Concurso PM CE: após 445 dias do anúncio, edital segue sem previsão

A Polícia Militar do Ceará tem concurso previsto para soldado, mas segue sem data prevista para a divulgação do edital.

Autor:
Publicado em:14/04/2020 às 10:47
Atualizado em:14/04/2020 às 10:47

O edital do concurso PM CE era um dos mais aguardados do ano de 2019. Após o anúncio do governador Camilo Santana e a confirmação do secretário de Segurança Pública, André Costa, a seleção ganhou ainda mais força de que aconteceria naquele ano. Mas, até o momento o documento com as regras não foi divulgado.

Além de não ter sido divulgado e os prazos não terem sido cumpridos, segue sem uma previsão. O governo do estado e a pasta não se pronunciaram mais sobre os preparativos. A reportagem de FOLHA DIRIGIDA tentou contato, mas não obteve retorno.

O anúncio do governador Camilo Santana aconteceu em janeiro de 2019, completando 445 dias, ou, um ano e dois meses. Naquela época, o chefe do executivo já havia anunciado o concurso da Polícia Civil, que também não teve seu edital divulgado.

Após um mês do anúncio, o edital começou a ser especulado para sair no mês de março (o que não aconteceu). A demora se dava em conta de uma decisão da PGE. O governador do Estado do Ceará esperava um aval para abrir um novo concurso.

Além disso, Camilo esperava uma posição para saber se a melhor alternativa seria a chamada de mais uma turma de aprovados na última seleção, de 2016, ou de fato um novo edital. 

“Estou aguardando a decisão da Procuradoria-Geral se eu posso chamar novas turmas da PM. Se eu não puder, vou anunciar agora em março um novo concurso para Polícia Militar”, garantiu Santana.

"Estamos aguardando definição da PGE sobre o chamamento de novas turmas do atual edital. Caso não seja autorizado, trabalharemos em um novo edital", afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa.

(Foto: Governo do Ceará)
PM CE tem concurso para soldado confirmado, mas edital segue sem previsão
(Foto: Governo do Ceará)


Camilo Santana prometeu novas contratações na PM CE

Passado o prazo de março, em abril o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana voltou a declarar sobre o edital do concurso PM CE para soldados. O chefe do executivo ponderou a ideia de reforçar a corporação durante os quatro anos de seu mandato.

O aval da PGE era aguardado para até o dia 31 de março daquele ano. Até o início de abril do mesmo ano, Camilo apenas disse que fez uma consulta externa, mas não deu detalhes sobre a posição da PGE.

Passados seis meses sem novidade e edital, o secretário André Costa falou que o documento seria divulgado ainda naquela ano, até dezembro. Dessa forma, dava a entender de que a PGE optou pela contratação de novos policiais.

O prazo foi passado pelo chefe da pasta durante uma entrevista ao programa da TV Cidade. Na ocasião, ele conversou sobre a situação da segurança pública do estado e respondeu a perguntas de internautas, além de ter comentado sobre os concursos.

"Não só o da Polícia Civil, deverá ser lançado (este ano) também o da Polícia Militar, que também está precisando de mais gente. Então a gente vai ter um acréscimo de servidores na área da segurança pública."

De lá para cá, não foram divulgadas novidades sobre o edital do concurso PM-CE. A seleção segue confirmada, mas sem previsão de quando o edital será divulgado. 

Concurso PM CE será para soldado, de nível médio

A única certeza é de que o edital trará vagas para o cargo de soldado. O quantitativo ainda não foi confirmado, mas deverá contemplar a candidatos de ambos os sexos, com nível médio completo.

Além da escolaridade, a carreira de soldado pede idade entre 18 e 30 anos e altura de no mínimo de 1,62m, para sexo masculino, e 1,57m para candidata do sexo feminino. A remuneração inicial é de R$3.134,58.

No último concurso da Polícia Militar do Estado do Ceará, foram oferecidas 5 mil vagas. Foram 4.200 em um preenchimento imediato, mas, em seguida o governador Camilo Santana anunciou 800 chances para formação de cadastro de reserva.

Os participantes foram avaliados por meio de várias etapas, com caráter eliminatório e classificatório, sendo elas:

  • Prova objetiva;
  • Inspeção de saúde (exame médico, biométrico, odontológico, toxicológico);
  • Avaliação psicológica;
  • Avaliação de capacidade física;
  • Investigação social;
  • Curso de formação.
     

Na prova objetiva, foram cobradas 120 questões em quatro horas de duração. A avaliação foi dividida da seguinte maneira: Língua Portuguesa – 20 questões; Atualidades -10 questões; Matemática -10 questões; Raciocínio Lógico - 5 questões; Informática -15 questões; Conhecimentos Específicos - 60 questões. 

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas