Concurso PGE AL deve ter edital entre maio e junho, diz secretário
Secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio de Alagoas revela que edital do concurso PGE AL está previsto entre maio e junho de 2021.
Autor:
Publicado em:28/01/2021 às 17:35
Atualizado em:28/01/2021 às 17:35
O novo concurso PGE AL (Procuradoria Geral de Alagoas) deve ter edital publicado entre o final de maio e o início de junho. O prazo foi passado pelo secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio do Estado, Fabrício Marques Santos, em entrevista à Folha Dirigida nesta quinta-feira, 28.
A oferta será de 15 vagas para procuradores do Estado. De acordo com ele, o concurso para PGE AL é mais complexo por envolver etapas distintas de outras seleções, como por exemplo, a prova oral.
Por isso, há um tempo maior para preparação de toda estrutura. O secretário também explicou que o Conselho dos Procuradores ainda deve indicar os representares que integrarão as bancas examinadoras.
Isto é, profissionais que serão responsáveis por elaborar as provas, corrigi-las e também arguir os candidatos durante as provas orais.
“Estamos aguardando o Conselho dos Procuradores indicar os representantes que farão parte da comissão. O concurso para PGE AL é mais complexo, pois terá prova oral. Esperamos publicar o edital entre final de maio e início de junho”, disse Fabrício Santos.
Conforme informado pelo secretário, as primeiras provas do concurso ocorrerão 90 dias após a publicação do edital. “Será no primeiro domingo após completar 90 dias do edital”, afirmou.
De acordo com o regulamento do concurso PGE AL, os candidatos serão submetidos a provas objetivas, discursivas, orais e de títulos.
Para concorrer a carreira de procurador do Estado de Alagoas é preciso ter nível superior em Direito e registro como advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O edital do último concurso PGE AL não teve como requisito a comprovação de atividade jurídica.
A remuneração inicial dos procuradores é de R$30.404,42. O valor foi confirmado à Folha Dirigida pela Assessoria de Imprensa da Procuradoria.
Resumo concurso PGE AL
Órgão: Procuradoria Geral do Estado de Alagoas
Cargo: procurador do Estado de Alagoas
Vagas: 15
Salário: R$30.404,42
Requisitos: graduação em Direito e inscrição na OAB
Banca: em definição
Concurso PGE AL pode ter Cebraspe como organizador
Durante a entrevista, o secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio do Estado disse que a contratação do Cebraspe (antigo Cespe/UnB) é “o caminho mais natural para realização dos concursos”.
Segundo ele, a banca de Brasília “já tem modelos de editais prontos e realizou concursos anteriores no Estado”. Porém, Fabrício Marques Santos não chegou a confirmar a contratação do Cebraspe.
Ele explicou que não necessariamente todos os concursos previstos para Alagoas em 2021 serão realizados pelo Cebraspe. A confirmação virá por meio de publicações no Diário Oficial do Estado.
O governador Renan Filho autorizou a realização de novo concurso para a Procuradoria Geral do Estado (PGE AL). O aval foi publicado no Diário Oficial de 13 de janeiro. A oferta será de 15 vagas imediatas para o cargo de procurador.
O concurso PGE AL já tinha sido aprovado, em setembro de 2020, pelo Conselho Superior da Procuradoria. No entanto, para avançar com os preparativos, estava na dependência da divulgação do aval oficial do governo.
Prepare-se para o concurso PGE AL
Quem deseja a aprovação no concurso PGE AL deve iniciar a preparação o quanto antes. Especialistas não recomendam esperar a publicação do edital para começar os estudos.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos tem videoaulas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.
Veja os cursos disponíveis e comece já seus estudos!
Concurso PGE AL: nomeações até janeiro de 2022
O secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio de Alagoas confirmou que o objetivo do governador é nomear os aprovados nos concursos entre outubro de 2021 e janeiro de 2022. A data de convocação dependerá da conclusão de todas as etapas dos processos seletivos.
“O governador quer nomear todos os aprovados até o início de 2022. O objetivo é que tenha condições de nomear entre outubro e janeiro de 2022”, destacou Fabrício Marques Santos.
Até a nomeação, os candidatos do concurso PGE AL terão que passar por diferentes etapas. A primeira terá questões objetivas sobre as seguintes disciplinas: Direito Constitucional; Direito Financeiro; Direito Administrativo; Direito Civil e Empresarial; Direito Processual Civil.
Além de Direito Tributário; Direito do Trabalho; Direito Processual do Trabalho; Direito Previdenciário; Direito Ambiental.
Já a avaliação escrita terá duas fases. A primeira será um exame discursivo sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Financeiro e Direito do Trabalho e Previdenciário na Administração Pública.
Nesse caso, houve a inclusão das disciplinas de Direito Processual Civil, Direito Financeiro e Relações de Trabalho e Previdência na Administração Pública.
A segunda fase discursiva consistirá em uma prova prática, no qual os concorrentes deverão elaborar uma peça judicial ou desenvolver um parecer jurídico.
A estrutura de provas consta no regulamento do concurso PGE AL, divulgado no início de janeiro. Além da Procuradoria, o governo de Alagoas autorizou outros concursos com mais de 6 mil vagas.
A oferta será para Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Educação. Confira os detalhes!