Vale lembrar que, na última segunda, 11, a Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj realizou uma audiência para tratar sobre as provas anuladas da PMERJ.
O Ibade, banca organizadora, se mostrou favorável à continuação, ou seja, retomar a seleção.
A banca não compareceu ou enviou representantes, porém encaminhou uma nota à comissão afirmando que os casos foram isolados e não impactaram no resultado do exame.
O Ibade informou à Alerj que 160 candidatos foram eliminados, sendo 130 deles por uso indevido de aparelhos eletrônicos no concurso PMERJ 2023.
PMERJ diz que analisa providências internamente
Durante a audiência realizada na Alerj, a representante do Departamento de Recrutamento e Seleção de Pessoal, tenente-coronel Carla Martins, falou que ainda não existe uma data para a realização da nova prova objetiva.
"Estamos analisando internamente os próximos passos. Nós vamos garantir o máximo de transparência e justiça para que todos tenham as mesmas chances”, afirmou a policial.
A audiência contou com a presença de vários candidatos e, também, de membros da Comissão de Segurança Pública da Alerj.
O presidente da comissão, deputado Márcio Gualberto (PL), disse que que vai articular uma reunião com o governador Cláudio Castro e representantes dos candidatos do concurso de 2023, além de candidatos de concursos anteriores.
“Existem aproximadamente 255 denúncias só no Ministério Público e sabemos das investigações no âmbito da Polícia Civil. Se o governador perceber, diante dessas investigações, que a decisão foi em algum nível precipitada, ele pode rever esse ato. É isso que estamos esperando: ou que ele reveja ou que mantenha, de acordo com as apurações em curso”, explica o parlamentar.
Diversos candidatos do concurso PMERJ 2023 estiveram presentes na audiência e todos são contra a anulação da prova e defendem a retomada do concurso.
Para o deputado Filippe Poubel (PL), que também faz parte da Comissão de Segurança Pública, validar a realização dessa a validação da prova objetiva, sob suspeita de fraude, prejudica os candidatos que participaram de forma honesta.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!
Comissão da Alerj planeja se reunir com o governador Cláudio Castro para posicionamento sobre provas anuladas
(Foto: PGE RJ)
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
Concurso PMERJ deve ter nova prova
A anulação das provas foi anunciada pelo governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro e confirmada pela PMERJ.
Segundo Castro, uma nova prova será aplicada. No entanto, o governo não afirma se será escolhida uma nova banca ou se manterá o Ibade à frente da organização.
“Quem se inscreveu pode ficar tranquilo que em breve vamos anunciar as novas datas para a realização das provas, que acontecerão ainda este ano", disse Castro.
Também não se sabe quando será a nova prova. O cronograma retificado deve ser divulgado em breve.
Entenda o que aconteceu nas provas da PMERJ
As provas do concurso PMERJ foram marcadas por denúncias de candidatos. Eles relataram atraso na abertura e fechamento dos portões, uso de celulares, fiscais despreparados e mais. Além disso, uma operação da corporação prendeu 20 criminosos.
No domingo, 27, Folha Dirigida por Qconcursos esteve no campus de Nova Iguaçu da Estácio de Sá, realizando a cobertura dos exames.
Por lá, os portões fecharam com quase 30 minutos de atraso. As provas começaram somente às 11h, com duas horas de atraso, e não haviam fiscais suficientes.
Em grupos de mensagens, candidatos trocaram detalhes da prova e passaram respostas. Veja todos os detalhes aqui!
Como foram as provas da PMERJ?
Nesta primeira etapa, foram cobradas 50 questões, com a seguinte distribuição:
- Língua Portuguesa (dez questões);
- Matemática Básica (dez);
- Noções de Direitos Humanos (dez);
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ (dez); e
- Noções de Direito Penal e Processo Penal (dez).
Cada questão terá o valor de dois pontos. Será classificado na prova objetiva quem obtiver concomitantemente 60% dos pontos e não zerar nenhuma disciplina.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro oferece o total de 2 mil vagas para soldados. Desse número, 200 são para sexo feminino e 1.800 para sexo masculino.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!