Concurso PM SP: após atrasos, edital ficará para setembro

Com atrasos na contratação da banca, primeiro edital do concurso PM SP fica para setembro e deve sair ainda na primeira quinzena. Veja detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:28/08/2025 às 18:28
Atualizado em:28/08/2025 às 18:36

Previsto para agosto, o primeiro edital do novo concurso PM SP não será publicado dentro do prazo em razão de um atraso na contratação da banca organizadora. O processo, no entanto, já está em reta final.


Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida nesta quinta-feira (28), o chefe da Seção de Gestão e Coordenação de Concurso da PM SP, capitão Bruno Scalco, informou que a publicação do edital deve ocorrer ainda na primeira quinzena de setembro.


Scalco não confirmou se a instituição responsável já está definida, mas revelou detalhes sobre o processo de contratação e o motivo do atraso.

“A fase contratual demorou um pouco mais do que esperávamos, mas já estamos em reta final para fecharmos todos os procedimentos necessários. Quanto à banca, ainda está em fase de análises e tratativas contratuais”, disse.

Vale lembrar que o último concurso da PM SP, realizado em 2024, teve a Fundação Getulio Vargas (FGV) como organizadora. A Fundação Vunesp, porém, também possui ampla experiência e já foi responsável por diversos concursos da corporação.


Segundo informações do Governo de São Paulo, a previsão é de que a posse dos primeiros aprovados ocorra em maio de 2026. Por esse motivo, a publicação do edital não deve demorar, já que a seleção da PM é composta por diversas etapas.


Inicie agora a preparação para o novo concurso PM SP. Clique aqui e saiba mais!

Com 2.200 vagas, primeiro concurso PM SP deve ter edital até 15 de setembro

(Foto: Governo SP)


É importante mencionar que a comissão responsável pelos preparativos já foi formada. O grupo é composto por seis membros, que devem conduzir o processo de escolha da banca organizadora.


Concurso PM SP terá 2,2 mil vagas de soldado

O próximo concurso PM SP contará com 2.200 vagas para o cargo de soldado. Essa será a primeira seleção de um total de 4.400 oportunidades autorizadas para a Polícia Militar de São Paulo, que serão distribuídas em dois editais, cada um com 2.200 vagas.


De acordo com a corporação, o segundo edital deve ser publicado apenas em janeiro de 2026, com posse dos aprovados prevista para novembro do mesmo ano.


A PM SP costuma organizar cada edital separadamente, o que abre a possibilidade de que bancas diferentes sejam contratadas para conduzir os dois concursos.


Veja requisitos e salário do soldado

Para concorrer ao cargo de soldado da PM de São Paulo, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos:

  • nível médio completo;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre as categorias “B” e “E”;
  • idade entre 17 e 30 anos;
  • altura mínima de 1,55 m (mulheres) ou 1,60 m (homens).

A remuneração atual para soldado PM de 2ª classe é de R$ 4.825,21.


Leia também:

+ Concurso PM SP: o que mais cai na prova de soldado

+ Concurso PM SP: como fazer um plano de estudos até a prova?


Último concurso PM SP para soldado foi em 2024

A última seleção da Polícia Militar de São Paulo para soldados foi aberta em novembro de 2024, trazendo 2.700 oportunidades para ingresso na corporação.


Na ocasião, a banca responsável foi a FGV, que realizou uma seleção dividida em diferentes etapas eliminatórias e classificatórias, como:

  • prova objetiva;
  • prova dissertativa;
  • exames de aptidão física;
  • exames de saúde;
  • exames psicológicos;
  • avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade; e
  • análise de documentos.

Na prova objetiva, os candidatos responderam a 60 questões de múltipla escolha. Foram exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:

  • Língua Portuguesa e Interpretação de Texto (20 questões);
  • Matemática (15 questões);
  • Conhecimentos Gerais (15 questões);
  • Noções Básicas de Informática (cinco questões); e
  • Noções de Administração Pública (cinco questões).

Já a prova dissertativa consistiu em uma redação no estilo dissertação em prosa, escrita na norma-padrão da Língua Portuguesa.


As provas objetivas foram aplicadas em diversas cidades de São Paulo e em outros estados do país.


A expectativa é de que os dois novos editais também tragam a aplicação de provas em diversas cidades brasileiras, além das localizadas no Estado de São Paulo.


► Que tal resolver questões do concurso PM SP de 2023 para o cargo de soldado? Teste agora os seus conhecimentos!


Clique e saiba mais!

Carregando...