A solicitação inicial, conforme reforçado pelo presidente da entidade, Kécio Valmesson Lyra dos Santos, foi de concurso para duas mil oportunidades, no entanto, o orçamento estadual prevê mil vagas para a carreira.
Além de anunciar a previsão de vagas do concurso Polícia Penal PB, o presidente do SINDPP PB ainda destacou que será encaminhado à Assembleia Legislativa da Paraíba texto de atualização do plano de cargos e carreiras.
O requisito de ingresso para a carreira será de nível superior e não haverá limite de idade para participar da seleção.
No momento, de acordo com dados do governo estadual, a remuneração inicial de um policial penal é de R$4.670,32. A final da carreira, os ganhos podem chegar a R$7.985,90.
Concurso Polícia Penal PB em 2024?
Ainda não há detalhes sobre o quando o novo edital deve ser divulgado.
Vale a pena destacar que em entrevista realizada em abril, o sercetário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, reforçou que o objetivo é realizar o concurso "o mais rápido possível".
Na época, inclusive, o secretário também reforçou que as oportunidades contemplarão, em um primeiro momento, novo presídio de Gurinhém. Em seguida, serão observadas as demais lotações que precisam de vagas e distribuídas as oportunidades.
É importante destacar que o governador do estado, João Azevêdo, já informou previsão de edital do concurso Polícia Penal PB ainda em 2024.
Último concurso Polícia Penal PB foi realizado em 2008
O último concurso para agente de segurança penitenciária (antiga denominação da atual carreira de policial penal) foi realizado em 2008.
Sob organização da FCC, a seleção foi destinada ao provimento de 2 mil oportunidades para a carreira.
Os candidatos, na época, foram avaliados por meio das etapas de provas objetivas, avaliação psicológica e curso de formação.
A prova objetiva do concurso Polícia Penal 2008 exigiu conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa (20 questões), Atualidades (15 questões) e Legislação Específica (Lei de Execução Penal, Lei Estadual nº 5.022/1988, decreto nº 12.832/1988 e Resolução nº 001/CECP/07.