Concurso PM CE: Vunesp é homologada para edital de oficiais
A escolha da Vunesp foi homologada por meio de um termo de adjudicação para o concurso PM CE de oficiais. Veja mais detalhes!
Autor:
Publicado em:15/07/2021 às 10:10
Atualizado em:15/07/2021 às 10:10
Após a dispensa de licitação ter sido divulgada, agora a escolha da Vunesp como banca do concurso PM CE foi oficializada. Isso aconteceu após o termo de adjudicação e homologação ter sido publicado no Diário Oficial.
O documento está na última edição, do dia 14 de julho. Ele traz as justificativas para a escolha da banca e homologa a proposta vencedora do processo licitatório.
A próxima etapa, ao que tudo indica, deve ser a publicação do extrato do contrato, a confirmando a assinatura e completando mais um trâmite burocrático.
Em seguida, o edital fica liberado para sair a qualquer momento. A corporação terá 2.050 vagas ofertadas, sendo 2 mil para soldados e 50 para oficiais, neste concurso sob realização da Fundação Vunesp.
Concurso da PM CE tem banca definida para edital de oficiais
(Foto: Divulgação)
Concurso PM CE terá edital ainda este ano
A data de publicação do edital do concurso PM CE de oficiais ainda não foi confirmada pela academia e pela Vunesp. Isso porque a banca ainda precisa definir os detalhes finais, bem como o cronograma da seleção.
Como não há cronograma, ainda não é possível cravar data de prova ou prazo para inscrição.
No entanto, já se sabe que o edital sai ainda este ano, em 2021. Isso porque os trabalhos estão bem adiantados e já foi confirmado pelo governador Camilo Santana.
Inclusiva, Camilo Santana já estima que pode ser publicado o mais rápido possível. No entanto, essa previsão mais celere pode valer para o de soldado, que está bem adiantado. O de oficiais deve seguir a fila e sair em seguida.
"Na Polícia Militar, o edital para 2 mil vagas será lançado nos próximos dias. O prazo é o mais rápido possível para o lançamento desse edital."
Projeto básico do concurso PM CE traz mais detalhes
Usado no processo de escolha da banca organizadora, o projeto básico do concurso PM CE de oficiais trouxe informações importantes. A reportagem da Folha Dirigida teve acesso ao documento na íntegra.
Veja alguns dos principais detalhes:
Especialidades/áreas
As 50 vagas estão divididas por diversas áreas. Além disso, a tabela de vagas do concurso PM CE ainda traz a divisão por sexo e uma novidade: a livre concorrência. Os candidatos poderão concorrer de forma ampla.
Dentro das vagas por sexo, há reserva de vagas para cotistas e ampla concorrência. No primeiro, as vagas reservadas são para negros.
Confira a tabela completa de especialidades e áreas do concurso PM CE de oficiais:
Estimativa de inscritos
O projeto básico do concurso PM CE para oficiais também confirma a previsão de inscritos. A estimativa gira em torno de 6 mil inscritos e 600 isentos.
Para obter a isenção, as possibilidades serão:
Servidor Público do Estado do Ceará;
Doador de Sangue no Estado do Ceará;
Alunos que estudam ou concluíram seus estudos em entidades públicas;
Pessoa cuja família perceba renda de até dois salários-mínimos; e
Pessoa hipossuficiente.
Etapas de seleção
O documento também confirma as etapas de seleção do concurso público para oficiais. Os concorrentes serão avaliados por meio de seis fases, sendo elas:
Exame intelectual: 100 questões de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos;
Prova de título: análise documental;
Inspeção de saúde: exame médico, biométrico, odontológico e toxicológico;
Avaliação psicológica;
Teste de Aptidão Física;
Investigação social.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
A Folha Cursoschegou para acelerar os seus estudos. Em nossa nova plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis: