Concurso PMERJ: sai convocação para ingresso de 400 aprovados
Polícia Militar do Rio de Janeiro convoca mais 400 aprovados no concurso PMERJ 2014 para início no curso de formação profissional. Confira!
Autor:
Publicado em:13/08/2020 às 07:05
Atualizado em:13/08/2020 às 07:05
A Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro publicou o cronograma para a incorporação de 400 aprovados no concurso PMERJ para soldados, realizado em 2014. A convocação para o curso de formação profissional foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 13.
Confira a lista completa de convocados:
Para evitar aglomerações, conforme orientação das autoridades sanitárias pela pandemia da Covid-19, a apresentação da nova turma será feita de forma fracionada ao longo de quatro dias.
Os novos convocados serão divididos em quatro grupos de 100 pessoas, que se apresentam em dois turnos – 50 concursados de manhã e 50 à tarde.
Cada um terá um dia para apresentação na Diretoria de Recrutamento e Seleção de Pessoal. A incorporação terá início na próxima segunda-feira, 17. O cronograma se estende até o dia 20 de agosto.
Além dos procedimentos previstos em cada apresentação, os concursados serão submetidos a teste para Covid-19, com entrega de kits e suporte profissional da Diretoria Geral de Saúde (DGS) da Corporação.
Os candidatos deverão comparecer trajando o uniforme para incorporação. Isto é, calça jeans azul básica, camisa branca sem qualquer estampa, tênis preto, meia preta, cinto preto e cantil preto com porta cantil. Além de cadeado de chave pequeno, jogo de talhares e caneca plástica na cor azul.
Para os homens, será necessário estar com a barba feita e com o cabelo na máquina 2. Já para as mulheres, será preciso estar com o cabelo preso com coque na nuca, presilha preta e rede no coque. Ambos sem qualquer tipo de bijuteria e maquiagem.
Em função do Coronavírus, a corporação orienta que os candidatos se apresentem com álcool em gel para uso individual e com máscara de proteção na cor preta.
Enquanto perdurarem as normas sanitárias vigentes, a nova turma fará o Curso de Formação de Soldados (CFSD) de forma fracionada para restringir aglomerações e, assim, reduzir o risco de contaminação.
A convocação dos 400 aprovados no concurso PMERJ foi autorizada pelo governador Wilson Witzel em 6 de agosto. Tais candidatos ingressarão no curso de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), com o objetivo de reforçar o policiamento no Estado.
"A Polícia Militar está em condições de convocar mais 400 candidatos do concurso de 2014. Nós faremos esta convocação imediatamente. O Centro de Seleção já está pronto para recebê-los, bem como o CFAP também. Tudo será feito de forma imediata", confirmou o comandante-geral da PM, coronel Rogério Figueredo.
Durante o curso de formação, os convocados recebem treinamentos teóricos e práticos sobre a carreira de soldado. O comandante do CFAP, coronel Marcelo Teixeira, revelou detalhes sobre o curso. Confira no material exclusivo da FOLHA DIRIGIDA.
O concurso PMERJ ainda apresenta 400 remanescentes, aprovados em 2014. De acordo com o governo do Estado, a intenção é que todos sejam convocados para o curso de formação até o final do ano.
Por sua vez, o secretário de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Rogério Figueredo, prevê que em até quatro meses possa chamar os demais 400 aprovados. Para isso, a corporação deve ter esse número de cargos vagos contabilizado.
Isso considerando as restrições impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) ao qual o Estado está submetido. De acordo com as regras do RRF, os órgãos estaduais só podem realizar novas contratações para cargos que tenham vagado a partir de setembro de 2017, data da assinatura do Regime.
“Faremos novamente a contagem da vacância para chamar os outros 400. De três a quatro meses vamos conseguir finalizar os 800”, afirmou Figueredo, em julho, em entrevista à TV PMERJ, no Youtube.
Segundo dados divulgados pelo presidente da Comissão de Servidores da Assembleia Legislativa (Alerj), deputado Bruno Dauaire (PSC), a PMERJ tem a média de 70 saídas mensais. O número inclui desligamentos por aposentadorias, mortes, exonerações, entre outros motivos.
Na Alerj, projetos de lei que preveem a convocação de todos os remanescentes do concurso PMERJ 2014 estão em tramitação.
O próximo edital só será publicado, no entanto, com a chamada de remanescentes da seleção de 2014.
“Finalizando a chamada dos 800 aprovados do concurso de 2014, é a intenção do governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, destacou Figueredo.
O cargo de soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro requer o ensino médio completo, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro considerou inconstitucional a Lei Estadual nº 8.658/2019, que aumenta a idade máxima para as carreiras militares do Rio de Janeiro para 35 anos. A liminar foi publicada no dia 11 de agosto, de forma que aidade máxima para ingresso nas corporações volta a 30 anos.
Ao longo do curso de formação, os salários são de R$2.213,62. Depois da formatura, o valor passa para R$3.452,55.
Resumo concurso PMERJ
Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
Banca: a definir
Cargos: soldado
Requisitos: ensino médio completo; idade de 18 a 30 anos; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior