Concurso PMERJ soldado: contrato é suspenso e banca será multada

A Polícia Militar do Rio de Janeiro conclui o Processo Administrativo Sancionatório acerca das provas do concurso PMERJ e aplica punições ao Ibade.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:13/10/2023 às 13:10
Atualizado em:13/10/2023 às 10:37

O relatório final do Processo Administrativo Sancionatório (PAS) acerca das provas do concurso PMERJ foi entregue. O secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Marinho, decidiu pela suspensão do contrato e aplicação de multas ao Ibade após apuração das irregularidades.


A decisão do secretário acompanha as providências sugeridas pela encarregada pelo processo e pelo diretor geral de Pessoas, Claudio de Bessa.


Portanto, foram aplicadas as seguintes sanções à banca:

  • suspensão temporária de participação e impedimento de contratar com a administração, descredenciamento no SIGA, pelo prazo de 12 (doze) meses; instruída no art. 87, III da Lei Federal nº 8.666/1993 e
  • multa de 20% (vinte) por cento do valor do contrato; instruídas, respectivamente, art.87, II e suas correlatas; na cláusula, XIII do Contrato n° 011/2023.

 A encarregada pelo processo administrativo avaliou as respostas encaminhadas pelo Ibade após as notificações da PMERJ e chegou a conclusão de que a banca deveria ser punida pelas seguintes sanções.


Vale relembrar que a Polícia Miltiar enviou diversas notificações ao Ibade, conforme documentos obtidos pela Folha Dirigida por Qconcursos.


Inclusive, o atraso nas informações solicitadas pelo gestor do contrato, a ausência de dados, descumprimento de prazos e todas as demais irregularidades são apontadas. Em resposta, o Ibade informa que "não há o que se falar em descumprimento contratual" na maioria dos tópicos.


Governador prevê nova prova ainda este ano

O tempo é curto, mas o governador Cláudio Castro tem o desejo de que a nova prova do concurso PMERJ seja aplicada ainda este ano. Recentemente, ele disse que a nova data seria divulgada "em duas semanas", mas o prazo esgotou.


Foi o governador, inclusive, o responsável por anunciar publicamente a anulação das provas, em 31 de agosto.


Segundo Castro, uma nova prova será aplicada. No entanto, o governo ainda não confirma se será escolhida uma nova banca.

“Quem se inscreveu pode ficar tranquilo que em breve vamos anunciar as novas datas para a realização das provas, que acontecerão ainda este ano", disse Castro.

O cronograma retificado deve ser divulgado em breve. Na internet, muito se fala que a Fundação Getulio Vargas (FGV) será a escolhida, mas não há informações oficiais a respeito.


Recentemente, a PMERJ adiou, por tempo indeterminado, as provas do concurso para a Saúde, que também têm o Ibade como organizador.


Toda aprovação começa com um plano! Invista na melhor preparação, com as assinaturas do Qconcursos e garanta uma das mais de 100 mil vagas em concursos em 2023!

Após várias notificações e processos administrativos, contrato com o Ibade é suspenso no concurso PMERJ

(Foto: Agência Brasil)


+ Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas na região Sudeste.


Entenda o que aconteceu nas provas da PMERJ

As provas do concurso PMERJ foram marcadas por denúncias de candidatos. Eles relataram atraso na abertura e fechamento dos portões, uso de celulares, fiscais despreparados e mais. Além disso, uma operação da corporação prendeu 20 criminosos.


No domingo, 27, Folha Dirigida por Qconcursos esteve no campus de Nova Iguaçu da Estácio de Sá, realizando a cobertura dos exames.


Por lá, os portões fecharam com quase 30 minutos de atraso. As provas começaram somente às 11h, com duas horas de atraso, e não haviam fiscais suficientes.


Em grupos de mensagens, candidatos trocaram detalhes da prova e passaram respostas. Veja todos os detalhes aqui!


Concurso PMERJ oferece 2 mil vagas de soldados

A Polícia Militar do Rio de Janeiro oferece 2 mil vagas para soldados. Desse quantitativo, 200 são para sexo feminino e 1.800 para o sexo masculino.


Há cotas para negros, indígenas e pessoas com hipossuficiência econômica.


A seleção, no entanto, não reserva vagas para pessoas com deficiência, tendo em vista as peculiaridades do exercício do cargo de soldado.O cargo de soldado da PM do Rio de Janeiro apresenta os seguintes requisitos:

  • nível médio completo;
  • idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
  • altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.

Os aprovados terão ganhos conforme o momento de carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos receberão R$2.956,41 (valor bruto).


Após a formatura, os soldados passarão para o salário inicial de R$5.233,88. A contratação será feita pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do militar.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!