As provas objetivas, que vão acontecer neste domingo, 27, terão a duração de 4h. A abertura dos portões será às 8h e o fechamento às 9h, considerando o horário oficial de Brasília DF.
Os candidatos deverão acessar e imprimir o comunicado oficial da convocação para a prova, constando data, horário e local de realização. O documento está disponível no site do Ibade.
Para realizar as provas objetivas, os candidatos precisam ficar atentos às seguintes instruções:
- É obrigatório apresentar documento oficial de identificação original com foto e assinatura, em meio físico, portanto, fica vedada a apresentação pelo candidato da Carteira Nacional de Habilitação (CNHe) ou qualquer outra Carteira de Identidade em meio eletrônico;
- O candidato deverá, ainda, obrigatoriamente, levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, não podendo utilizar outro tipo de caneta ou material;
- Somente serão permitidos recipientes ou embalagens que sejam fabricados com material transparente;
- Os candidatos que possuam cabelos longos deverão prendê-los, deixando as orelhas à mostra.
Após a entrada em sala, o candidato não poderá realizar qualquer espécie de consulta ou se comunicar com outros candidatos. O uso de livros, aparelhos eletrônicos e relógios também estão proibidos.
Além disso, é importante destacar que está proibido o porte de armas nos locais das provas.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? O QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA de setembro e conquiste uma das mais de 100 mil vagas ainda em 2023!
Veja as instruções das provas do concurso PMERJ
(Foto: Agência Brasil)
Como serão as provas deste domingo, 27?
No domingo, 27, os candidatos irão realizar as provas objetivas do concurso PMERJ. A avaliação, de caráter eliminatório e classificatório, será constituída por 50 questões de múltipla escolha.
Os candidatos vão responder questões sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Matemática Básica: 10 questões;
- Noções de Direitos Humanos: 10 questões;
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ: 10 questões; e
- Noções de Direito Penal e Processo Penal: 10 questões.
Para o candidato ser aprovado é necessário que ele acerte ao menos 60% das questões e não zere qualquer uma das disciplinas.
Os candidatos aprovados irão realizar as provas da segunda etapa, prova discursiva, no dia 29 de outubro.
Saiba mais sobre o concurso PMERJ
O edital oferece 2 mil vagas para o cargo de soldado. São 200 vagas para o sexo feminino e 1.800 para o sexo masculino.
Há cotas para negros, indígenas e pessoas com hipossuficiência econômica. A seleção, no entanto, não reserva vagas para pessoas com deficiência, tendo em vista as peculiaridades do exercício do cargo de soldado.
Os requisitos para o ingresso no cargo de soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro são os seguintes:
- nível médio completo;
- idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
- altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
Os ganhos iniciais dos aprovados no concurso serão de R$2.956,14, durante o curso de formação, e de R$5.233,88, após a formatura.
Não quer perder nenhuma novidade e ser o primeiro a saber sobre todas as informações sobre concurso públicos? Acompanhe o nosso canal no Telegram.