Concurso PM CE: edital de soldado tem quatro bancas na disputa
O concurso da PM CE para soldados já tem as bancas na disputa pela seleção. As propostas serão abertas em 14 de junho.
Autor:
Publicado em:04/06/2021 às 09:38
Atualizado em:04/06/2021 às 09:38
Esquentou! A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) do Estado do Ceará deu andamento ao processo licitatório do concurso PM CE de soldados. Em parecer jurídico, quatro bancas foram contatadas e três delas enviaram propostas.
Nesta terça-feira, 8, a Folha Dirigida obteve, com exclusividade, a informação que o Idecan foi a quinta banca a ser contada e a quarta a estar na disputa,
Com isso, se somado o documento (parecer) no qual a reportagem da Folha Dirigida teve acesso, as bancas que estão na disputa são:
Cebraspe (antigo Cespe/UnB)
Fundação Getulio Vargas (FGV);
Fundação Vunesp; e
Idecan.
A quarta banca que foi contatada e não enviou proposta foi a Fundação Carlos Chagas (FCC), que deve sair da disputa. Isso porque a intenção é ter, ao final, apenas três instituições concorrendo.
Confira um trecho do parecer
Concurso PM CE: propostas serão abertas este mês
Outra boa notícia é que a instituição escolhida deverá ser anunciada nos próximos dias. De acordo com a minuta de ofício para recebimento de proposta, as documentações serão abertas no próximo dia 14 de junho.
O documento está assinado por Dione Maria Almeida Marques, coordenadora administrativa-financeiro.
Vale destacar que essas informações são apenas para o concurso de soldado, com 2 mil vagas previstas. Ainda não há informações a respeito do edital de oficiais, que também deve ser divulgado pela corporação e Aesp.
E, conforme divulgadas as informações apenas para soldado, estima-se que serão dois editais, coma s vagas de oficiais divulgadas separadamente.
Recentemente, o concurso da PM CE de soldado teve nova comissão organizadora, que foi formada na última semana. O grupo foi atualizado e agora conta com novos membros.
O grupo foi formado "para analisar as minutas dos editais e termos de referência, bem como participar diretamente da análise das propostas apresentadas nos processos de dispensas e inexigibilidades".
Esta é a terceira vez que o concurso da Polícia Militar publica uma portaria com membros da comissão organizadora. A composição permanece com cinco membros e agora fica da seguinte maneira:
Jamille dos Santos de Moura;
Dione Maria Almeida Maruqes;
Patrícia Barbosa da Silva;
Priscila Beatriz Bertin; e
Pâmela Costa Landim Saboya
As mudanças são nos dois últimos membros, que entraram nos lugares de Francisca Adeirla Freitas da Silva; e José Alexandre Soares Nogueira. O grupo será presidido pelo primeiro membro.
“Por conta das mudanças na Polícia Militar, deverá sair a contratação da empresa que realizará o concurso. Então, no mais tardar, até no mês de junho sairá o edital do concurso para PM”, disse o governador.
Concurso PM CE oferecerá 2,2 mil vagas
O concurso da Polícia Militar do Ceará terá uma oferta de 2.200 vagas efetivas, sendo elas distribuídas por:
2 mil vagas de soldado
200 vagas de oficiais.
Segundo o governador Camilo Santana, a intenção é realizar o concurso em duas etapas, ocorrendo em 2021 e 2022, para que o efetivo possa ser reposto e renovado.
O governador não chegou a dar detalhes sobre o cronograma, nem prazos, mas disse que a Segurança Pública será prioridade.
O que é necessário para concorrer ao concurso PM CE?
Para soldado, a exigência é ter o nível médio completo. Além da escolaridade, a carreira pede idade entre 18 e 30 anos e altura de no mínimo de 1,62m, para sexo masculino, e 1,57m para candidata do sexo feminino. A remuneração inicial é de R$3.134,58.
Para oficial, a exigência é possuir nível superior completo e ter CNH na categoria “AB”, além de idade entre 18 e 30 anos, bem como ser aprovado em todas as etapas de seleção.