Concurso Polícia Civil-RN: delegada-geral prevê mais de 400 vagas
Com edital previsto até abril, a delegada-geral da PC-RN confirmou a previsão de mais de 400 vagas para o novo concurso Polícia Civil-RN.
Autor:
Publicado em:08/01/2020 às 07:18
Atualizado em:08/01/2020 às 07:18
Boas notícias para quem aguarda o novo concurso Polícia Civil-RN. Em entrevista a rádio 96FM Natal, a delegada-geral da PC-RN, Ana Claudia Saraiva, falou sobre o novo número de vagas previsto. Segundo ela, serão mais de 400 vagas para o próximo edital.
A delegada-geral explicou que, para atualizar o pedido do novo concurso, o número de vagas foi reavaliado. Após os estudos da necessidade da corporação, o próximo edital deverá contar com 307 oportunidades para a carreira de agente de polícia, 33 para escrivão e 63 para delegado, totalizando 403 vagas.
Todas as oportunidades têm o nível superior como requisito. No caso do delegado, no entanto, é preciso ter graduação em Direito.
Ainda durante a entrevista, a delegada-geral revelou que a Polícia Civil conta com 1.360 policiais, quando deveria ter 5 mil efetivos. Desta forma, é possível que, ao longo da validade do concurso, mais aprovados sejam chamados.
"Como o déficit é muito grande e diante da possibilidade de aumentar as vagas, não tinha sentido fazer um concurso sem atualizar esse quantitativo", explicou a delegada-geral.
Em novembro de 2019, em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte revelou também os salários iniciais e finais que devem ser oferecidos no próximo edital. São eles:
Segundo ela, um novo processo para a realização do concurso está sendo realizado, mas o cronograma já está fechado. Em suas redes sociais, a governadora publicou um vídeo na presença da delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva, e da secretária de Administração e Recursos Humanos, Virgínia Ferreira, que falaram sobre a seleção.
"A nossa intenção é já em agosto (2020) começarmos a formação. Em abril (de 2020), então, após a a contratação da empresa, será lançado o edital. Então, em 2021, iniciaremos já com a contratação dos novos policiais civis, após os quatro meses do período de formação", disse a delegada geral.
Último concurso PC-RN foi em 2008
Publicado em 2008, o último concurso Polícia Civil-RN contou com 438 vagas. Deste total, 107 foram para escrivão, 263 para agente e 68 para delegado. O Cebraspe foi o organizador.
Na época, os candidatos foram avaliados por meio de seis etapas, sendo elas: prova objetiva; e discursiva; avaliação física (exceto para o cargo de escrivão); prova prática (escrivão); exame psicotécnico; e curso de formação.
A prova objetiva contou com 100 questões. Deste total, 30 foram de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Noções de Informática e Atualidades) e 70 Específicos.
Na avaliação discursiva os candidatos tiveram que redigir um texto (narrativo, descritivo ou dissertativo) de até 30 linhas. O tema poderia abordar qualquer área de conhecimento prevista no edital.