Concurso PM MG: inscrições abertas para 1.653 vagas de soldado
Saiu o edital do concurso PM MG 2021 com 1.653 vagas de soldado. Cargo exige nível superior em qualquer área e tem ganhos de R$3.962,23.
Autor:
Publicado em:11/06/2021 às 00:22
Atualizado em:11/06/2021 às 00:22
Foi divulgado o edital do concurso PM MG 2021 com 1.653 vagas de soldado. O cargo exige o nível superior em qualquer área e tem remuneração de R$3.962,23. Candidatos devem ter ainda de 18 a 30 anos e altura mínima de 1m60.
O novo edital foi publicado pela própria corporação e o concurso será realizado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH) da corporação, por meio do Centro de Recrutamento e Seleção (CRS).
Das 1.653 vagas, 169 são para mulheres e 1.484 para homens. Essas vagas são divididas também por regiões, conforme tabela disponível no subitem 5.2 do edital de abertura.
O candidato deve escolher uma região para se candidatar no ato da inscrição no concurso.
A carga de trabalho é de 40 horas semanais, e os selecionados serão contratados pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade.
O primeiro passo a ser feito é acessar o portal da PM MG, no período previsto, e preencher o formulário com todos os dados. Em seguida, basta imprimir o boleto e quitar a taxa.
Os membros de família de baixa renda, inscritos no CadÚnico, podem pedir isenção do valor.
Para isso deverão realizar uma pré-inscrição no site da PM-MG nos dias 14 e 15 de junho. O resultado preliminar dos pedidos está programado para sair em 28 de junho, cabendo recursos nos dias 29 e 30 do mesmo mês.
Provas do concurso PM MG serão em agosto
Os candidatos a soldado serão submetidos a duas fases no concurso PM MG 2021. A primeira será uma prova objetiva, marcada para 15 de agosto no Estado de Minas Gerais.
O exame objetivo contará com 40 questões, cada uma valendo 2,5 pontos, tendo caráter eliminatório e classificatório. A distribuição dos itens será a seguinte:
Língua Portuguesa - dez questões
Direito Penal - seis questões
Direito Constitucional - seis questões
Direito Penal Militar - seis questões
Estatística - quatro questões
Direitos Humanos - quatro questões
Legislação Extravagante - quatro questões
Será aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 60% dos pontos atribuídos na prova objetiva, além de conseguir classificação suficiente para convocação para a 2ª fase.
A próxima etapa será composta por avaliações psicológica e física militar. As avaliações psicológicas, com caráter eliminatório, poderão ser realizadas em Belo Horizonte ou nas outras cidades da Região Metropolitana, por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela PMMG, as quais serão divulgadas aos candidatos no ato da convocação para a realização dos exames.
Serão convocados para essa etapa os candidatos melhor classificados e não eliminados na 1ª fase, observando-se rigorosamente a ordem decrescente de notas obtidas na prova objetiva, na proporção de 2,5 candidatos por vaga para ambos os sexos, sendo incluídos todos os candidatos empatados na nota de corte.
O que é a avaliação física militar?
De acordo com o edital, a Avaliação Física Militar (AFM) é composta por:
Avaliação Médica (AM);
Controle Fisiológico (CF); e
Teste de Capacitação Física (TCF).
No dia do Teste de Capacitação Física (TCF), o candidato convocado precisará comprovar que está apto a realização dos exames. Todas as descrições dos testes, exames e avaliações, bem como suas regras, constam no edital de abertura.
O que faz o soldado da PM MG?
Função geral/missão do cargo de Soldado da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais: Executar atividades de policiamento ostensivo a fim de prevenir e reprimir a criminalidade, garantindo a ordem e a segurança pública e promovendo os direitos fundamentais para o alcance da paz social.
Discente do Curso de Formação de Soldados (Soldado 2ª Classe): exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do CFSd, conforme normas em vigor e regulamentos da EFSd/APM, dentre outras.
Atividades Operacionais: atender ocorrências; realizar abordagens de indivíduos e de veículos em atitudes suspeitas; realizar policiamento ostensivo; realizar policiamento preventivo; realizar policiamento repressivo; efetuar prisão em flagrante; executar operações policiais; cumprir mandados judiciais (busca e apreensão, foragido, prisão, etc); dentre outras
Atividades Administrativas: confeccionar relatórios; participar de solenidades cívico-militares; ministrar palestras e/ou treinamentos; participar de treinamentos; dentre outras.
Condições gerais de exercício do cargo: trabalhar em contato cotidiano com o público, de forma individual ou em equipe, sob supervisão permanente, em ambiente de trabalho que pode ser fechado ou a céu aberto, a pé, montado ou em veículos, em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos); atuar em condições de pressão e de risco de contágio de moléstias e de morte em sua rotina de trabalho