Confira aqui a audiência
A Casa legislativa informou que o objetivo da audiência é discutir as possíveis irregularidades durante a aplicação da prova objetiva do concurso.
Presidente do colegiado, o deputado Márcio Gualberto (PL) falou sobre a realização da audiência, dizendo que foi recebido um grande volume de demanda pela comissão, além de relatos sobre fraudes e falhas na realização.
O objetivo do debate, segundo ele, é tentar garantir a lisura do concurso.
"Vamos debater de forma ampla os caminhos a serem percorridos até que alcancemos o objetivo de garantir a lisura do processo seletivo. O grande volume de demandas recebidas por esta Comissão e os inúmeros relatos veiculados pela mídia em relação às possíveis fraudes e falhas na realização e fiscalização da prova nos deixaram estarrecidos e extremamente preocupados. Por isso, decidimos debater esse tema em audiência pública”, comentou o parlamentar.
Apesar da audiência, nenhum representante do Ibade, organizador, compareceu. A banca alegou que, em vista do convite ter sido feito em curto espaço de tempo, não foi possível comparecer.
Recentemente, a reportagem da Folha Dirigida questionou a PMERJ e o Ibade sobre o andamento das investigações e próximos passos.
Em nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro informa que as apurações relativas ao concurso seguem em andamento e não divulgou prazos.
"Ainda não há prazo definido e os trâmites para o novo certame seguem em curso", disse.
O Ibade, por sua vez, comentou que foram adotados "todos os procedimentos prévios de segurança de forma a possibilitar a lisura do Certame, não se tendo notícia de vazamento de qualquer conteúdo das provas aplicadas.
Leia também:
+ Concurso PMERJ: candidatos dividem opinião sobre anular a prova
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, já confirmou que uma nova prova será aplicada. No entanto, ainda não afirma se será escolhida uma nova banca ou se manterá o Ibade à frente da organização.
“Quem se inscreveu pode ficar tranquilo que em breve vamos anunciar as novas datas para a realização das provas, que acontecerão ainda este ano", disse Castro.
Ainda não se sabe quando será a nova prova. O cronograma retificado deve ser divulgado em breve.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!
Concurso PMERJ é tema de audiência na Alerj
(Foto: Agência Brasil)
Veja o que aconteceu nas provas da PMERJ
As provas do concurso PMERJ foram marcadas por denúncias de candidatos. Eles relataram atraso na abertura e fechamento dos portões, uso de celulares, fiscais despreparados e mais. Além disso, uma operação da corporação prendeu 20 criminosos.
No domingo, 27, Folha Dirigida por Qconcursos esteve no campus de Nova Iguaçu da Estácio de Sá, realizando a cobertura dos exames.
Por lá, os portões fecharam com quase 30 minutos de atraso. As provas começaram somente às 11h, com duas horas de atraso, e não haviam fiscais suficientes.
Em grupos de mensagens, candidatos trocaram detalhes da prova e passaram respostas. Veja todos os detalhes aqui!
Como foram as provas da PMERJ?
Nesta primeira etapa, foram cobradas 50 questões, com a seguinte distribuição:
- Língua Portuguesa (dez questões);
- Matemática Básica (dez);
- Noções de Direitos Humanos (dez);
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ (dez); e
- Noções de Direito Penal e Processo Penal (dez).
Cada questão terá o valor de dois pontos. Será classificado na prova objetiva quem obtiver concomitantemente 60% dos pontos e não zerar nenhuma disciplina.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro oferece o total de 2 mil vagas para soldados. Desse número, 200 são para sexo feminino e 1.800 para sexo masculino.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!