A comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Freitas, voltou a falar sobre a necessidade de um novo concurso PM AC e destacou que a intenção é ofertar vagas regionalizadas.
A seleção ainda não tem previsão para acontecer, pois depende de aval do governador Gladson Cameli.
Durante coletiva realizada nesta semana, a comandante-geral afirmou:
“Faz tempo que não temos um concurso regionalizado. A pessoa faz o concurso e pode ser lotada em qualquer município. Fizemos um pedido para que o concurso seja por região”, disse.
Ela acrescentou que acredita na autorização do novo concurso, visando garantir a reposição do efetivo da Polícia Militar.
A expectativa é de que a próxima seleção contemple principalmente vagas para soldados. O quantitativo, no entanto, ainda não foi definido.
A preparação mais completa está no Qconcursos. Clique aqui e comece!

(Foto: José Caminha/Secom)
Concurso PM AC teve comissão formada para estudos
No ano passado, uma comissão chegou a ser instituida na Polícia Militar do Acre para realizar estudos técnicos visando à abertura do novo concurso para soldados.
A portaria com a lista de integrantes foi publicada no Diário Oficial do Estado, enfatizando que o grupo seria responsável por avaliar a viabilidade orçamentária, logística e financeira.
Apesar da iniciativa, o concurso não avançou no decorrer de 2025 para as etapas seguintes, como escolha da banca e divulgação do edital.
Naquela época, a comandante-geral da Polícia Militar do Acre chegou a reconhecer a necessidade do ingresso de mais policiais.
"Nós precisamos realmente de mais policiais. O governador Gladson Cameli fez uma convocação de aproximadamente 900 policiais militares em seu governo, no entanto, os policiais vêm pedindo reserva, então a gente sente o impacto na corporação. Mas há um compromisso sim do governo do Estado em fazer essa reposição", disse, em entrevista ao canal AC24 Horas.
Segundo a coronel Marta Renata, o efetivo previsto para a PM do Acre é de 4.500 policiais. "Porém, nós estamos hoje um pouco acima de 50% desse efetivo", disse a comandante-geral.
Concurso PM AC terá novo requisito de idade
O próximo concurso para soldado da Polícia Militar do Acre contará com um novo requisito de idade.
Isso porque, em 2022, foi sancionada a lei que aumenta de 30 para 32 anos a idade máxima para participar dos concursos para soldado e oficial da PM e do Corpo de Bombeiros do Acre.
Será necessário ter, no máximo, 32 anos no ato da inscrição do concurso para soldado.
Além disso, outro requisito será o de escolaridade. No último concurso PM AC para soldado, foi cobrado o nível médio ou médio/técnico completo.
O concurso anterior, realizado em 2018, exigiu altura mínima de 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatas do sexo feminino.
O edital do último concurso PM AC para soldados ofertou 1.250 vagas, com chances distribuídas por diversas áreas.
A jornada de trabalho, para todos os profissionais contratados, era em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. Os candidatos foram avaliados pelas etapas de:
- prova objetiva;
- prova de aptidão física;
- exame psicotécnico;
- prova prática instrumental (cargo de Soldado Músico);
- exame toxicológico;
- investigação social.
Na prova objetiva, por exemplo, foram cobradas questões sobre Conhecimentos Básicos e Específicos.


















