Na próxima segunda-feira, 31 de janeiro, será iniciado o curso de formação para os remanescentes do concurso para soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro, aberto em 2014. O grupo foi convocado no último dia 23 de dezembro.
Esta será a última turma de caráter regular de aprovados no processo seletivo. Com isso, a corporação irá encerrar o concurso PMERJ 2014, depois de sete anos desde a divulgação do edital.
“Através deste chamamento para composição da última turma de caráter regular, ocasião em que serão incluídos na Corporação 219 candidatos aprovados em todas as etapas, a Secretaria de Estado de Polícia Militar encerra o concurso, após cerca de sete anos de execução desde a publicação do Edital, em 05 de junho de 2014", consta em nota enviada à imprensa.
O encerramento do processo abre caminho para que um novo concurso de soldados seja aberto.
O governo do Estado já sinalizou a intenção de publicar um novo edital em 2022. Maiores detalhes, como vagas e cronograma ainda não foram divulgados.

no concurso de 2014 (Foto: Governo RJ)
A carreira de soldados tem soldados tem os seguintes requisitos:
- Idade entre 18 e 32 anos;
- Ensino médio completo;
- Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens;
- Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
Os aprovados para essa carreira recebem inicialmente R$3.452,55. O regime de contratação é o estatutário, com estabilidade.
No dia 11 de janeiro, foi publicada a Lei nº 9.546, em que o governo do Rio de Janeiro aumenta a idade máxima de ingresso na Polícia Militar (PMERJ) para 32 anos. Antes, o limite era 30 anos.
A medida também é válida para ingresso no Corpo de Bombeiros. A idade do candidato será considerada no ato de inscrição no respectivo concurso.
Estude para o novo concurso PMERJ soldado com a Folha Cursos!
Último concurso PMERJ teve 6 mil vagas para soldados
O último concurso PMERJ para soldados teve edital publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro no dia 5 de junho de 2014. No total, foram abertas 6 mil vagas para a carreira.
Desse quantitativo, 5.400 foram para homens e 600 para mulheres. Em decorrência da natureza do cargo não há reserva de vagas para deficientes físicos. A seleção para soldados foi composta por sete etapas, sendo elas:
- Exame intelectual (prova objetiva e redação);
- Avaliação psicológica;
- Exame antropométrico;
- Teste de aptidão física (TAF);
- Exame toxicológico;
- Exame médico;
- Investigação social e documental.
Os aprovados ainda foram submetidos a curso de formação profissional.