Concurso PC-PA: governo abre licitação para contratar banca
Governo do Pará abre licitação para contratar banca para concurso da Polícia Civil, que terá 1,4 mil vagas de nível superior.
Autor:
Publicado em:17/11/2019 às 23:30
Atualizado em:17/11/2019 às 23:30
O Governo do Estado do Pará tem previsão de realizar um novo concurso Polícia Civil-PA. Nesta segunda-feira, 18, foi publicada a licitação para contratação de banca.
De acordo com o documento, a abertura das propostas está prevista para o dia 6 de janeiro de 2020, às 9h. Durante o processo de licitação, serão analisadas as propostas das empresas interessadas em conduzir o concurso e escolhida a de menor valor. A íntegra do edital poderá ser consultada no portal de Compras do Governo.
As propostas serão recebidas a partir desta segunda-feira, 18, até o horário da abertura, no dia 6. O extrato do edital de concorrência pública está assinado pela secretária de Administração do Estado, Hana Sampaio Ghassan.
Assim que a empresa for escolhida, terá seu contrato assinado e homologado. Uma vez escolhida a banca, a próxima etapa será a publicação do edital. A seleção visará o provimento de vagas em cargos de vários níveis.
A publicação do edital de edital de licitação para escolha da banca do concurso PC-PA já era prevista para esta segunda, 18. Isso porque na última quinta-feira, 14, o governador Helder Barbalho publicou um vídeo nas redes sociais confirmando o início desta etapa e a oferta de vagas para a corporação, além da Polícia Militar.
"Contratada as empresa, iremos iniciar o certame para que ainda no primeiro semestre (2020) nós já estejamos realizando o concurso, tendo o resultado já para fazer o chamamento dos aprovados. Investimentos que estamos fazendo para melhorar e ampliar a presença de polícia nas ruas com estratégia, com ações ostensivas e fortalecendo a Segurança Pública, direito da população paraense", disse o governador do Pará.
Número de vagas e de cargos estão confirmados
A seleção vai ofertar 1.495 vagas em diversos cargos. Do total de postos, 265 serão para o cargo de delegado, 252 para escrivão, 818 para investigador e 160 para papiloscopista. A informação foi confirmada no dia 25 de setembro, pela Folha Dirigida.
Por meio das redes sociais, a corporação mandou uma mensagem aos candidatos "Alô, concurseiros. Mantenha foco total nos estudos e nos treinos. Já temos o quantitativo de vagas por cargo para o concurso da Polícia Civil do Pará."
Para todos estes cargos é exigida formação de nível superior, com remunerações básicas iniciais, de acordo com os últimos concursos, de R$5.204,05 para investigador, escrivão e papiloscopista e de R$12.250 para delegado.
Já no dia 18 de setembro, a instituição deu os primeiros passos para o processo de escolha da banca organizadora do concurso Polícia Civil-PA. Foi criada uma comissão especial que cuidará de todos os trâmites para a contratação da empresa.
O concurso da Polícia Civil do Pará foi anunciado em abril, pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho. Na época, o chefe do Executivo anunciou 1.500 vagas, nos mesmos cargos confirmados (delegado, escrivão, investigador e papiloscopista).
Além disso, naquela ocasião confirmou edital para este ano. No entanto, como o processo de escolha da banca será concluído somente em 2020, esse prazo será postergado e o documento com todas as regras ficará par ao primeiro semestre do próximo ano.
Último concurso PC-PA permanece válido
Em janeiro deste ano, o governador do estado do Pará, Helder Barbalho autorizou a prorrogação, por mais um ano, do prazo de validade do concurso Polícia Civil-PA de 2016. Dessa forma, seria possível convocar até 472 excedentes.
Somente poderão ser convocados aqueles dentro do cadastro de reserva, ou seja, que foram aprovados e alcançaram nota mínima. Estes, passarão pelo Curso de Formação de Policiais Civis do Pará, coordenado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol).
O último concurso teve como organizadora a banca Funcab. Os participantes foram avaliados por meio de diversas etapas, como provas escritas, provas de capacitação física, exame médico, exame psicológico e investigação social.