Concurso PM-MG: inscrições abertas para 160 vagas de oficiais

Saiu o concurso PM-MG para oficiais. Edital foi publicado na noite desta sexta-feira, 6, com 160 vagas para ambos os sexos.

Autor:
Publicado em:06/12/2019 às 17:00
Atualizado em:06/12/2019 às 17:00

Saiu o edital do concurso PM-MG 2019 para oficiais. A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais visa preencher 160 vagas para concorrência em ambos os sexos. A escolaridade exigida é o nível superior. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 6 de março. 

Edital PMMG

O edital foi publicado oficialmente no site da corporação e é destinado ao curso de formação de oficiais. A contratação é pelo regime estatutário, que assegura a tão sonhada estabilidade empregatícia ao servidor.

A carreira de oficial da PM-MG exige nível superior do tipo bacharelado em Direito, além de ter entre 18 e 30 anos de idade na data da inclusão, altura mínima de 1,60m para ambos os sexos e ser aprovado em todas as etapas de seleção.

A carreira proporciona uma remuneração inicial de R$5.769,42 para o cadete no primeiro ano do curso. Após a formatura, a carga horária será regulada de acordo com a lei. O edital prevê início do curso em agosto de 2020 e término em dezembro de 2022.

Quadro de vagas
Masculino Feminino
144 16


Concurso PM-MG inscreve até 6 de março

Como de praxe em todos os concursos de Minas Gerais, as inscrições serão abertas após um prazo de cerca de dois meses da publicação do edital. Os interessados em concorrer a essa seleção para oficiais da PM-MG podem se candidatar de 5 de fevereiro de 2020 até o dia 6 de março, pela internet.

Os cadastros serão aceitos pelo site da própria corporação. O primeiro passo é preencher o formulário com os principais dados para cadastro.

Os concorrentes sem acesso à internet poderão comparecer em uma das unidades relacionadas no edital para efetuar o cadastro, durante todo o prazo de inscrição. O horário de atendimento será de 8h30 às 12h e de 13h às 17h, exceto nas quartas-feiras, cujo atendimento será somente de 8h30 às 13h.

Para a inscrição presencial, o candidato deverá estar munido de identidade e CPF. Para confirmar o cadastro, será preciso pagar a taxa de R$173 em ambas as situações. O boleto será gerado no site que foi efetuado a inscrição, podendo ser pago até o dia 9 de março.

Candidatos desempregados ou de baixa renda poderão solicitar a isenção do valor da taxas. O procedimento deverá ser feito de acordo com as normas do edital, nos dias 5 e 6 de fevereiro.

(Foto: Divulgação)
PM-MG divulga edital e abrirá inscrições em fevereiro
(Foto: Divulgação)

Concurso PM-MG terá duas fases de seleção

Todos os concorrentes do concurso PM-MG, de ambos os sexos, serão avaliados por duas fases. A primeira será composta pelas provas de conhecimento, sendo elas objetiva e dissertativa, com caráter eliminatório e classificatório.

As avaliações estão agendadas para acontecer no dia 5 de abril de 2020, com o cartão de convocação sendo divulgado no dia 27 de março para consulta no site da corporação.

No ato da inscrição, o candidato escolherá a cidade de realização das provas, que poderão ser: Belo Horizonte e Região Metropolitana (RMBH), Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.

O exame, de acordo com o edital, tem início previsto para às 8h30, devendo o candidato estar em sala com 30 minutos de antecedência. Serão cobradas 40 questões de múltipla escolha, sendo cinco para cada uma das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal Militar;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal Militar;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Administrativo;
  • Legislação Extravagante; e
  • Legislação Institucional

Já a prova dissertativa será uma redação, cujo tema será fornecido no momento do exame. O texto precisará ter, no mínimo, 120 palavras e, no máximo, 30 linhas, valendo até 100 pontos.

A segunda fase será composta pelas seguintes etapas: avaliações psicológicas, avaliação física militar (AFM); exames de saúde (preliminares e complementares); exame toxicológico; prova oral e prova de títulos.

O concurso da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais terá prazo de validade de 30 dias, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado por igual período.