Para concorrer, é necessário ter o ensino superior completo em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. Os salários atualizados ainda não foram informados.
A dispensa foi publicada por meio da Secretaria Executiva de Ressocialização, tendo a seguinte redação:
O próximo passo deverá ser assinar o contrato com a banca. Feito isso, restará apenas últimos detalhes a serem feitos, por exemplo, a definição do cronograma do concurso entre as partes.
Com tudo concluído, o edital fica liberado para sair a qualquer momento.
Edital Polícia Penal PE deve sair em outubro
A definição da banca organizadora foi um pontapé importante para que o prazo divulgado pelo governo possa ser cumprido. Afinal, a expectativa é ter o edital do concurso Polícia Penal PE ainda neste mês, em outubro.
Em resposta à Folha Dirigida, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado confirmou a previsão.
Inclusive, a pasta revelou que o nome da banca organizadora seria divulgado nos próximos dias, e aconteceu. Ainda não há informações se as provas serão realizadas ainda este ano ou ficarão para 2022.
Quantas vagas terá o concurso Polícia Penal PE?
A seleção da Polícia Penal PE contará com 200 vagas imediatas para o cargo de policial penal. Desse total, 15 serão destinadas a mulheres e 185 a homens. Ainda será formado um cadastro de reserva com 800 oportunidades.
O aval foi publicado em junho pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
“O governador do Estado autorizou um novo concurso, que já está em andamento, com 200 vagas e mais 800 vagas em cadastro de reserva”, disse o titular da pasta.
Como foi o último concurso Polícia Penal PE?
O último concurso da Polícia Penal de Pernambuco aconteceu em 2017, sob organização da própria Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres PE).
Na época, a seleção ofertou 85 vagas para agentes penitenciários, para ambos os sexos e com reserva para pessoas com deficiência. Já era exigido o nível superior completo em qualquer área e Carteira de Habilitação na categoria B.
A remuneração inicial era de R$3.872, incluindo benefícios como vale-transporte, vale-refeição e benefício penitenciário. Já a jornada de trabalho era de plantão com 24 horas de trabalho para 72 horas de descanso.
Como foram as provas?
Nas provas, o concurso da Polícia Penal PE contou com organização do Cebraspe (Cespe/UnB). Os concorrentes foram avaliados por provas objetivas com 60 questões, distribuídas pelas seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Legislação Especial.
Além disso, os participantes ainda tiveram que responder a uma prova discursiva com tema na área de atualidades de Segurança Prisional e Direitos Humanos.
Houve, ainda, outras fases, como:
► exames médicos
► avaliação de capacidade física (com testes de flexão na barra ou estático na barra, impulsão horizontal, abdominal, natação e corrida).
► avaliação psicológica, a fim de verificar personalidade, raciocínio e habilidades específicas do candidato
► investigação social.
Os aprovados em todas as fases do concurso foram chamados para o curso de formação inicial da carreira.
Quer ser aprovado em concursos?
Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!
Aqui, você encontra:
► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...