Concurso PMERJ 2020: Witzel anuncia edital com 2 mil vagas de soldado
O governador do Rio de Janeiro confirmou que o novo edital do concurso PMERJ deve ser publicado em 2020 com 2 mil vagas de soldado
Autor:
Publicado em:02/12/2019 às 09:58
Atualizado em:02/12/2019 às 09:58
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, confirmou a abertura de um novo concurso PMERJ em 2020 para soldados. De acordo com ele, o edital deve ser publicado no início do ano com 2 mil vagas. O anúncio ocorreu no lançamento do programa 'Segurança Presente' na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital, na sexta-feira, 29.
Em seu discurso, Witzel esclareceu que o novo edital já teve o aval do subsecretário geral da Polícia Militar, coronel Márcio Basílio.
"O coronel Basílio já me adiantou que não só serão chamados (remanescentes do concurso de 2014) para prestar o serviço como também lançaremos o edital no ano que vem para mais 2 mil novos policiais. É o nosso compromisso de recompor a Polícia Militar", anunciou o governador.
A Assessoria de Imprensa da PM confirmou à FOLHA DIRIGIDA nesta segunda-feira, 2, que "o concurso está em fase de planejamento". A gestão do Estado já vinha apontando a realização de um novo concurso para soldado da Polícia Militar.
Isso porque Witzel anunciou que 8 mil novos PMs serão contratados até 2021. Como a última seleção para soldados, realizada em 2014, não teve esse quantitativo total de aprovados, o governo teria que abrir um novo concurso PMERJ para atingir a meta.
Durante o lançamento do 'Barra Presente', Witzel também confirmou que todos os aprovados no concurso PMERJ de 2014, com contratações pendentes, serão chamados no próximo ano. Além disso, os novos policiais receberão o treinamento adequado para realizar a função.
"Nós não podemos ser irresponsáveis de dar uma formação de três, quatro meses. A formação tem que ser séria. O trabalho que se exerce na rua exige muita dedicação e capacidade para que não percamos vidas", explicou Witzel.
A carreira de soldado exige nível médio completo, de 18 a 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante o curso de formação, os ganhos do soldado são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa para R$3.452,55.
Chamada de remanescentes é positiva ao concurso PMERJ 2020
A chamada de aprovados na seleção de 2014 é favorável ao novo concurso de soldados da PMERJ. Uma vez que o governo do Rio de Janeiro e a Polícia Militar já adiantaram que o próximo edital só será divulgado depois da convocação de todos os remanescentes.
A PM do Rio de Janeiro, em nota à FOLHA DIRIGIDA, constatou que “aguarda a convocação de todos os aprovados para o início de um novo processo”. Por outro lado, o porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, assegurou que os estudos de um novo concurso para soldados já foram iniciados.
No dia 18 de junho, o coronel recomendou que os interessados continuem estudando, porque um novo edital se aproxima.
"Temos um efetivo do concurso PMERJ 2014 que ainda será chamado. Para atender a capacidade operacional e da nossa formação, estamos realizando algumas obras no nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Então, logo que as obras forem concluídas e a capacidade de receber esses candidatos esteja plena, com a autorização do governador, iremos elaborar um novo concurso", detalhou Fliss.
Já o secretário da Polícia Militar, Coronel Figueredo, destacou que a recomposição do efetivo é uma das metas do governo estadual.
Sem concurso, PM tem menos 30 mil soldados que o previsto
Sem novos concursos PMERJ, a corporação tem cerca de 30 mil soldados a menos que o determinado em lei. A Polícia Militar do Rio deveria ter 37.541 agentes na função, no entanto, conta com somente 7.380. Os dados são de um levantamento feito pelo jornal O Globo, em setembro.
Para o próximo ano, a previsão do governo é que 4 mil aprovados no concurso PMERJ estejam em formação. Esse é o mesmo quantitativo de concursados que serão chamados em 2021, conforme dito pelo governador.
“Até o final deste ano, entregaremos, dessas tropas que estão em formação, 600 policiais militares. Mas, isso é apenas o começo. No ano que vem, serão mais 4 mil policiais. Para 2021, mais 4 mil e até 2022 teremos recompletado a Polícia Militar com 12 mil soldados”, explicou o governador.
Para atingir essa meta, a gestão terá que abrir novas vagas nos próximos três anos. Isso porque o último concurso PMERJ, realizado em 2014, tem cadastro de somente 3 mil aprovados.
Saiba mais sobre o novo concurso PMERJ: [VIDEO id="8897"]