Concurso PM AL: 'editais estão mais avançados', diz governador

O governador Renan Filho anunciou que os editais da PM AL e Bombeiros estão mais avançados para sair no primeiro semestre de 2021.

Autor:
Publicado em:02/12/2020 às 08:25
Atualizado em:02/12/2020 às 08:25

Boa notícia para os candidatos que aguardam os concursos PM AL e Bombeiros AL. De acordo com o governador do Alagoas, Renan Filho, dos editais previstos para o estado, estes são os que estão mais avançados.

Logo, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros devem ser contemplados primeiro na lista de concursos previstos no Estado do Alagoas.

O anúncio de Renan Filho aconteceu na última terça-feira, 1º de dezembro, quando ele teve uma reunião para definir o cronograma dos concursos do estado.

Em entrevista, ao vivo, ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara, o governador disse que trabalha para ter os editais dos concursos públicos ainda no primeiro semestre de 2021.

Além disso, ele anunciou que estão previstas mais de 5 mil vagas, que devem ser disponibilizadas por meio de vários editais, mas sem confirmar a distribuição para cada órgão. 

"Alguns deles já estão mais avançados os editais, como o da Polícia Militar, para soldados e oficiais, do Corpo de Bombeiros da mesma maneira para soldados e oficiais. Estamos finalizando a estruturação do concurso para saúde, que será um concurso amplo para várias carreiras na saúde pública.  Para médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outras categorias também".

O governador afirmou ainda:

"Vamos fazer concursos para perícia oficial. Concurso para educação, para professores e também estamos estudando a possibilidade de oferecer vagas para a parte administrativa das escolas, de maneira que vamos fazer um amplo ciclo de concursos no ano que vem, justamente por conta da pandemia de 2020 que nos impediu de realizar concursos públicos. Será um marco significativo para o estado. Esperamos que no total tenhamos mais de 5 mil vagas para todas essas carreiras", pontuou Renan Filho durante a entrevista.

Em seguida, ele destacou que trabalha para soltar todos os editais ainda no primeiro semestre de 2021 - para que todo o processo seja agilizado. Mas, ele salientou que é preciso ainda observar, claro, as condições financeiras, condições legais que são checadas pela Procuradoria Geral do Estado.

"Por isso que nessa reunião que fizemos há pouco, reunimos o Gabinete Civil, a Secretaria da Fazenda, Procuradoria Geral do Estado, a Secretaria de Planejamento Gestão e Patrimônio, para que todos juntos, a gente avalie as diferentes nuances de concursos como esses para que, ainda em 2021, possa lançar a maior parte dos concursos públicos. Essa é a ideia porque um concurso leva tempo para ser realizado, então a gente precisa agilizar", disse o governador.

(Foto: Divulgação)
Concurso da PM AL é um dos mais avançados entre os editais previstos
(Foto: Divulgação)

Concurso Alagoas: governador confirma outros concursos

Como adiantou Renan, o Estado do Alagoas também tem outros concursos previstos, além da Segurança Pública. E ainda na Segurança, o governo planeja editais na Polícia Civil e Perícia Oficial.

Estes editais, assim como o da PM AL, também estão previstos para o primeiro semestre de 2021, sendo eles:

prepare-se

Governador descarta editais para temporários na PM AL

Também já está confirmado por Renan Filho que o destino das vagas é prover para efetivos e não temporários.

O governador Renan Filho confirmou a informação por meio de um vídeo publicado nas suas redes sociais, quando ele afirma que as oportunidades serão para provimentos efetivos.

Mas, por que essa resposta? Porque apareceram algumas especulações de um edital para temporários circulando nas redes sociais durante a semana, através de um documento não confirmado, ainda, sobre um possível pedido para mais de mil vagas, em caráter temporário.

"Voltando aqui para esclarecer uma questão que estão me fazendo aqui pelas redes sociais, se haverá concurso para policial militar temporário, o concurso que haverá em 2021 será para policial militar efetivo", disse o governador.

Por meio de um vídeo no story do seu Instagram oficial, negou que haverá seleção para preencher oferta por tempo determinado. Ele confirmou, também, que o edital sairá em 2021 e será para efetivos.

Mas, também já foi dito anteriormente que a expectativa é para que os preparativos sejam intensificados e hajam mais novidades nos concursos do Alagoas no pós-pandemia.

"Eu quero dizer para você, que deseja passar em concurso para a Polícia Militar, para a Polícia Civil, para a Educação, para agente penitenciário (atual policial penal) e para a Saúde, que se prepare e se dedique, porque oportunidades surgirão no primeiro semestre do ano que vem (2021). Nós vamos correr um pouco agora, para poder avançar e criar um cronograma, mas (no final do ano e no primeiro semestre do ano que vem) nós teremos uma agenda de concursos públicos", disse o governador.

O que precisa ter para concorrer?

A carreira de soldado da Polícia Militar pede que o candidato tenha nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos. Além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino.

Tanto a PM AL como o Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas tiveram editais divulgados em 2017. A seleção foi para 1.150 vagas para cargos de soldado e oficial.

Foram cobradas prova objetiva; avaliação médica de caráter eliminatório; teste de aptidão física de caráter eliminatório e investigação social de caráter eliminatório.

Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!

✔ Smart Planner
✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas