Concurso PGE AL é oficialmente autorizado. Edital até junho!

Governo de Alagoas autoriza oficialmente a realização de novo concurso PGE AL com 15 vagas para procuradores do Estado. Confira!

Autor:
Publicado em:13/01/2021 às 11:20
Atualizado em:13/01/2021 às 11:20

O governador de Alagoas, Renan Filho, autorizou a realização de novo concurso para a Procuradoria Geral do Estado (PGE AL). O aval foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 13. A oferta será de 15 vagas imediatas para o cargo de procurador.

O concurso PGE AL já tinha sido aprovado, em setembro de 2020, pelo Conselho Superior da Procuradoria. Porém, para avançar com os preparativos, estava na dependência da divulgação do aval oficial do governo.

Com isso, o órgão poderá prosseguir com os trâmites para o novo concurso. A estimativa do governo é que o edital seja publicado entre abril e junho de 2021.

Antes mesmo da autorização oficial, a PGE AL já tinha iniciado o contato com três bancas organizadoras para que apresentassem suas propostas de organização do processo seletivo.

O procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias Junior, solicitou o envio de ofício para o Cebraspe, Fundação Carlos Chagas (FCC) e Fundação Vunesp. O objetivo é que as bancas enviassem suas propostas de serviços técnico-especializados.

Concurso PGE AL para procuradores é oficialmente autorizado
Concurso PGE AL para procuradores é oficialmente autorizado
(Foto: Divulgação)

No geral, a banca que apresenta o melhor preço e atende aos requisitos é contratada. Dessa maneira, fica responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas, como provas objetivas e discursivas.

Os nomes das três bancas constam em processo consultado pela Folha Dirigida no Serviço Eletrônico de Informações (SEI) do Estado de Alagoas. 

Além da PGE AL, o governo de Alagoas autorizou outros concursos com mais de 4 mil vagas. A oferta será para Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Educação. Confira os detalhes!

“O Governo de Alagoas enfrenta o desafio de realizar concursos públicos em todas as áreas para melhorar as políticas públicas prestadas pelo Estado e oferecer oportunidades às pessoas”, disse o governador Renan Filho.

Concurso PGE AL: veja os requisitos e salários

A carreira de procurador do Estado de Alagoas exige nível superior em Direito e registro como advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O edital do último concurso PGE AL para procurador não teve como requisito a comprovação de atividade jurídica.

A remuneração inicial dos procuradores é de R$30.404,42. O valor foi confirmado à Folha Dirigida pela Assessoria de Imprensa da Procuradoria. 

Resumo concurso PGE AL

  • Órgão: Procuradoria Geral do Estado de Alagoas
  • Cargo: procurador do Estado de Alagoas
  • Vagas: 15
  • Salário: R$30.404,42
  • Requisitos: graduação em Direito e inscrição na OAB
  • Banca: em definição

Quem deseja a aprovação no concurso PGE AL deve iniciar a preparação o quanto antes. Especialistas não recomendam esperar a publicação do edital para começar os estudos.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos tem videoaulas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.

Veja os cursos disponíveis e comece já seus estudos!

Regulamento do concurso PGE AL é publicado

A Procuradoria Geral do Estado do Alagoas aprovou, no dia 5 de janeiro, o novo regulamento para o concurso PGE AL de procurador.

O documento determina as regras para o processo seletivo, cuja estrutura de provas não teve alteração. Os candidatos serão submetidos a provas objetivas, discursivas, orais e de títulos.

A primeira etapa terá questões objetivas sobre as seguintes disciplinas: Direito Constitucional; Direito Financeiro; Direito Administrativo; Direito Civil e Empresarial; Direito Processual Civil; Direito Tributário; Direito do Trabalho; Direito Processual do Trabalho; Direito Previdenciário; Direito Ambiental.

Já a prova escrita terá duas fases. A primeira será um exame discursivo sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Financeiro e Direito do Trabalho e Previdenciário na Administração Pública.

Nesse caso, houve a inclusão das disciplinas de Direito Processual Civil, Direito Financeiro e Relações de Trabalho e Previdência na Administração Pública.

A segunda fase discursiva consistirá em uma prova prática, no qual os concorrentes deverão elaborar uma peça judicial. O novo regulamento estabelece que os inscritos também poderão desenvolver um parecer jurídico.