Concurso PMERJ: ingresso de 8 mil soldados é confirmado; entenda!

Polícia Militar do Rio de Janeiro confirma o ingresso de 8 mil aprovados em concursos PMERJ, para soldado, a partir deste ano. Confira!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:10/04/2025 às 15:45
Atualizado em:10/04/2025 às 16:38

A Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou o ingresso de 8 mil soldados a partir deste ano. O quantitativo será distribuído entre os aprovados do último concurso PMERJ e do próximo edital.


No início de abril, o governador Cláudio Castro chegou a falar sobre esse número de policiais em visita ao evento LAAD Defesa & Segurança. "Já chamamos 4 mil policiais militares, ainda vão entrar mais 4 mil policiais militares", disse.


A fala do governador, no entanto, não deixava claro se todos os 8 mil soldados seriam provenientes do último concurso PMERJ, aberto em 2023, por meio da chamada de excedentes.


A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida questionou a PMERJ sobre o assunto. A corporação esclareceu que 4 mil serão convocados da seleção de 2023 e os demais 4 mil serão por meio de um novo concurso, previsto para 2026.

"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, ao longo deste ano de 2025 e de 2026, os 4 mil candidatos aprovados no último concurso para o Curso de Formação de Soldados estarão ingressando e sendo formados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Corporação. Ainda em 2026, será realizado um novo concurso para seleção de outros 4 mil candidatos, que, da mesma forma, ingressarão no CFAP".

Segundo a PMERJ, os preparativos do novo concurso estão em estágio inicial e as demais informações ainda serão definidas.

PM do Rio de Janeiro confirma novo concurso para soldados em 2026

(Foto: PMERJ)


A autorização do novo concurso será divulgada no Diário Oficial do Estado. A partir dessa formalização, a Polícia Militar poderá seguir com os trâmites, como a escolha e contratação da banca organizadora.


Comece sua preparação para o novo concurso PMERJ com videoaulas, apostilas digitais e questões. Acesse aqui!

Último concurso PMERJ tem convocações em andamento

A Polícia Militar do Rio de Janeiro abriu, em 2023, um concurso com 2 mil vagas imediatas para soldados. No ano seguinte, a oferta foi ampliada de 2 mil para 4 mil vagas. Ou seja, o governo autorizou a chamada de excedentes.


Para chegar a esse número total, a PMERJ realiza convocações escalonadas com 500 aprovados, para ingresso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).


A primeira turma, com 529 aprovados, começou o curso de formação em março deste ano. Conforme a PM, outros 1.500 aprovados iniciarão a formação ainda em 2025.


Esse quantitativo será dividido em três turmas, com 500 alunos cada, com início previsto para os meses de:

  • maio;
  • agosto; e
  • outubro

Os demais classificados serão incorporados no decorrer de 2026, até o quantitativo de 4 mil novos policiais militares, segundo o governador.

"Nós investimos muito em tecnologia e logística, mas nada pode superar o material humano. E esse contexto é tão importante que nós realizamos esse concurso com a previsão de ingresso de 2 mil policiais, mas eu já determinei a extensão deste quantitativo para o dobro desse número", disse o governador Cláudio Castro.

Veja os requisitos e salários do soldado da PM do Rio

A carreira de soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro exige:

  • nível médio completo;
  • idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso, considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
  • altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.

Os aprovados terão ganhos conforme o momento da carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos recebem R$2.956,41 (valor bruto).


Após a formatura, os soldados passam para o salário inicial de R$5.233,88. A contratação é feita pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do militar.


O concurso não pode ter mais a divisão de vagas entre homens e mulheres, após o acordo e decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Desta forma, a integralidade da oferta fica disponível para ambos os sexos.


→ Baixe grátis o Calendário do Concurseiro de Abril e tenha em mãos um guia completo para estruturar sua preparação e não perder nenhuma data importante.

Próximo concurso PMERJ pode não ter mais limite de idade

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro deferiu uma medida cautelar para suspender os efeitos da Lei 9.546/2022, que estabelece o limite de idade em 32 anos, para a participação nos concursos PMERJ e CBMERJ.


A medida deve ter efeitos ex nunc, ou seja, a partir da decisão, concedida em fevereiro.

"(...) defiro a medida cautelar, nos termos da fundamentação supra, para suspender os efeitos da lei nº n.º 9.546/2022 do Estado do Rio de Janeiro, com efeitos ex nunc, preservando-se as situações jurídicas já constituídas sob a égide da lei impugnada", consta na decisão da desembargadora do TJ RJ, Renata Cotta, relatora da ação.

Isso significa que os concursos abertos desde a publicação da Lei 9.546/2022 estão mantidos na forma que os editais foram publicados. Nada muda para eles.


Apenas os novos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro poderão ser impactados pela decisão. Como, por exemplo, o novo edital para soldados da PMERJ.


Vale mencionar que foi deferida uma medida cautelar até o julgamento definitivo da ação pelo Órgão Especial do TJ RJ. Assim, é possível que a exigência seja retomada, dependendo da decisão definitiva do tribunal.

Candidatos a soldado passam por diferentes etapas

Os concursos para soldado da PMERJ são compostos por diferentes etapas, como:

  • provas objetivas;
  • provas discursivas;
  • preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do exame social e verificação dos requisitos para inscrição no concurso;
  • exame antropométrico;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • exame psicológico;
  • exames médicos;
  • exame social e toxicológico; e
  • avaliação documental.

No último concurso, a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a banca organizadora. Nas provas objetivas, foram cobradas 50 questões objetivas sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática Básica;
  • Noções de Direitos Humanos;
  • Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ; e
  • Noções de Direito Penal e Processual Penal. 

Dos mais de 60 mil presentes nas provas objetivas, somente 11 mil atingiram a pontuação mínima e foram convocados para as discursivas, que consistiram em uma redação.