Com ingresso da última turma, concurso PMERJ 2014 será encerrado

Última turma de aprovados no concurso PMERJ 2014 para soldados iniciará o curso de formação no dia 31 de janeiro. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:28/01/2022 às 09:55
Atualizado em:28/01/2022 às 09:55

Na próxima segunda-feira, 31 de janeiro, será iniciado o curso de formação para os remanescentes do concurso para soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro, aberto em 2014. O grupo foi convocado no último dia 23 de dezembro

Esta será a última turma de caráter regular de aprovados no processo seletivo. Com isso, a corporação irá encerrar o concurso PMERJ 2014, depois de sete anos desde a divulgação do edital. 

“Através deste chamamento para composição da última turma de caráter regular, ocasião em que serão incluídos na Corporação 219 candidatos aprovados em todas as etapas, a Secretaria de Estado de Polícia Militar encerra o concurso, após cerca de sete anos de execução desde a publicação do Edital, em 05 de junho de 2014", consta em nota enviada à imprensa. 

O encerramento do processo abre caminho para que um novo concurso de soldados seja aberto.

O governo do Estado já sinalizou a intenção de publicar um novo edital em 2022. Maiores detalhes, como vagas e cronograma ainda não foram divulgados. 

Alunos no curso de formação de soldados do Rio de Janeiro
PMERJ iniciará curso de formação para os últimos aprovados
no concurso de 2014 (Foto: Governo RJ)

 A carreira de soldados tem soldados tem os seguintes requisitos:

  • Idade entre 18 e 32 anos;
  • Ensino médio completo;
  • Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens;
  • Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

Os aprovados para essa carreira recebem inicialmente R$3.452,55. O regime de contratação é o estatutário, com estabilidade. 

No dia 11 de janeiro, foi publicada a Lei nº 9.546, em que o governo do Rio de Janeiro aumenta a idade máxima de ingresso na Polícia Militar (PMERJ) para 32 anos. Antes, o limite era 30 anos. 

A medida também é válida para ingresso no Corpo de Bombeiros. A idade do candidato será considerada no ato de inscrição no respectivo concurso.

Estude para o novo concurso PMERJ soldado com a Folha Cursos!

Último concurso PMERJ teve 6 mil vagas para soldados

O último concurso PMERJ para soldados teve edital publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro no dia 5 de junho de 2014. No total, foram abertas 6 mil vagas para a carreira.

Desse quantitativo, 5.400 foram para homens e 600 para mulheres. Em decorrência da natureza do cargo não há reserva de vagas para deficientes físicos. A seleção para soldados foi composta por sete etapas, sendo elas:

  1. Exame intelectual (prova objetiva e redação);
  2. Avaliação psicológica;
  3. Exame antropométrico;
  4. Teste de aptidão física (TAF);
  5. Exame toxicológico;
  6. Exame médico;
  7. Investigação social e documental.

Os aprovados ainda foram submetidos a curso de formação profissional.

As provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, foram aplicadas em agosto de 2014, somente dois meses após a publicação do edital.

Durante cinco horas, os candidatos tiveram que responder a 40 questões distribuídas pelas disciplinas de: Língua Portuguesa (10 questões); História (5 questões); Geografia (5 questões); Sociologia (5 questões); Informática (5 questões); Legislação de Trânsito (5 questões); Direitos Humanos (5 questões).

Além de elaborar uma redação de 20 a 30 linhas. Foram corrigidas 30 mil provas discursivas. 

PMERJ prepara edital com 834 vagas temporárias

À espera de novos concursos para efetivos, a Polícia Militar do Rio de Janeiro prepara um novo processo seletivo com 834 vagas temporárias. A oferta será para oficiais e praças. 

De acordo com fontes internas ligadas à corporação, o edital está cotado para publicação no Diário Oficial de 9 de fevereiro. As inscrições ficarão abertas no período de 10 a 22 de fevereiro, em um link que será disponibilizado no site institucional da PMERJ. 

Os candidatos serão selecionados por avaliação curricular e, posteriormente, apresentação de documentos. Do total de oportunidades, 421 serão para oficiais, de nível superior, nas seguintes áreas:

  • Medicina;
  • Medicina Veterinária;
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Psicologia;
  • Fisioterapia;
  • Nutrição;
  • Fonoaudiologia;
  • Odontologia; e 
  • Assistente Social.

As demais 413 vagas serão para praças especialistas, com exigência de nível médio ou técnico.

As chances serão distribuídas pelos cargos de auxiliar de saúde bucal, técnico de nutrição, técnico de Raio-X, técnico em anatomia patológica, massoterapia, técnico em laboratório, auxiliar veterinário, técnico em farmácia e técnico em enfermagem.

Todas as vagas serão oferecidas por meio do Serviço Militar Temporário Voluntário de Saúde (SMTVS). Pela Lei 9.535/21, os aprovados serão contratados por 12 meses. No entanto, esse prazo pode ser prorrogado, segundo a corporação.