Concurso PMERJ 2014: banca publica novas notas da prova de redação
A Exatus, banca organizadora do concurso PMERJ 2014, divulga notas da prova de redação de 50 candidatos, por ordem judicial. Confira!
Autor:
Publicado em:14/07/2020 às 11:15
Atualizado em:14/07/2020 às 11:15
Cerca de seis anos após a abertura do último concurso para soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, mais 50 candidatos tiveram suas provas de redação corrigidas. A Exatus, banca organizadora contratada, publicou as notas neste sábado, 18 de julho.
Confira as notas divulgadas:
A correção foi realizada em decorrência de ação judicial. Caso atinjam os pontos mínimos na redação, os concorrentes serão chamados para as próximas etapas. De forma a aumentar o quantitativo geral de aprovados no concurso PMERJ 2014 e de convocações para o curso de formação de soldados.
A princípio, 70 candidatos teriam suas redações corrigidas. Porém, de acordo com a banca, "em virtude da revogação da decisão anteriormente concedida alguns nomes deixaram de constar na publicação".
Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Comissão de candidatos do concurso (COC PMERJ) explicou que tais participantes tinham liminar na Justiça desde 2015 para divulgação das notas de redação. A Polícia Militar, por sua vez, alegava que a banca contratada não repassava as pontuações.
No início de julho, o grupo de candidatos compareceu ao Paraná, na sede da Exatus, para cobrar um posicionamento e apontar possíveis fraudes na seleção. No dia seguinte, a banca anunciou que publicaria a nota dos candidatos no dia 18 de julho.
Aprovados no concurso PMERJ ainda devem passar pelo curso de
formação de soldados (Foto: Divulgação/PMERJ)
A Comissão de Candidatos também cobra a anulação de três questões da prova objetiva de História. Os concorrentes alegam que houve irregularidade e discrepância com o conteúdo programático exigido, na época.
Em caso de anulação, ao menos mil concorrentes atingiriam a pontuação para avançar as próximas etapas do concurso PMERJ 2014. FOLHA DIRIGIDA questionou a Polícia Militar do Rio de Janeiro sobre a possível anulação das questões de História no concurso PMERJ 2014. A corporação não respondeu até a última atualização deste conteúdo.
À medida que poderia ter mais aprovados no concurso PMERJ, a Polícia Militar do Rio de Janeiro trabalha com 30 mil soldados a menos que o estipulado em lei. A corporação deveria ter 37.541 profissionais na função, entretanto, conta com apenas 7.380.
Novo concurso PMERJ depende da chamada aprovados em 2014
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou que um novo concurso PMERJ para soldados só poderá ser aberto com a chamada dos 800 remanescentes da seleção de 2014. A posição foi publicada em sua página no Facebook.
Questionada sobre novos concursos e se a Segurança Pública estava esquecida pelo Estado, a equipe do governador disse que:
“Ainda não há uma previsão sobre novos concursos para a Polícia Militar. O governador só poderá abrir novos concursos após a convocação dos outros 800 candidatos do concurso de 2014, o que ocorrerá no decorrer de 2020. #EquipeWitzel”.
Por sua vez, o secretário da Polícia Militar do Rio, coronel Rogério Figueiredo, afirmou que espera a corporação atingir 400 vacâncias para abrir uma nova turma no Curso de Formação.[tag_teads]
Segundo o presidente da Comissão de Servidores da Alerj, deputado Bruno Dauaire (PSC), a PMERJ tem cerca de 70 saídas por mês. O que inclui aposentadorias, mortes, exonerações e desligamentos em geral.
"Até o fim de abril, havia 252 postos vagos. Como há essa média mensal, o secretário afirmou que, entre julho e agosto, deverá atingir as 400 vagas para iniciar a formação", descreveu o parlamentar.
Em decorrência do Regime de Recuperação Fiscal, o Estado do Rio de Janeiro só pode fazer novas contratações para cargos que tenham vagado a partir de setembro de 2017, data de assinatura do RRF.
Estão em análise na Alerj projetos de lei que cobram a convocação de todos os remanescentes do concurso PMERJ 2014. A PM, dentro das restrições, espera abrir nova turma do curso de formação em agosto.
Resumo concurso PMERJ 2020
Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
Banca: a definir
Cargos: soldado
Requisitos: ensino médio completo; idade de 18 a 35 anos; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior
Concurso PMERJ: Witzel promete 2 mil vagas em novo edital
O governo do Estado do Rio de Janeiro sinaliza, desde 2019, que a abertura do novo concurso PMERJ está condicionada a convocação de todos os aprovados em 2014. De acordo com o governador Witzel, a estimativa é que o próximo edital tenha 2 mil vagas para o cargo de soldado.
"Estamos nos preparando para fazer um novo concurso este ano para mais 2 mil vagas e assim recompor a Polícia Militar", informou o governador no seu primeiro discurso oficial de 2020.
O cargo de soldado exige ensino médio completo, idade de 18 a 35 anos e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Assim como Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
Durante o curso de formação, os salários são de R$2.213,62. Depois da formatura, o valor passa para R$3.452,55. Em coletiva de imprensa, Witzel ressaltou que a nova seleção já teve autorização do subsecretário geral da Polícia Militar, coronel Márcio Basílio.
Questionada por FOLHA DIRIGIDA, a Assessoria de Imprensa da PM respondeu que "o concurso está em fase de planejamento".