O novo concurso Penal PB deve ter o seu edital publicado até dezembro deste ano, podendo sair até antes desse prazo.
A informação foi passada pelo presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado da Paraíba (SINDPP), Kécio Lyra.
O novo concurso Penal PB deve ter o seu edital publicado até dezembro deste ano, podendo sair até antes desse prazo.
A informação foi passada pelo presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado da Paraíba (SINDPP), Kécio Lyra.
Ele também comentou a previsão de provas no primeiro semestre de 2025, após nova consulta com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Vale lembrar que, recentemente, o representante da categoria também informou que o concurso da Polícia Penal da Paraíba deverá contar com oferta de mil vagas.
Para quem está interessado nesta seleção, o requisito de ingresso na carreira de policial penal será o nível superior e não haverá limite de idade para participar.
Atualmente, conforme dados do Governo da Paraíba, a remuneração inicial de um policial penal é de R$4.670,32. A final da carreira, os ganhos podem chegar a R$7.985,90.
Recentemente, o concurso da Polícia Penal PB foi tema de reunião entre o Governo da Paraíba, o Ministério Público e o Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado.
O MP PB pontuou que o encontro aconteceu para dar mais transparência na realização do concurso, além de promover um maior diálogo entre o sindicato e o governo estadual.
“A melhoria das ferramentas de diálogo e a busca por soluções consensuais e a construção de um processo transparente e participativo, em todas as suas fases, são necessários para o avanço salutar e democrático das discussões em torno do concurso público para policial penal estadual na Paraíba”, reforçou o promotor Ricardo José Medeiros.
Os representantes das Secretarias de Administração e Penitenciária (Seap) reforçaram que existem três minutas de Projetos de Lei (PL) que estão em fase final de ajustes e que serão, posteriormente, encaminhadas à Assembleia Legislativa da Paraíba.
Esses projetos preveem uma nova lei orgânica, que deve modificar o plano de cargos e carreiras da Polícia Penal paraibana.
Os avanços neste PL podem ser um entrave para a publicação do novo edital, que já deve trazer as mudanças previstas no novo texto.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Edital do concurso Polícia Penal PB deve trazer mil vagas até dezembro, diz sindicato
(Foto: Divulgação)
Em abril, o governador João Azevêdo anunciou a autorização do novo concurso da Polícia Penal PB, mas não citou o quantitativo de vagas que seria ofertado. O aval foi dado durante o programa "Conversa com o Governador", da Rádio Tabajara.
Os preparativos para este concurso estão sendo conduzidos com a Secretaria de Administração, como previsto pelo governador.
Ao autorizar o novo concurso da Polícia Penal PB, Azevêdo disse que a pasta iria iniciar a preparação do edital ainda este ano.
“Vamos precisar de mais profissionais para atuar no local. Nós já vamos iniciar o processo de elaboração do edital e logo, logo vamos divulgar o número de vagas e a data de realização do concurso”, afirma.
O último concurso da Polícia Penal PB foi realizado em 2008, ou seja, há 16 anos que o Sistema Penitenciário da Paraíba não recebe reforço e a corporação precisa de mais efetivo.
"Estamos precisando. O último concurso foi em 2008, é bastante tempo. Então foi em boa hora que o governador autorizou este concurso, temos que reconhecer", disse o secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves.
No último concurso para agente de segurança penitenciária, ainda sob a antiga denominação da atual carreira de policial penal, a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca organizadora.
Para este novo, ainda será iniciado o processo de escolha da banca. A escolhida ficará responsável pelo recebimento das inscrições e aplicação das provas.
A seleção anterior foi destinada ao provimento de 2 mil oportunidades para a carreira.
Os candidatos, na época, foram avaliados por meio das etapas de provas objetivas, avaliação psicológica e curso de formação.
A prova objetiva do concurso Polícia Penal 2008 exigiu conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa (20 questões), Atualidades (15 questões) e Legislação Específica (Lei de Execução Penal, Lei Estadual nº 5.022/1988, decreto nº 12.832/1988 e Resolução nº 001/CECP/07.
Como iniciar a preparação do zero? Veja as dicas no vídeo abaixo: