Concurso PM SP oficial: FGV é banca organizadora. Nível médio
O concurso PM SP de oficial será organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Confirmação saiu neste sábado, 14.
Autor:
Publicado em:14/03/2020 às 07:30
Atualizado em:14/03/2020 às 07:30
O concurso PM SP para o cargo de aluno-oficial será organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A dispensa de licitação confirmando a banca à frente da seleção da Polícia Militar paulista saiu no Diário Oficial deste sábado, dia 14.
A seleção já tem a oferta confirmada; Serão 130 vagas para a carreira que exige o nível médio como requisito de formação. Além disso, é preciso ter
de 17 a 30 anos (exceto para servidores da corporação);
e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.
A remuneração inicial da carreira é R$3.095,87, durante o curso de formação. Após o período como aluno oficial PM, o candidato é promovido a 2ª Tenente PM e começa a receber R$6.705,51 mensais.
Resumo do concurso PM SP (oficial)
Órgão: Polícia Militar do Estado de São Paulo
Banca: Fundação Getulio Vargas - FGV
Cargo: aluno-oficial
Vagas: 130
Requisito: nível médio
Status: banca definida
O concurso para oficiais da PM-SP será para realização durante todo o ano de 2020 para provimento no ano seguinte, em 2021. O cronograma com as principais datas previstas ainda não foi confirmado.
O edital deverá será divulgado ainda este ano, mas sem data confirmada. A expectativa é de que possa ser publicado ainda este ano. Com a escolha da banca, os preparativos devem avançar.
A escolha da Fundação Getulio Vargas é uma leve surpresa para os candidatos, que estão acostumados com a tradição da PM-SP em contratar a Fundação Vunesp como organizadora de seus concursos. O próximo passo será assinar o contrato com a banca.
Concurso PM-SP para oficiais foi autorizado em janeiro
A confirmação do quantitativo de vagas do concurso PM SP para oficiais veio em janeiro, quando foi publicado o decreto de autorização para as seleções da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O aval foi para 5.605 vagas, sendo:
41 vagas para 2º tenente médico PM;
130 vagas para aluno oficial PM;
5.400 vagas para soldado PM 2ª classe;
26 vagas para 2º tenente dentista PM;
2 vagas para 2º tenente veterinário PM; e
6 vagas para 2º tenente farmacêutico PM.
O regime de contratação da PM-SP será pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia. O último edital para oficias da corporação saiu em abril de 2019, com 190 vagas. A expectativa é para que o próximo documento seja publicado com a mesma estrutura.
No concurso anterior, os concorrentes puderam escolher entre várias cidades para a realização dos exames, que foram:
⇒ Araçatuba; ⇒ Bauru; ⇒ Campinas; ⇒ Piracicaba; ⇒ Presidente Prudente; ⇒ Ribeirão Preto; ⇒ Santos; ⇒ São José do Rio Preto; ⇒ São José dos Campos ⇒ São Paulo; ⇒ Sorocaba.
PM-SP deverá ter seis etapas de seleção
Se mantida a mesma estrutura dos concursos, os candidatos serão avaliados por meio de seis etapas de seleção. Além do curso de formação que será a última fase apenas para os selecionados e todas as fases, que serão:
Exames de conhecimento (prova objetiva e discursiva);
Exame de aptidão física;
Exame de saúde;
Exame psicológico;
Avaliação de conduta social;
Análise de documentos.
Na prova objetiva, costumam ser cobradas 80 questões divididas pelas disciplinas de História; Filosofia; Sociologia; Geografia; Língua Portuguesa e interpretação de texto; Língua Inglesa ou Espanhola; Matemática; Noções de Administração Pública; Noções Básicas de Informática.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!