Concurso PM e Bombeiros PB: prazo suspenso será retomado após crise
Devido ao estado de calamidade pública, a validade do concurso PM e Bombeiros PB precisou ser suspensa. Confira mais sobre a seleção.
Autor:
Publicado em:02/07/2020 às 11:00
Atualizado em:02/07/2020 às 11:00
Foi publicado nesta quinta-feira, 2, a suspensão da validade do concurso Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba, realizado em 2018, para o Curso de Formação de Soldados. O documento foi divulgado por meio do Diário Oficial do Estado. [tag_teads]
De acordo com o texto, o prazo remanescente da seleção será retomado após a publicação de um decreto estadual que revogue os efeitos da suspensão.
A medida foi tomada em razão do decreto estado de calamidade pública, causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), e passa a ser contada a partir do dia 20 de março deste ano.
Em julho de 2019, a validade do concurso foi prorrogada por mais um ano, ficando válida até o dia 6 deste mês. Com a suspensão, quando o vigência da seleção for restabelecida, será possível realizar convocações, a critério do Governo da Paraíba.
Concurso PM e BM-PB é suspenso durante estado de calamidade
(Foto: Divulgação)
Concurso PM e CBM-PB: últimas convocações foram entre janeiro e março
Em outubro do ano passado, o governador da Paraíba, João Azevêdo, anunciou a convocação de 500 aprovados nos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Os candidatos foram convocados em novembro. Essa relação dos classificados chamados para o Curso de Formação, dividida entre os sexos feminino e masculino, pode ser conferida no site da PM PB.
As últimas convocações feitas foram entre janeiro e março deste ano. Juntas, elas somam 17 convocados para a pré-mátricula.
Concurso PM e Bombeiros PB ofereceu mil vagas
Publicado em março de 2018, o edital de abertura da seleção ofereceu, no total, mil vagas. Desse quantitativo, 900 foram para a PM PB e 100 para o Corpo de Bombeiros-PB.
Todas as oportunidades foram para o cargo de soldado, com chances para ambos os sexos. A remuneração inicial é de R$3.202,60, após o curso de formação. Vale lembrar que esse valor é referente ao ano de 2018 e pode ter sido reajustado.
A seleção recebeu cerca de 80 mil inscrições, o que trouxe a marca de maior concurso já realizado pela Polícia Militar, de acordo com a própria corporação.
O Comando do Policiamento Regional Metropolitano de João Pessoa foi o que teve a maior concorrência, registrando 81,98 candidatos por vaga no sexo masculino e 319,95 sexo feminino. A segunda região mais procurada foi Campina Grande, seguida por Sertão.
Já o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba também contou com um grande número de inscritos na região de João Pessoa: 55,53 candidatos por vaga no masculino e 133,75 no feminino.
Foram disponibilizadas vagas para distribuição nos três grandes comandos regionais, com o maior número para Campina Grande e região, no caso da PM, alcançando 360 vagas.
Houve, ainda, chances nas unidades de João Pessoa e Patos, na Paraíba. Para participar, os candidatos tiveram que comprovar o nível médio completo, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além de apresentar idade entre 18 e 32 anos, até a matrícula do curso de formação.
Concurso foi composto por diversas etapas de avaliação
O concurso da Polícia Militar e Bombeiros da Paraíba foi realizado por meio de cinco etapas de seleção. A primeira, composta pelas provas objetivas, foi aplicada nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.
Confira as etapas do concurso PM e Bombeiros PB
Exame Intelectual;
Exame Psicológico;
Exame de Saúde;
Exame de Aptidão Física; e
Avaliação Social.
Nos exames objetivos, foram cobradas 80 questões de múltipla escolha. Os candidatos tiveram quatro horas para resolver as perguntas, distribuídas da seguinte forma:
Língua Portuguesa: 20
Raciocínio Lógico: 10
Geografia e História da Paraíba: 10
Noções Básicas de Informática: 10
Noções de Direito e Sociologia: 30
Os aprovados na primeira fase foram convocados para as demais etapas.
Resumo do concurso PM e CBM-PB:
Órgão: Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC