Concurso PM AL: governador anuncia editais para o pós-pandemia
A Segurança Pública do Estado de Alagoas poderá ser reforçada em breve. O governador Renan Filho prometeu editais nos próximos meses.
Autor:
Publicado em:05/08/2020 às 13:52
Atualizado em:05/08/2020 às 13:52
O Estado de Alagoas será mais um que receberá reforços na Segurança Pública. Quem confirmou isso foi o próprio governador Renan Filho, em publicação nas redes sociais, anunciando novos concursos PM e BM Alagoas.
Segundo o chefe do executivo, os editais para a Polícia Mlitar e Corpo de Bombeiros do Estado do Alagoas serão divulgados no pós-pandemia. Mais detalhes, porém, não foram divulgados pelo governador.
A fala de Renan foi registrada em uma publicação na sua conta oficial do Twitter, na última terça-feira, 4, confira:
Fica a expectativa para que nos próximos meses posssam ser iniciados os preparativos dos novos editais. Isso porque a Polícia Civil também terá preparativos retomados após a pandemia.
Dessa forma, estima-se que tão logo o estágio de calamidade causado pela pandemia do Coronavírus passe, o Governo do Estado intensificará as tratativas. Diferente dos demais estados, Alagoas não pretende realizar concursos na segurança durante o Coronavírus.
Pandemia atrasou edital PM AL que poderia já ter saído
Para quem não lembra, o novo concurso PM AL chegou a ser anunciado ainda em 2019, quando Renan Filho divulgou a intenção de publicar mais editais para a PM e o Corpo de Bombeiros Militar, mas antes pretendia concluir os de anos anteriores.
Assim que houve o anúncio, a previsão do governador era de que os novos editais pudesses ser publicados ainda em 2019 ou no início de 2020. Mas, isso ainda não aconteceu.
Ao que tudo indica, a pandemia do novo Coronavírus pode ter sido um entrave na publicação de novos editais, tendo em vista que o Governo do Alagoas paralisou alguns preparativos. Naquela época, Renan declarou:
"Estamos focados em concluir dois concursos. Um de 2006 da Polícia Miltar que o Supremo Tribunal Militar o resgatou e estamos concluindo agora. E o outro da Polícia Militar de 2018, que também está sendo concluído. Com as conclusões, nós iremos aumentar o efetivo policial de Alagoas e garantir mais presença nas ruas."
A fala do chefe do executivo de Alagoas foi registrada durante coletiva de imprensa realizada no Palácio República dos Palmares, em Maceió. Renan ainda chegou a comentar sobre o quantitativo de vagas.
A intenção do governador era preencher 500 vagas para a carreira de soldado. O início dos preparativos dependia da conclusão de etapas do concurso que estava em andamento, com aplicação de TAF, naquela época. Para os Bombeiros, não foi mencionado um quantitativo.
Para concorrer a soldado da Polícia Militar, o candidato precisa ter nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos. A corporação ainda pede altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino.
Último concurso PM AL aconteceu em 2017
Os últimos editais de concurso para a PM AL e para o Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas foram divulgados em 2017. Na época, foram oferecidas 1.150 vagas para cargos de soldado e oficial.
Naquela ocasião, foram cobradas prova objetiva; avaliação médica de caráter eliminatório; teste de aptidão física de caráter eliminatório e investigação social de caráter eliminatório.
Na prova objetiva, os candidatos responderam a conteúdos de Conhecimentos Básicos e de Conhecimentos Específicos. Os exames foram aplicados na capital Maceió e na cidade de Arapiraca.
As seleções registraram mais de 68 mil inscritos. De acordo com o último edital, a jornada de trabalho é de regime integral e dedicação exclusiva. O último concurso foi organizado pelo Cebraspe, banca brasiliense.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!