Confira a seguir as principais informações!
Como ficará o limite de idade?
Um dos requisitos previsto para ingresso na carreira de soldado e que consta no edital publicado pela antiga banca é ter idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia para o ato de inscrição no concurso (14 de junho).
"Considera-se aquela idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário", diz o edital.
Após a anulação das provas e a demora para a retomada da seleção, bem como a remarcação da prova, a dúvida de muitos candidatos era se haveria mudanças na idade máxima. Afinal candidatos que já haviam completado 32 anos temiam uma possível reabertura do prazo.
No comunicado divulgado pela FGV, foi confirmado que o requisito não sofrerá alteração.
"O requisito previsto no 3.1.2 permanece inalterado, considerando o prazo original do primeiro dia de inscrição previsto no Edital de Abertura."
Portanto, segue prevalecendo a contagem a partir do primeiro dia de inscrição previsto no edital de abertura, divulgado em 2023.
Além do limite de idade acima, a carreira de soldado também conta com os seguintes requisitos:
- nível médio completo;
- altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
Os requisitos acima também permanecem válidos e serão considerados.
Haverá devolução da taxa de inscrição?
Sim! De acordo com o comunicado, o candidato que preferir não continuar na seleção poderá solicitar a devolução da taxa de inscrição que foi paga para participar do concurso.
Para isso, será necessário acessar o site da FGV a partir das 16h do dia 9 de janeiro até as 20h do dia 18 deste mês.
É obrigatório preencher devidamente todos os campos do requerimento de devolução da taxa e informar os dados conta bancária (corrente ou poupança) e pessoais (nome completo, identidade, CPF, endereço) do titular da conta.
A banca informa que não será permitido a devolução através de conta-salário ou chave PIX.
O candidato que solicitar a devolução será considerado desistente e não poderá participar da prova.
Inscrições serão reabertas?
Assim como antecipado pela PMERJ à Folha Dirigida por Qconcursos, o comunicado confirma oficialmente que não haverá reabertura do prazo de inscrição.
No documento divulgado pela FGV, consta a lista de todos os candidatos com inscrições homologadas. Somente estes poderão realizar as provas na nova data. Ao todo, são mais de 119 mil inscritos.
Será preciso se inscrever novamente?
Outra dúvida de muitos candidatos é sobre a necessidade de realizar uma nova inscrição. A PMERJ confirma que recebeu o banco de dados do Ibade e forneceu à FGV.
No entanto, os candidatos já inscritos deverão, obrigatoriamente, realizar uma a confirmação dos dados por meio de um específico que será disponibilizado pela FGV, das 16h do dia 9 de janeiro de 2024 às 20h do dia 18 de janeiro.
Detalhes importantes:
◘ Candidatos que já possuam cadastro na FGV poderão acessar todas as informações usando as suas informações de login (CPF) e senha previamente cadastrados.
◘ Candidatos que não possuem na FGV receberão um e-mail até a dia 9 de janeiro com as orientações necessárias para realização do primeiro acesso
◘ Candidatos que não receberem o e-mail até a data de 9 de janeiro deverão enviar e-mail para concursopmerj24@fgv.br solicitando as informações, até a data limite de 12 de janeiro de 2024.
Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!
Edital do concurso PMERJ para soldado será republicado e data da nova prova é divulgada
(Foto: Agência Brasil)
Governador anuncia nova data da prova do concurso PMERJ
O governador Cláudio Castro foi o responsável por divulgar a nova data da prova do concurso PMERJ, que será reaplicada no dia 7 de abril para os concorrentes às vagas de soldado.
"Queria dar uma excelente notícia para vocês. A prova está marcada (..) será no próximo dia 7 de abril. Corrigimos e a Fundação Getulio Vargas (FGV) assumiu a prova e eu não tenho dúvidas que será uma excelente prova, que você terá toda a condição e a gente vai estar esperando de braços abertos." disse o governador do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta, 4.
As provas da PMERJ foram aplicadas no dia 27 de agosto, com várias intercorrências.
Após a anulação e investigações, o contrato com a antiga banca, o Ibade, foi rescindido e a Polícia Militar do Rio de Janeiro abriu uma nova licitação.
Como serão as provas da PMERJ?
Embora precise ser reaplicada, já foi confirmado pela PMERJ e pela FGV que a prova terá a mesma estrutura da anterior, seguindo a configuração e conteúdo do primeiro edital.
O termo de referência confirma que a PMERJ não alterou nenhuma disciplina, critérios de aprovação ou etapas complementares.
A prova objetiva terá 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas e apenas uma correta.
A avaliação terá uma escala de zero a 100 pontos, sendo que cada questão terá valor de dois pontos. As disciplinas da prova objetiva serão:
- Língua Portuguesa;
- Matemática Básica;
- Noções de Direitos Humanos;
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ; e
- Noções de Direito Penal e Processual Penal.
Será considerado aprovado na objetiva o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de pontos da prova objetiva e não zerar qualquer uma das disciplinas.
A segunda será composta pela prova discursiva, que será uma redação, visando avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da Língua Portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.
A redação será aplicada em uma data posterior e avaliada na escala de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos.
Além dessas duas fases, a PMERJ aplicará outras sete etapas, sendo elas:
- preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do exame social e verificação dos requisitos para inscrição no concurso;
- exame antropométrico;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- exame psicológico;
- exames médicos;
- exame social e toxicológico; e
- avaliação documental.
Os aprovados terão ganhos conforme o momento da carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos receberão R$2.956,41 (valor bruto).
Fique por dentro dos concursos!