Polícia Penal PR: Sesp recebe competências para realizar concurso

As competências para a realização do novo concurso Polícia Penal PR foram delegadas à Sesp pelo governo e a seleção pode avançar. Veja mais!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:09/08/2023 às 15:49
Atualizado em:09/08/2023 às 15:56

O Estado do Paraná delegou à Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) as competências necessárias para a realização do concurso da Polícia Penal PR, já autorizado.


Dessa forma, a pasta terá autonomia para conduzir os preparativos.

"Art. 1º Delegar à Secretaria de Estado da Segurança Pública – SESP competência para a execução do processo de Concurso Público, nos termos da legislação vigente, para provimento no cargo de Policial Penal, do Quadro Próprio da Polícia Penal – QPPP, relacionado no protocolo mencionado no preâmbulo desta Resolução", diz a portaria.

O documento está assinado pelo secretário de Estado da Administração e da Previdência, Elisandro Pires Frigo.


O documento detalha quais deverão ser as posturas da Sesp após o encerramento do concurso.


A portaria, no entanto, não traz um provável cronograma das etapas seguintes. A comissão ainda deve ser formada para realizar a escolha da banca e, em seguida, o lançamento do edital.

Concurso Polícia Penal PR já foi autorizado

Com aval divulgado em julho, o concurso da Polícia Penal do Paraná recebeu uma oferta de vagas que não agradou à categoria.


O despacho do governador anunciou que o estado poderá preencher sete vagas imediatas para a carreira de policial penal, do quadro própria da instituição. De acordo com o documento:

"A autorização supra avalizou a questão do mérito administrativo (conveniência e oportunidade) com base nas peças informativas encartadas no protocolado. A análise das questões financeiras e orçamentárias, assim como demais elementos técnicos é de competência do titular do órgão solicitante".

O Sindicato dos Policiais Penais do Paraná, embora lute pela chegada de mais servidores, fez duras críticas ao quantitativo de vagas anunciado.


A categoria informou que a oferta de vagas "é insuficiente diante do quadro de déficit de servidores no sistema penitenciário" do estado.

Regiões definidas

Também segundo a categoria, cada uma das vagas são para as macrorregião de Curitiba (uma); Ponta Grossa/Gurapuava (uma); Londrina (uma); Maringá (uma); Cruzeiro do Oeste (uma); Foz de Iguaçu/Cascavel (uma); e Francisco Beltrão (uma).  


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos! (sugestão da Bruna)

Polícia Penal do PR tem concurso autorizado, mas oferta de vagas não agradou à categoria

(Foto: Divulgação)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas na região Sul.

Concurso Depen PR deixou de ocorrer por conta de LRF

Em 2019, estava prevista realização de um concurso público para a Polícia Penal do Paraná com 1.269 vagas. O anúncio foi feito pelo governador.


A autorização da seleção, no entanto, permitiu que o aval fosse de apenas 238 vagas.


O número foi bastante abaixo das 1.269 oportunidades anunciadas pelo governador. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários no Paraná afirmou que as oportunidades não iriam suprir o déficit do sistema prisional


Mesmo com os anúncios de novas contratações, foram realizadas mais processos seletivos.


Em seguida, o ex-secretário de Segurança, Rômulo Marinho, comentou que estava impedido de realizar um novo concurso Depen PR diante da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Em reunião com secretários de Segurança, o representante do Paraná relatou ao ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a dificuldade de abrir o concurso.


Segundo ele, os limites com gasto de pessoal impostos pela LRF impediam o estado de realizar a seleção. 

"Lá no Paraná, nós estamos construindo presídios com recursos federais, com a contrapartida do estado, mas estou impossibilitado pela Lei de Responsabilidade Fiscal de fazer concurso para ter pessoal para cuidar destes presídios", disse o secretário ao ex-presidente.

Para amenizar o déficit, em maio daquele ano, uma seleção foi aberta com 1.394 vagas temporárias, no cargo de guarda prisional. Para concorrer, era preciso ter nível médio completo e idade entre 18 e 59 anos.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoDepartamento de Polícia Penal do Estado do Paraná

Salário

Até R$ 4.548,97

Cargos

1

Vagas

7