A Polícia Federal (PF) planeja realizar novos concursos em 2025.
No entanto, muitos candidatos estão confundindo as seleções, acreditando que se trata de um único processo. Afinal, vai ter 2 concursos PF?
A Polícia Federal (PF) planeja realizar novos concursos em 2025.
No entanto, muitos candidatos estão confundindo as seleções, acreditando que se trata de um único processo. Afinal, vai ter 2 concursos PF?
A resposta é sim! A Polícia Federal vai realizar dois concursos, um para a área Administrativa e outro para a área Policial.
Para aqueles que almejam ingressar na PF, é importante entender as diferenças entre eles, desde a autorização até os prazos e requisitos exigidos.
O concurso para a área administrativa da PF já foi oficialmente autorizado pelo governo federal.
O aval foi publicado e estabelece que o edital deve ser lançado até junho de 2025.
A seleção para a área Administrativa será voltada para cargos de Apoio dentro da corporação, como agentes administrativos, de nível médio, e outros cargos de nível superior.
A oferta será de 192 vagas, sendo a maior parte delas para agente administrativo.
Quer saber tudo sobre o próximo concurso PF Administrativo? Baixe um Guia completo sobre a carreira de agente administrativo.
No final de janeiro, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, confirmou a autorização para um novo concurso PF para a oferta de 2 mil vagas. No entanto, a seleção para a área Policial ainda aguarda a publicação do aval.
A expectativa é de que o documento seja publicado em fevereiro de 2025. Caso isso ocorra, o edital deverá ser divulgado até agosto do mesmo ano, contemplando carreiras operacionais, como agentes, delegados, escrivães, peritos e papiloscopistas.
Atualmente, o documento está em análise na Secretaria de Orçamento Federal (SOF), aguardando aprovação. A informação foi confirmada na terça-feira, 4 de fevereiro, pela ministra da Gestão e Inovação, Esther DwecK.
Esse prazo está alinhado com a previsão dada pela ministra na semana anterior, quando a autorização foi concedida. Na ocasião, ela destacou que a publicação da portaria autorizativa ocorreria em "até duas semanas".
A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa realizada na Esplanada dos Ministérios, evento no qual a equipe do Qconcursos Folha Dirigida esteve presente.
Apesar de ambos serem concursos da Polícia Federal, há diferenças significativas entre as seleções:
No caso da área Administrativa, o aval já foi publicado e o próximo passo consiste na formação de uma comissão organizadora. Após essa etapa, uma banca será definida e contratada para que, então, o edital seja publicado.
+ Leia mais: Quais foram as últimas bancas do concurso PF Administrativo?
No caso do concurso para área Policial, o aval ainda precisa ser publicado. Somente após a oficialização da autorização, o processo poderá ter avanços e o edital publicado.