)


A ministra da Gestão e Inovação (MGI), Esther Dweck, já comentou a respeito e chegou a garantir que um novo concurso PF Administrativo está em discussão junto ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).


A informação foi passada durante o anúncio de novos concursos federais, em junho, quando questionada pela reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos acerca dos editais ainda não autorizados.

"No caso do provimento do Ibama, estamos em discussão. O IBGE está em análise no Planejamento um pacote, que ainda não saiu. Da Receita, tem a demanda deles para o ano que vem. Excedentes do INSS ainda vai ser avaliado se precisa de mais gente ou não. Ibama estamos em contato, para excedentes e um novo concurso. Bacen também está em análise e PF administrativo também estamos discutindo com o Ministério da Justiça", disse a ministra.

Concurso PF Administrativo: veja as vagas solicitadas

No último pedido realizado, a Polícia Federal enviou ao MGI uma solicitação de concurso visando preencher 734 vagas, sendo todas em cargos do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (PECPF).


Dos cargos solicitados, 559 são para o nível médio, cujo cargo é o agente administrativo, e 175 para o nível superior, em vários carreiras, sendo elas:

  • agente administrativo - 559 cargos.
  • administrador – 26 cargos;
  • arquivista – 9 cargos;
  • assistente social – 13 cargos;
  • bibliotecário – 1 cargo;
  • contador – 9 cargos;
  • economista – 3 cargos;
  • enfermeiro – 3 cargos;
  • estatístico – 4 cargos;
  • farmacêutico – 2 cargos;
  • médico – 70 cargos;
  • nutricionista – 1 cargo;
  • odontólogo (30 horas) – 1 cargo;
  • odontólogo (40 horas) – 11 cargos;
  • psicólogo – 6 cargos;
  • técnico em assuntos educacionais – 13 cargos; e
  • técnico em comunicação social – 3 cargos.

A Polícia Federal não realiza concurso para a área Administrativa há mais dez anos. O último edital foi publicado em 2013 e perdeu a validade em junho de 2018.

Como foi o último concurso PF Administrativo?

No último concurso PF da área Administrativa, foram oferecidas 566 vagas para cargos de níveis médio e superior da área administrativa. A banca da última seleção foi o Cebraspe (antigo Cespe/UnB).


Feste total, 534 vagas eram somente para agente administrativo, carreira que exige apenas o nível médio.


As oportunidades foram distribuídas por diversos estados, além do Distrito Federal.

Etapas do concurso PF

Todos os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva. Mas, os de de nível superior ainda passaram por prova discursiva. Esta seleção reuniu um número expressivo de concorrentes, sendo 324.497 inscritos.


Para o cargo de agente administrativo foram cobradas as seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Básicos (50 questões)Português, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Atualidades, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional.
  • Conhecimentos Específicos (70 questões)Noções de Administração Pública, Noções de Administração Financeira e Orçamentária, Noções de Gestão de Pessoas nas Organizações, Noções de Arquivologia, Noções de Administração de Recursos Materiais e Legislação Aplicada à Polícia Federal.

Os candidatos não passaram por prova discursiva e nem teste físico.


Fique por dentro dos concursos!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoDepartamento de Polícia Federal

Salário

Até R$ 3.316,77

Cargos

19

Vagas

734
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso PRF - Aula de Direito Penal: Questões Cebraspe

Equipe Qconcursos