Secretário de Administração Penitenciária, João Alves, confirma que concurso Polícia Penal PB terá 500 vagas e prevê edital "o mais rápido possível".
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:19/04/2024 às 14:52
Atualizado em:19/04/2024 às 15:19
Já autorizado pelo governador João Azevêdo, o concurso da Polícia Penal PB preencherá 500 vagas, inicialmente. O edital ainda não tem data, mas já começará a ser elaborado para sair "o mais rápido possível".
As informações foram passadas pelo atual secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves.
Como o chefe da pasta disse que essa será uma oferta inicial, fica a expectativa que a demanda possa aumentar e o concurso tenha um número ainda maior de chamadas.
“O governo tomou uma decisão bastante interessante, bastante esperada, não só pelos profissionais penais, mas também por mim, como secretário, que cheguei a conversar com ele sobre a necessidade de concurso. O Governo da Paraíba está construindo uma unidade com dois presídios lá no município de Gurinhém. E o governador autorizou agora um concurso inicial de 500 vagas”, disse o secretário em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan João Pessoa.
Segundo o secretário, os trabalhos para definir o edital já estão sendo feitos, de forma a seguir o que diz a legislação.
Ele reforça que o objetivo é fazer o concurso "o mais rápido possível", mas respeitando os prazos legais.
De acordo com João, primeiramente as vagas ofertadas contemplarão o novo presídio de Gurinhém. Em seguida, serão observadas as demais lotações que precisam de vagas e distribuídas as oportunidades.
Os preparativos do concurso estão sendo feitos em conjunto com a Secretaria de Administração, como previsto pelo governador João Azevêdo.
Ao autorizar o novo concurso da Polícia Penal PB, Azevêdo disse que a pasta iria iniciar a preparação do edital do concurso público da Polícia Penal ainda este ano. O número de vagas ainda estava sendo definido.
“Vamos precisar de mais profissionais para atuar no local. Nós já vamos iniciar o processo de elaboração do edital e logo, logo vamos divulgar o número de vagas e a data de realização do concurso”, afirma.
O governador anunciou o aval do concurso da Polícia Penal PB durante o programa "Conversa com o Governador", da Rádio Tabajara.
Requisitos e salários
Segundo dados do governo estadual, a remuneração inicial de um policial penal é de R$4.670,32. A final da carreira, os ganhos podem chegar a R$7.985,90.
Para ingressar na carreira é preciso possuir o nível médio completo.
O secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, reforçou que o último concurso ocorreu há 16 anos e a corporação precisa de mais efetivo.
"Estamos precisando. O último concurso foi em 2008, é bastante tempo. Então foi em boa hora que o governador autorizou este concurso, temos que reconhecer", disse o secretário.
O último concurso para agente de segurança penitenciária (antiga denominação da atual carreira de policial penal) foi realizado em 2008.
Sob organização da FCC, a seleção foi destinada ao provimento de 2 mil oportunidades para a carreira.
Os candidatos, na época, foram avaliados por meio das etapas de provas objetivas, avaliação psicológica e curso de formação.
A prova objetiva do concurso Polícia Penal 2008 exigiu conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa (20 questões), Atualidades (15 questões) e Legislação Específica (Lei de Execução Penal, Lei Estadual nº 5.022/1988, decreto nº 12.832/1988 e Resolução nº 001/CECP/07.
Como iniciar a preparação do zero? Veja as dicas no vídeo abaixo: