Concurso PM TO com mil vagas terá Cebraspe como organizador

Nesta terça-feira, 25, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou que o Cebraspe será o organizador do novo concurso PM TO.

Autor:
Publicado em:25/08/2020 às 13:35
Atualizado em:25/08/2020 às 13:35

No Dia do Soldado, celebrado nesta terça-feira, 25 de agosto, o Governo do Tocantins realizou uma comemoração, no Palácio Araguaia, em Palmas-TO. Durante o evento, foram anunciadas a entrega de armamentos e equipamentos, além da banca do novo concurso PM TO para soldados.

Segundo o governador, o Cebraspe ficará responsável pelo próximo edital, que contará com mil vagas para soldados.

"O concurso da PM TO terá o Cebraspe como organizador. Eu quero que seja muito sério, que não tenha nenhum risco de dizer que o concurso é 'mais ou menos', para que não tenhamos nenhum risco, como teve no anterior", disse o governador, lembrando sobre a seleção de 2018, que foi anulada.

Em vídeo, a presidente do Cebraspe, Adriana Rigon Weska, falou sobre o orgulho em realizar o próximo concurso da Polícia Militar do Tocantins. O contrato com a banca foi assinado pelo governador na tarde desta terça, 25.

Na ocasião, o governador do Tocantins falou sobre o déficit de policiais e a necessidade do próximo concurso PM TO para soldados.

"É visível o esforço dos policiais na rua, porque faltam militares", disse.

Concurso PM TO 2020 terá Cebraspe como banca (Foto: Reprodução Youtube)
Concurso PM TO 2020 terá Cebraspe como banca
(Foto: Reprodução Youtube)

 

Ainda durante as comemorações do Dia do Soldado, nesta terça, 25, o secretário da Fazenda, Sandro Henrique, também anunciou a possibilidade de cumprir a determinação do governador para pagar as diferenças salariais dos militares.

"Diante dos bons números, do mês de junho para cá, conseguimos implementar, de forma que vamos conseguir pagar quatro parcelas, de seis em seis meses, mantendo o controle dos nossos gastos", disse o secretário.

Já de acordo com o comandante da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras, a corporação vem buscando melhores condições de trabalho e, mesmo diante da pandemia, garantiu parcerias e melhorias, como o PM TO Mobile e rádios para comunicação digital.

Governador assina MP para contratar militares da reserva

Ainda na tarde desta terça, 25, o governador assinou a MP 21 de 25 de agosto de 2020, que dispõe sobre a admissão especial de militares da reserva remunerada da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Segundo o governo, a MP é um socorro imediato, de forma que o efetivo possa ser empregado na atividade-fim, alcançando a possibilidade de aumento dos colégios militares. 

Para o governador, com a volta de militares reservistas, o estado irá conseguir abrir mais colégios militares e melhorar a segurança nas cidades. 

Concurso PM TO será para ambos os sexos

Autorizado desde outubro de 2019, o concurso da Polícia Militar do Tocantins será para ambos os sexos. Serão oferecidas mil vagas para o cargo de soldado.

Para concorrer, será preciso ter o nível médio completo, idade entre 18 e 32 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres). 

O concurso foi anunciado pelo comandante geral, coronel Jaizon Veras Barbosa, durante uma solenidade comemorativa dos 30 anos da Polícia Militar na Assembleia Legislativa.

Na época, a corporação informou que já havia um aval dado pelo governador Mauro Carlesse. A expectativa é de que o próximo edital seja divulgado ainda este ano, com a mesma estrutura do anterior, que foi cancelado. 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Resumo do concurso PM TO

  • Órgão: Polícia Militar do Estado de Tocantins
  • Banca: Cebraspe
  • Cargo: soldado
  • Requisito: nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 30 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres). 
  • Vagas: mil
  • Status: autorizado

[tag_teads] 

Concurso PM TO 2018 foi anulado

O último concurso PM TO foi anulado em 2019, após denúncias de irregularidades nas provas. Com o cancelamento do contrato com a AOCP, banca da época, a Polícia Militar anunciou, ainda no ano passado, que realizaria uma nova seleção.

As mais de 80 mil inscrições homologadas para o concurso de 2018, no entanto, não serão reaproveitadas. O edital cancelado contava com 1.040 vagas, sendo mil para soldado e 40 para o cargo de cadete I (oficial). 

O concurso PM TO seria composto por até cinco etapas, sendo elas: provas objetivas e dissertativas; exame de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação médica e odontológica; e investigação social. 

Apenas os primeiros exames chegaram a ser aplicados e podem ser usados como base para os estudos do próximo edital. A primeira fase de 2018 foi composta por uma prova objetiva, com 60 questões divididas pelas seguintes disciplinas: 

  • Língua Portuguesa (20 questões);
  • Raciocínio Lógico e Matemático (cinco);
  • Atualidades e Conhecimentos Regionais (dez);
  • Noções de Direito (dez);
  • Noções de Informática (cinco); e
  • Normas Pertinentes à PM TO (dez).