PM MG perde 5,6 mil militares e quer chamar excedentes do concurso
A Polícia Militar de Minas Gerais perdeu mais de 5 mil militares em cinco anos e o comandante-geral tenta a chamada dos excedentes.
Autor:
Publicado em:02/10/2020 às 09:52
Atualizado em:02/10/2020 às 09:52
A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais é mais uma corporação que tem sofrido com o grande déficit de pessoal. Foram mais de 5,6 mil saídas em apenas cinco anos. E, para o comandante-geral, coronel Rodrigo Souza Rodrigues, a chamada de excedentes do último concurso é uma solução.
Por isso, o comando da Polícia Militar encaminhou um ofício ao Executivo solicitando a nomeação de 554 excedentes do último concurso realizado pela corporação.
A solicitação está em análise pela Câmara de Orçamento e Finanças do Estado (Cofins), conforme anunciado em nota publicada pela Assembleia Legislativa.
Durante esta semana, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debateu a falta de profissionais da Segurança Pública, entre eles policiais civis, militares, bombeiros e agentes do sistema socioeducativo.
PM MG pede chamada de excedentes para suprir déficit alarmante
(Foto: Divulgação)
PM MG perde 5.678 militares em cinco anos
A situação na Polícia Militar de Minas Gerais é de se preocupar. Com histórico de realizar concursos periódicos, a corporação precisa repor o seu pessoal para amenizar um déficit que já passa dos 16 mil militares.
E esse número só vem crescendo a cada ano. De acordo com o comandante-geral da PM, as saídas por falecimento e aposentadorias superam, e muito, as novas nomeações que acontecem e que pdoem vir a acontecer;
Segundo o chefe da corporação, seriam precisos 5.678 novos policiais militares para suprir todas as perdas acumuladas entre 2015 e 2020.
A situação também é semelhante no Corpo de Bombeiros e na Polícia Civil, que confirmou haver um pedido para conseguir realizar um novo concurso com previsão de diversos cargos.
A suspensão se perdura até este ano e ainda não se sabe se a corporação programa novos editais para 2021. A reportagem da Folha Dirigida está em contato para saber mais detalhes.
O último concurso da PM MG aconteceu em 2018 para soldados, com oferta de 1.560 vagas.
A corporação tinha o objetivo de realizar o curso de formação no primeiro semestre de 2019, o que acabou se prorrogando, já que em outubro, os candidatos às vagas reservadas à capital, Belo Horizonte, foram convocados para a segunda etapa da seleção.
Oconcurso PM-MGtem como exigência o nível superior completo, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m. A carreira tem uma remuneração básica inicial de R$3.278,74.
Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!